23 de mai. de 2009

[CALCS] Sobre a relatoria da última reunião do CA

Se eu deixasse isso passar batido, estaria negando tudo que acredito...



"  2- Discussão sobre a criminalização do movimento estudantil – moção de apoio aos estudantes da UFSC que estão sendo processados:
            Discutimos a dificuldade em obter consenso imediato em escrever moções de apoio a estudantes criminalizados durante uma reunião, principalmente quando nem todos estiveram envolvidos com a manifestação em questão e não temos informações sobre os processos ou sobre a causa a se manifestar. [...]"

É tão difícil assim tomar um posicionamento sobre esse caso porque nem todos estavam presentes no dia em que ocorreu???? Isso é ridículo. O CALCS  é uma entidade histórica, e como tal DEVE se posicionar sobre todos as questões que julgar pertinente. E as moções de apoio servem principalmente para demonstrar apoio para lutadores de outros lugares, onde o CALCS não pode estar presente mas apoia quem está na luta.
E ninguém sabe as causas daquela manifestação? Será mesmo? Será que tem alguém que participa dessas reuniões do CALCS e que possui bolsa permanência e recebe 364 reais por mês? Ou vocês acreditam que a bolsa-permanência foi uma ação inclusiva promovida pela reitoria???
Eu realmente fico muito triste ao ver esse tipo de postura. E não porque eu tenha participado daquela reunião e porque sou um dos processados. Podem ter certeza, o apoio do CALCS aos processados é mais importante para o CALCS do que para os estudantes processados. A situação dos processados já está encaminhada, e o posicionamento do CALCS, a favor ou contra, não vai alterar essa situação. E de nada adianta também o CALCS apoiar e depois virar as costas para a causa que motivou os processos.
Eu fico triste por saber que estudantes de Ciências Sociais estejam "duvidosos" em apoiar quem está sendo criminalizado, e principalmente por não saberem a causa das manifestações. E pior ainda, não sabem que os (poucos) direitos dos quais usufruem na universidade foram conquistados por quem ousou lutar por eles, e muitos pagaram com a própria vida por isso. O caso de 2005 é apenas mais um dentre tantos casos de criminalização.
O apoio aos movimentos sociais tem sido discutido nos termos de "se o CALCS tem pena ou não de quem está sendo criminalizado". E não se trata disso. A pena do CALCS não serve pra nada, pra ninguém. E na boa, a única forma de ter certeza se uma causa merece o nosso apoio, É PARTICIPANDO DELA. Falta chão de militância para o CALCS, falta ombro-a-ombro com os movimentos sociais. E isso não se resolve com um ponto de pauta na reunião ou com uma moção.
E desculpem-me o clichê, mas Florestan Fernandes soube explicar melhor que eu essa situação: "ou os estudantes se identificam com o destino seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou os estudantes se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo."
Esse é o teor que a discussão tem que tomar: de que lado da luta de classes (sim, ela ainda existe...) vamos nos posicionar?
abç
eduardo