18 de abr. de 2010

[Ocupação] Blog Ocupa e Resiste! - Ciências Sociais UFPA

Depois do esgotamento dos processos burocráticos e a falta de diálogo entre a direção da faculdade e os estudantes. Decidimos ocupar a sala da secretaria e direção da faculdade de ciências sociais da UFPA.

O motivo da mobilização foi a fraude nas eleições para o cargo de diretor e vice, a falta de transparência no processo eleitoral e a total falta de diálogo entre comissão eleitoral e direção da faculdade com os estudantes.

Nós temos pontos bem objetivos para contestar a eleição, como por exemplo: 

1. A não inscrição de chapas durante o período de inscrição, fato comprovado por professores que ficaram de vigilância na faculdade durante esse período e confirmam que nenhuma chapa foi inscrita durante o dia todo;

2. Falta de quorum mínimo para eleição da chapa, um atentado a democracia que conquistamos com muita luta mobilização durante anos, tendo em vista que o voto é universal;

3. Participação da candidata a vice-diretora na elaboração do regimento eleitoral que feri um principio básico onde sabemos que comissão que elabora regimento e eleição e candidatos são coisas distintas.

...entre tantos outros problemas

Infelizmente, cerca de, somente 5 professores são solidários a essa contestação e exigem novas eleições. Os outros professores se posicionam a favor da eleição e do processo sob o argumento de que ninguém mais quer assumir a diretoria da faculdade. E por causa disso aceitam passar por cima de todos os princípios de democracia e ética. 

Nós estudantes não aceitamos isso e exigimos anulação imediata do processo. Queremos novas eleições e um programa de direção discutida com os estudantes. E não um modelo de governar imposto sob o argumento de que os professores não quererem assumir a faculdade. O ponto fundamental é a democracia e jamais podemos passar por cima dela.

Agora, companheiros, é seguir na mobilização. Como resultado da ocupação tivemos o cancelamento da homologação da chapa que se daria na próxima segunda-feira (19/04) e uma chamada extraordinária para uma reunião do colegiado na próxima terça-feira (20/04) com pauta unica a anulação do processo eleitoral. 


Abraços e Vamos à Luta!


Bento Luiz Machado
Coletivo Vamos à Luta - UFPa