2 de jun. de 2010

[Textos] Acampamento revolucionário indigena na Esplanada!

Amigos, por favor acompanhem as notícias do Acampamento Revolucionário Indígena na Esplanada dos Ministérios.

Homens e mulheres, idosos e crianças, indígenas de diversas etnias resistiram na tarde desta terça-feira 01/06/2010 bravamente de forma pacífica contra a cavalaria, cachorros e armas de forte calibre do Bope, Polícia Federal, Força Nacional, PM e Atiradores de Elite EM PLENA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS!

NÃO É FICÇÃO É A BRUTAL REALIDADE DO ESTADO COVARDE!
O ABSURDO DOS ABSURDOS! INCOMENSURAVEL!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!

Os Indigenas acampados a 5 meses na Esplanada protestam contra o Decreto 7056/2009, aprovado pelo senado e negado na câmara ( à base de muita luta). O decreto 7056/2009 reestrutura a Funai fechando vários postos nas comunidades, retirando o acesso destas a saúde e subtraindo algumas conquistas como a educação bilingue -  sem nenhuma consulta aos Povos Indígenas. Tal decreto, se aprovado, possibilita ( e para isso foi arquitetado) o Projeto de Lei de Conversão Nº1 de 2010 (em anexo) que segundo o caput "institui o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura da Indústria Petrolífera nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste - REPENEC" e segundo a Emenda Nº35: " Altera os Limites da Floresta Nacional do Bom Futuro" (...) "passando a área desta unidade de conservação dos atuais cerca de 280.000 há (duzentos e oitenta mil hectares) para cerca de 97.357 ha (noventa e sete mil, trezentos e cinquenta e sete hectares)." Tal projeto, ao qual os indígenas dão combate, representa a entrada da indústria mineradora multinacional e petrolífera na Amazônia, tão caro ao PAC.

Os indígenas não são recebidos, a não ser pela polícia, desde que estão acampados. Protestam contra a reunião da Presidência da República com o CNPI (conselho nacional de políticas indigenistas) que foi derrotado na Câmara e por tanto não é legítimo, cujos membros são indicados politicamente sem a consulta aos povos indígenas. Os Indígenas acampados querem também a deposição do atual presidente da Funai Marcio Meira e querem eleger um presidente Indígena para o cargo.

No final da tarde os advogados voluntários Karla Pinhel Ribeiro e Ubiratan Maia conseguiram reverter o quadro  de confronto e com isso evitar a covardia policial e o derramamento de sangue indígena em plena Esplanda dos Ministérios, defronte ao Congresso Nacional e ao Palácio da Justiça. Como se confere em Anexo a decisão da Juíza Maria Cecília de Marco Rocha.

Este acampamento é uma luta pela cidadania e direitos humanos dos povos indígenas.
Não existe de maneira alguma tendências politico-partidárias.
Todas as forças devem se unir contra o absurdo e pela democracia.

Repassem , traduzam e divulguem!
Venham ao Acampamento!
Apoiem!

Façam alguma coisa sobre este absurdo completo!


http://www.direitoshumanos.etc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7370:governo-lula-desservicos-sucessivos-aos-povos-indigenas-no-brasil&catid=21:indigenas&Itemid=165


http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/06/indios-continuam-acampados-na-esplanada-dos-ministerios.html

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/06/01/brasil,i=195504/POLICIA+FEDERAL+RETIRA+INDIOS+DA+ESPLANADA+DOS+MINISTERIOS+NESTA+TERCA.shtml

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/06/01/brasil,i=195566/INDIOS+ACAMPADOS+RESISTEM+A+RETIRADA+DA+ESPLANADA+DOS+MINSITERIOS.shtml

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2215054/indigenas-so-desocupam-gramado-da-esplanada-se-forem-recebidos-por-ministro

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1597163-10039,00-INDIOS+CONTINUAM+ACAMPADOS+NA+ESPLANADA+DOS+MINISTERIOS.html



Segue também breve depoimento do Antropólogo Dr. Marcelo Tadvald:

"Depoimento sobre a força de repressão ao Acampamento Revolucionário Indígena de Brasília
(Terça, 01 de Junho, 15h20).

Sei que o assunto está recebendo alguma atenção da imprensa, mas eu gostaria de dar o meu depoimento sobre o quadro estarrecedor de afronta aos direitos humanos que o Estado Brasileiro está cometendo neste exato momento, em frente ao Congresso Nacional, aquele que deveria representar a "nossa Casa da Democracia".

O Acampamento Revolucionário Indígena estabelecido na Esplanada dos Ministérios, defronte ao Ministério da Justiça, conta com representantes indígenas de várias etnias brasileiras, incluindo diversas mulheres e crianças, que aguardam acampados por, dentre outras questões, receber uma posição do Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, sobre o pedido de audiência e sobre o pedido de revogação do decreto presidencial 7.056, que “privatiza” a Funai, extinguindo Postos e Administrações do órgão e retirando direitos adquiridos de indígenas e servidores (Veja o blog do movimento para maiores informações: http://acampamentorevolucionarioindigena.blogspot.com/)

Hoje pela manhã, por volta das 5h40, o acampamento foi acordado por um forte contingente policial, acompanhado inclusive de ambulâncias e carro de bombeiro. A força cercou o quadrante gramado que abriga o acampamento com cones e forte aparato em todos os seus vértices. Agora a pouco voltei do acampamento e em suas redondezas pode-se ver uma bateria de cavalos da polícia amarrados nas árvores do gramado central da Esplanada. No jardim que fica entre o Bloco F e o Bloco G (Ministério da Saúde) estão aquartelados os cachorros da polícia. Do outro lado da Esplanada, mais próximo ao acampamento, é possível observar no telhado do segundo Bloco a contar do Ministério da Justiça atiradores de elite!

Quando saí do acampamento fui abordado por uma servidora na rua que me perguntou se os índios "estavam mesmo portanto facões"? Ela não soube me dizer nem de onde havia ouvido aquilo. Ocorreu-me instantaneamente que já pode estar se disseminando algum tipo de "justificativa" pelo ar.

Este se trata de um absoluto absurdo. Sequer consigo adjetivar tamanha covardia e abuso de poder.

Neste momento o quadro assim permanece. A advogada que contribui com o movimento está tentando, nesse momento, impugnar na Justiça a ação policial. No local permanecem junto aos indígenas alguns apoiadores, além de membros da imprensa.

Alguns acampados já se mostram persuadidos a deixar o local, mas outros pretendem resistir até as "últimas consequências".

O que o governo pretende com cães, cavalos, tropas de combate e atiradores de elite? Repito: há muitas mulheres e crianças no local. Aliás, local este em frente ao Palácio da Justiça!.

Um absurdo absoluto. Absoluto. É preciso, no mínimo, a atenção e vigilância de todxs nesse momento.

Marcelo Tadvald "

Acompanhem e divulguem!

por Matheus Acosta Dallmann