15 de mar. de 2006

[CEB] Relatoria CEB 15/03/06


Galera vai em anexo, o relatório do ultimo Conselho de Entidades de Base do dia 14/03. Umas das deliberações foi a discussão de um texto contra a criminalização dos movimentos sociais, para ser discutido pelos CA´s.
Leiam e mandem sugestões.
RODRIGO RIBEIRO FERNANDES

Relatório da reunião do CEB do dia 15/03, realizada no Auditório do Convivência

Participaram os CA´s: ODONTOLOGIA, ENG. ELÉTRICA, ENG. DE AUTOMAÇÃO, ENG. MECÂNICA, ENG. CIVIL, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ENG. DE MATERIAS, PEDAGOGIA, ADMINISTRAÇÃO, BIOLOGIA, EMFERMAGEM, ARQUITETURA E URBANISMO, FILOSOFIA, ED. FÍSICA, CIÊNCIAS SOCIAIS, ENG. DE PRODUÇÃO, GEOGRAFIA, SERVIÇO SOCIAL, NUTRIÇÃO, CINEMA, ENG. QUIMICA DE ALIMENTOS.

PAUTA: - INFORMES
  • SEMINÁRIO DAS BOLSAS
  • CONEB/CONAT
  • CRIMINALIZAÇÃO



INFORMES:
-Reunião do comitê contra a criminalização dos movimentos sociais as 7 horas do dia 15/03. Reunião no espaço da Ocupação as 12:30 do dia 16/03. Sobre caso de estudante que foi chamada a depor na polícia federal, caso Cun do dia 18/10.
-Sarau Ed. Física: sexta 17/10 as 20:30h.
-Julgamento do sargento Amaury Soares adiado de novo para segunda feira: 20/03.
-Representantes estudantis do Cun não foram informados da reunião extraordinária de 14/03, mas mesmo assim três representantes foram lá e votaram contra a aprovação das contas da UFSC de 2005, e adiaram a votação das atas dos Cun do ano passado.
-Informe da deliberação do pedido de esclarecimento a PRAE sobre a situação do RU E BOM GARFO:
A comissão designada a falar com a pró-reitora relatou que: a administração não pode mais servir mais de 1500 refeições por perigo de contaminação; erraram no calculo pois esperavam menos estudantes; projeto previa conforto térmico, ventilação e manos ruído; era para se acabar as obras em 03/03; não foi construído a terceira ala, pois estudo verificou que reforma bastaria; estudantes fizeram a proposta de que se oferecesse 2000 refeições, mas administração não concordou; Bom Garfo acabou contrato e outro restaurante que ganhou licitação vai começar a servir refeições, no elefante branco.
DELIBERAÇÕES DO CEB: os CA´S vão discutir na base e fazer propostas de melhorias ou de ações para se reinvidicar melhor atendimento.

SEMINÁRIO DAS BOLSAS:
  • Foi expostos, os cartazes do evento e confirmados as datas, o local e os palestrantes.
  • Será no dia 21/03 terça-feira, as 9;30 e as 18;30, no AUDITÓRIO DO CONVIVÊNCIA. Foram convidados representantes da reitoria, SINTUFSC, APUFSC e pessoal da comissão de regulamentação das bolsas.


CONEB E CONAT:
-CONEB: (BUDA) Ônibus quase certo, fica para os próximos CEBs a distribuição das vagas. Será em 6e 7 de abril. Inscrição será na UCE. Encontro das entidades de base (CA´s), PAUTA:
Posição da UNE nas eleições, eleições da UNE, e encaminhamento da Reforma Universitária no congresso.
-No dia 1 de junho acontecerá o pré encontro da UCE, em Jaraguá do Sul.
-CONAT: (RAFAEL) Será em 5,6 e7 de maio em Sumaré-SP, representantes 1 delegado por curso, ou cada 500 estudantes). PAUTA: consolidação da Conlutas e proposta de organizar os movimentos.
DELIBERAÇÔES DO CEB: Pedido de ônibus para os três eventos, em nome do CEB, e nas próximas reuniões se verifica com distribuir as vagas. Delegados garantidos nesse ônibus.

CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS:
  • O documento feito para aprovação do CEB foi lido para todos.
  • Foi questionado se poderia ser aprovado já nesta reunião ou na próxima.

DELIBERAÇÕES DO CEB: O texto vai ser jogado para todos os e-mails dos CA´s e ficou para a próxima reunião sua aprovação, e pedido de sugestões de alteração .



PRÓXIMA REUNIÃO DO CEB: Dia 29/03, no auditório do Convivência as 12:30.
Pautas:- CRIMINALIZAÇÃO E APROVAÇÃO DO DOCUMENTO
-AÇÕES NO R.U.

-------------------------------

Vice-Reitor enfrenta Juízo por ameaça a estudante!


Nos últimos anos, principalmente em 2005 e 2006, os movimentos sociais em Santa Catarina têm sofrido uma série de perseguições e tentativas de criminalização. São históricos os ataques ao MST, que resiste bravamente as forças repressoras e faz avançar a luta pela terra. Recentemente foram presos 4 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens durante suas lutas por justiça e por seus direitos. Os trabalhadores policiais militares, que reivindicam melhores condições de trabalho e repudiam as ações do PM contra os movimentos sociais, agora lutam contra a tentativa de prisão do presidente de sua associação (APRASC) o Sgt. Amauri Soares, um defensor dos explorados e oprimidos. O movimento Passe-Livre e o movimento por um transporte realmente público e de qualidade também sofrem freqüentemente ataques das forças repressivas do Estado.

Na UFSC não é diferente. O movimento estudantil que historicamente luta por seus direitos (bolsas, RU, moradia...) e contra a privatização da universidade, vem sofrendo nos últimos meses uma forte perseguição da Reitoria reacionária. Os direitos estudantis são esquecidos e o que prevalece é a lógica do mercado e os interesses das fundações.

Na luta estudantil pela melhoria nas condições das bolsas, por uma nova legislação exigindo que elas sejam vinculadas à pesquisa na área de estudo e por um aumento justo para 330 reais, os estudantes vem sofrendo uma série de intimidações, de inquérito policial (com estudantes já sendo chamados) à ameaça de morte! Cerca de 17 estudantes (número de sigilo da polícia federal, mas que o vice-reitor deixou escapar em seu depoimento) podem ser expulsos da universidade por lutar durante a greve contra essa reforma universitária e pelos seus direitos. Uma estudante recebeu inclusive uma ameaça do Vice-Reitor Ariovaldo Bolzan, durante o conselho universitário do dia 18 de outubro de 2005, com as seguintes palavras: "cabeças vão rolar e a tua será a primeira" passando em seguida a mão no pescoço da estudante. O vice-reitor está sendo processado por está atitude covarde e desprezível, nada digna de seu cargo.

Além disso, ao invés de contratar-se mais servidores seguranças, o Reitor Lúcio Botelho vem incentivando a entrada da PM no campus, prática que não acontecia desde a ditadura militar! Será que seria para combater a criminalidade ou reprimir o movimento dos estudantes e dos trabalhadores contra a privatização da UFSC e por um novo projeto de universidade? Querem acabar com a resistência para finalmente poder transformar a educação em mais uma mercadoria. Nossa resposta vem com o vigor do sonho da juventude e com a esperança da classe trabalhadora: não desistiremos, haja o que houver, enquanto a universidade não for do e para o povo brasileiro!

Basta de Perseguição aos estudantes da UFSC!
Por uma universidade pública, gratuita e de qualidade para TODOS!
Contra Criminalização dos Movimentos Sociais!


Conselho de Entidades de Base da UFSC (Centros Acadêmicos da UFSC)