22 de nov. de 2010

Inscrições: IV Estágio Interdisciplinar de Vivências de Santa Catarina - EIV / SC


Olá Pessoal!

Estão abertas as inscrições para o IV EIV / SC (Estágio Interdisciplinar de Vivências de Santa Catarina) em áreas dos movimentos sociais camponeses.

A ficha de inscrição deve ser enviada até o dia 10 de dezembro de 2010 para o seguinte email: eivemsc2011@yahoo.com.br


OBS.: segue em anexo a este e-mail a ficha de inscrição e o cartaz do EIV (também disponíveis em nosso site).


Abraços de LUTA,
Fred - Comissão Político Pedagógica EIV / SC 2011
--


"Sigamos cantando juntos a toda la humanidad, que el canto es una paloma que vuela para alcanzar, estalla y abre sus alas para volar y volar." (Victor Jara)


Coluna Prestes e Revolta dos Marinheiros em debate





Coluna Prestes e Revolta dos Marinheiros em debate

19/11/2010

Filha dos militantes comunistas Olga Benário e Luiz Carlos Prestes, a historiadora Anita Leocádia Prestes vai estar em Florianópolis na terça-feira, 23 de novembro, às18h30, para participar do seminário “O Tenentismo e a Coluna Prestes”. O evento vai ser realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC e é promovido pelo mandato do deputado Sargento Amauri Soares.
Anita é autora de algumas das principais obras sobre o assunto. Ela escreveu os livros “A Coluna Prestes” (Editora Paz e Terra, 1997) e “Uma epopéia brasileira: a Coluna Prestes” (Editora Moderna, 1995).
Anita Leocádia Prestes é doutora em História Social pela UFF e professora adjunta no Departamento de História da UFRJ e Programa de Pós-graduação de História Comparada da mesma instituição. Em dezembro de 1975, ela também já havia recebido o título de doutora em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou. Anita ainda preside o Instituto Luiz Carlos Prestes.

Chibatas
O evento faz parte da comemoração aos 100 anos da “Revolta dos Marinheiros”, também conhecida como “Revolta das Chibatas”. Na segunda-feira 22, às 9 horas, a Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) promove debate sobre o assunto no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa.
O evento vai contar com a palestra do professor José Miguel Arias Neto. Doutor em História pela USP e pesquisador no Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp, é autor da tese de doutorado “Em busca da cidadania: praças da Armada Nacional, 1987-1910”.

Fonte: http://www.sargentosoares.com.br/noticia.php?id=1109

I Forum Internacional de Estudos Foucauldianos

I Forum Internacional de Estudos Foucauldianos

O cristianismo em Michel Foucault


25 e 26 de novembro de 2010

Local: UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Centro de Comunicação e Expressão – Auditório Henrique Fontes


Programação em:

http://forumfoucault.wordpress.com/



vejo vcs lá
p.