18 de jun. de 2008

[UFSC] ATO na PRAE!

PESSOAL!!

Amanhã (quinta feira, dia 19/06), às 14 horas teremos ato na PRAE com a moção de repúdio ao cadastramento e o pedido de prestação de contas e às 15 horas no Gabinete do Reitor para entregarmos a CARTA COMPROMISSO ao PRATA.

RODRIGO

[CFH] PET e Reunião com os CAs do CFH

Caro Eduardo e todos!
Estou respondendo/comentando/propondo a partir do SEU EMAIL e aproveito e encaminho à coordenação do curso!

E misturando as coisas... Hoje tem reunião com os CAs as 17:30. Pauta é articulação estudantil frente as eleições à direção do CFH e dá nova gestão da UFSC. Ficamos de levar propostas para construir uma pauta estudantil e universitária... diante da necessidade de construir um processo e um movimento democrático... precisamos fugir desse meritocracismo imperante nos departamentos e centros... onde poucos grupos de professores mandam e desmandam de acordo com seus interesses manobrando os estudantes (mantendo estes na apatia conformista e desinformada) e as demais categorias para estes interesses seus.

E esse debate do PET que já recorrente nas nossas falas mas pouco se articulou para sua efetivação... Tivemos varios esboços nesse sentido com o projeto do prof. Fernando e da prof. Sonia (se não me engano) e com esboços estudantis com a galera que hoje está na quinta e na terceira fase... e nós do calcs... mas tudo morreu na praia. Esse é um projeto que a galera que hoje esta na segunda e na primeira fase tem que vestir e correr atrás... Articular principalemente com a professora marisol e outros.

Hoje com a bolsa permanencia tivemos um bom acréscimo de bolsas de ensino, pesquisa e extensão nas sociais, mas ainda é pouco... um espaço como um pet poderia muito ajudar. afinal são 12 bolsas ligadas a pesquisa, ensino e extensão.

Aqui no CFH temos o PET da história... vale a pena ir lá conhecer como funciona, histórico etc. Poderiamos convida-los para participar de alguma atividade, uma mesa para os calouros... NO inicio do próximo semestre para ao longo do proximo ano ir construindo um projeto para o EDITAL de 2009. que tal? Creio que essa poderia ser um proposta levada aos outros CA e construirmos isto dentro da semana de integração/recepção aos calouros.

Acho que já haviamos debatido isto na reunião de planejamento que rolou em abril... (Que o Adalberto enviará a relatoria), mas não tenho certeza.

Na ultima reunião do CALCS tiramos que levariamos para a REUNIÃO COM OS OUTROS CAs hoje, as 17:30 no hall do CFH as propostas e principios tirados na ultima campanha... segue abaixo.

Lista de Propostas e Princípios norteadores das ações do CALCS - Gestão Coletivo Estudantil Crítíco, combativo e criativo nas Ciências Sociais! Por uma coletividade mais crítica! 2007/2008.

Princípios: 1. Independência frente a instituições e organizações que não sejam os estudantes deste curso; 2. Defesa da Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e comprometida com povo brasileiro; 3. Luta por concursos públicos e pela contratação de Professores DE e STAs; 4. Luta pela manutenção e ampliação dos direitos estudantis (Moradia, Bolsa Permanência, Restaurante Universitário etc.); 5. CA com reuniões abertas e de forma horizontal; 6. Gestão coletiva, organizada em comissões e projetos; 7. da transparência nas atividades e finanças (com as relatorias, atas e balancetes atualizados); 8. Incentivo à participação estudantil em atividades acadêmicas, políticas, recreativas e sociais; 9. Luta contra à criminalização do movimento estudantil; 10. Luta pela democracia interna e combate as ações anti-democáticas nesta instituição.

Propostas

EVENTOS: Realizar a IX (SEMACS) Semana de Ciências Sociais em 2008.1 / IV Semana de Integração com os CAs do CFH/CED / Projeto Paredão e Mostras de filmes / Ciclos de Palestras, Debates e Seminários/ Lutar pela Revitalização do Bosque /
Participar de todos os Congressos e Fóruns Estudantis / Promover Sarais, Festas, Manifestas, horas felizes, recepção aos calouros;
COMUNICAÇÃO: Efetivar o site/ Jornal estudantil periódico/ revitalizar o Mural do CALCS/ Passagens em sala/ Melhorar divulgação de reuniões do CA e dos orgãos deliberativos/ Ampliar a lista de email;

ESPAÇO FÍSICO: Manter o atual espaço e revitalizá-lo/ Lutar pelo espaço no bosque (projeto que já existe, juntamente com outros Cas)/ Buscar bolsista para a sala de computação 327 para uso dos estudantes em tempo integral;

MOVIMENTO ESTUDANTIL: Atividades de extensão juntamente com movimentos sociais, escolas e comunidades; Discussão para
um projeto de PET do curso de Ciências Sociais; Proporcionar uma ligação e atuação com o DCE e outros CA's; Promover debates
sobre Reforma Universitária, REUNI, ENADE, Conjuntura Nacional e Internacional, etc../ Acompanhar a representação discente e
debater em coletivo os posicionamentos/ Projeto de pesquisa de avaliação do curso/ convocar assembléias dos estudantes de Ciências Sociais para se tirar posições mais polêmicais/ incentivar e participar organizando o ME de CS local, regional e nacionalmente/ Debater a Sociologia no Ensino Médio na Universidade, na rede pública e no ME nacional;

POSICIONAMENTO: CONTRÁRIO a Reforma Universitária e suas medidas já adotadas (Ensino à Distância, ENADE, PROUNI etc.)/ Critico ao decreto do REUNI, as metas, ao processo "impositivo"e anti-democrático de aprovação nas universidades brasileiras, e a favor do debate público e aberto em Assembléia Geral Universitária, para aprovação ou não da adesão da UFSC a este projeto / Crítico nos debates sobre o ENADE / Pelo boicote a essa avalição/ Critico as entidades estudantis que atualmente não tocam nossas lutas (UNE e UCE), divulgando suas atividades aos estudantes.

Membros da Gestão (incluindo os que participam e os que estão afastados): kelem g. rosso 7f / joão v.m.g silva 8 f / sabrina schultz 8f / rodrigo f. ribeiro 7f / gabriela a. da silva 2f / adalberto t. tabalipa 3f / márcia de m. irigonhê 4f / tiago b. boff 6f / ana paula c. cichowicz 3f / paulo fukuta 5f / mariane da s. pisani 2f / natália c. pelosi 3f / camila philippi 5f / alexandro antunes 7f / fábio c. hartmann 9f / elis r. da costa 2f / anna cristina xavier 1f / cristina justo 3f/ vagner boni 6f (e os que se juntaram depois como gustavo, paula, érica, alexandre aimbiré, ramon...)

[CSO] Aberto edital para criação de novos PET

Olá,
recebi a informação de que foi aberto edital para criação de novos PET (Programa de Educação Tutorial). Para quem não sabe o PET é um programa acadêmico que oferece bolsas para os estudantes do curso realizarem atividades ligadas a pesquisa, extensão e ensino. No CFH, o único curso que possui PET é a História.
Nas sociais, em outros editais, foram encaminhadas algumas propostas construídas às pressas e que talvez por isso nunca foram contempladas. Precisamos envolver algum professor do nosso curso que esteja interessado para que ele possa assumir esse projeto (Marisol??), que sem dúvida será importantíssimo para os estudantes de CSO, especialmente para aqueles que estão nas primeiras fases e para os que futuramente ingressarão.
abraços
eduardo