24 de mai. de 2010

[MEC] Comissão de Educação do Senado aprova projeto de federalização da FURB

---------------------------------------
Comissão de Educação do Senado aprova projeto de federalização da FURB

A Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto de lei que autoriza o Executivo federal a criar a Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI), com a incorporação do patrimônio e dos estudantes da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Depois da aprovação na Comissão, o PLS 295/05 o projeto continua sua tramitação na Câmara Federal. Os deputados federais catarinenses estão sendo chamados a participar, em defesa da causa da federalização.

O Comitê Pró-Federalização esclarece que, segundo as disposições constitucionais, a competência para se criar universidades federais é reservada ao Poder Executivo Federal, pelo que a decisão do Senado não o vincula, e sim o autoriza a tais criações. Portanto, mesmo que o presente projeto, modificado ou não, também seja aprovado na outra instância do Legislativo Federal, a Câmara dos Deputados, a criação dessa Universidade Federal continuará dependendo de decisão presidencial.

“A atual resolução do Senado é, assim, um êxito político do nosso movimento, pois indica a receptividade de um dos poderes da República ao Projeto Furb Federal, mas não tem efeitos práticos imediatos”, avalia o porta-voz do Comitê. O processo ainda vai requerer, além dos estudos técnicos previstos, muita mobilização da comunidade regional.

Com os recursos destinados por emendas ao Orçamento da União pelos deputados federais Décio Lima e Cláudio Vignatti, mais recursos da própria Furb, foi firmado um convênio entre a Furb e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para permitir a realização dos estudos técnicos para a criação da UFVI com a incorporação da estrutura da Furb, bem como realizar atividades de esclarecimento e mobilização da comunidade regional.

O Comitê, em conjunto com a Reitoria da Furb, já instituiu a Comissão de Coordenação dos respectivos Planos de Trabalho, a qual efetua os procedimentos preliminares de planejamento para agilizar a execução das duas ações, tão logo os recursos estejam disponíveis.

São três estudos técnicos. O primeiro diz respeito à esfera jurídica, ou seja, como pode legalmente ocorrer a cedência do patrimônio, dos estudantes e dos servidores de uma universidade pública municipal para outra, pública federal. Um comparativo orçamentário-financeiro e de custos, tanto na Furb quanto nas universidades federais, constitui o segundo estudo técnico. Finalmente, o terceiro estudo refere-se ao Plano Político Pedagógico da nova Universidade Federal.

A ação seguinte pretende elevar o grau de conhecimento da comunidade quanto à importância da Universidade no fomento do desenvolvimento regional, fortalecendo a mobilização em defesa da federalização da Furb. O Comitê prevê a realização de audiências públicas nos 14 municípios do Médio Vale do Itajaí, com o apoio da AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí). A expectativa é que estes estudos estejam concluídos em três meses, a depender da liberação dos recursos financeiros.

Fonte: Apufsc - Boletim - 713 - 10 de Maio de 2010

[Textos] Oráculos da Verdade (Artigo de Frei Betto)

"Na medida que a desrazão planeja a revolução, a razão planeja a repressão. O sonho é um direito cósmico que não se pode proibir. A revolução é a anti-razão que comunica as tensões e rebeliões do mais irracional de todos os fenômenos que é a pobreza. A revolução, como possessão do homem que lança sua vida rumo a uma idéia, é o mais alto astral do misticismo. As revoluções se fazem na imprevisibilidade da prática histórica que é a cabala do encontro das forças irracionais das massas pobres.A revolução é uma mágica porque é o imprevisto dentro da razão dominadora. A cultura popular será sempre uma manifestação relativa quando apenas inspiradora de uma arte criada por artistas ainda sufocados pela razão burguesa. A cultura popular não é o que se chama tecnicamente de folclore, mas a linguagem popular de permanente rebelião histórica." Glauber Rocha

Todo Amor que houver nessa pra vocês, a revolução não será televisionada, nos vemos nas ruas do centro da Desterro...


ORÁCULOS DA VERDADE artigo de Frei Betto 
O filósofo alemão Emmanuel Kant não anda muito em moda. Sobretudo por ter adotado em suas obras uma linguagem hermética. Porém, num de seus brilhantes textos - "O que é o Iluminismo?" - sublinha um fenômeno que, na cultura televisual que hoje impera, se torna cada vez mais generalizado: as pessoas renunciam a pensar por si mesmas. Preferem se colocar sob proteção dos "oráculos da verdade": a revista semanal, o telejornal, o patrão, o chefe, o pároco ou o pastor.

Esses os guardiões da verdade que, bondosamente, velam para não nos permitir incorrer em equívocos. Graças a seus alertas sabemos que as mortes de terroristas nas prisões made in USA de Bagdá e Guantánamo são apenas acidentes de percurso comparadas à morte de um preso comum, disfarçado de político, num hospital de Cuba, em decorrência de prolongada greve de fome.

São eles que nos tornam palatáveis os bombardeios dos EUA no Iraque e no Afeganistão, dizimando aldeias com crianças e mulheres, e nos fazem encarar com horror a pretensão de o Irã fazer uso pacífico da energia nuclear, enquanto seu vizinho, Israel, ostenta a bomba atômica.

São eles que nos induzem a repudiar o MST em sua luta por reforma agrária, enquanto o latifúndio, em nome do agronegócio, invade a Amazônia, desmata a floresta e utiliza mão de obra escrava.

É isso que, na opinião de Kant, faz do público Hausvieh, "gado doméstico", arrebanhamento, de modo que todos aceitem, resignadamente, permanecer confinados no curral, cientes do risco de caminhar sozinho.

Kant aponta uma lista de oráculos da verdade: o mau governante, o militar, o professor, o sacerdote etc. Todos clamam "Não pensem!" "Obedeçam!" "Paguem!" "Creiam!" O filósofo francês Dany-Robert Dufour sugere incluir o publicitário que, hoje, ordena ao rebanho de consumidores: "Não pensem! Gastem!"

Tocqueville, autor de Da democracia na América (1840), opina em seu famoso livro que o tipo de despotismo que as nações democráticas deveriam temer é exatamente sua redução a "um rebanho de animais tímidos e industriosos", livres da "preocupação de pensar".

O velho Marx, que anda em moda por ter previsto as crises cíclicas do capitalismo, assinalou que elas decorreriam da superprodução, o que de fato ocorreu em 1929. Mas não foi o que vimos em 2008, cujos reflexos perduram. A crise atual não derivou da maximização da exploração do trabalhador, e sim da maximização da exploração dos consumidores. "Consumo, logo existo", eis o princípio da lógica pós-moderna.

Para transformar o mundo num grande mercado, as técnicas do marketing contaram com a valiosa contribuição de Edward Bernays, duplo sobrinho estadunidense de Freud. Anna, irmã do criador da psicanálise e mãe de Bernays, era casada com o irmão de Martha, mulher de Freud. Os livros deste foram publicados pelo sobrinho nos EUA. Já em 1923, em Crystallizing Public Opinion, Bernays argumenta que governos e anunciantes são capazes de "arregimentar a mente (do público) como os militares o fazem com o corpo".

Como gado, o consumidor busca sua segurança na identificação com o rebanho, capaz de homogeneizar seu comportamento, criando padrões universais de hábitos de consumo através de uma propaganda libidinal que nele imprime a sensação de ter o desejo correspondido pela mercadoria adquirida. E quanto mais cedo se inicia esse adestramento ao consumismo, tanto maior a maximização do lucro. O ideal é cada criança com um televisor no próprio quarto.

Para se atingir esse objetivo é preciso incrementar uma cultura do egoísmo como regra de vida. Não é por acaso que quase todas as peças publicitárias se baseiam na exacerbação de um dos sete pecados capitais. Todos eles, sem exceção, são tidos como virtudes nessa sociedade neoliberal corroída pelo afã consumista.

A inveja é estimulada no anúncio da família que possui um carro melhor que o de seu vizinho. A avareza é o mote das cadernetas de poupança. A cobiça inspira as peças publicitárias, do último modelo de telefone celular ao tênis de grife. O orgulho é sinal de sucesso dos executivos assegurados por planos de saúde eterna. A preguiça fica por conta das confortáveis sandálias que nos fazem relaxar ao sol.

A luxúria é marca registrada dos jovens esbeltos e das garotas esculturais que desfrutam vida saudável e feliz ao consumirem bebidas, cigarros, roupas e cosméticos. Enfim, a gula envenena a alimentação infantil na forma de chocolates, refrigerantes e biscoitos, induzindo a crer que sabores são prenúncios de amores.

Na sociedade neoliberal, a liberdade se restringe à variedade de escolhas consumistas; a democracia, em votar nos que dispõem de recursos milionários para bancar a campanha eleitoral; a virtude, em pensar primeiro em si mesmo e encarar o semelhante como concorrente. Esta a verdade proclamada pelos oráculos do sistema.

Frei Betto é escritor, autor de "Um homem chamado Jesus" (Rocco), entre outros livros.
http://www.freibetto.org

[Eventos] VII Workshop Empresa, Empresários e Sociedade

Os impactos da crise sobre a organização dos empresários na AL

As relações de longo prazo entre o empresariado mexicano e o Estado e as repercussões da crise financeira internacional sobre a organização dos empresários são o tema da conferência que o professor Carlos Alba, do Centro de Estudos Internacionais do Colégio do México, apresenta na terça-feira, 25, 19h30, no Centro de Eventos da UFSC.
A conferência "Los empresarios, la política y la crisis en América Latina: el caso de México"   abre o VII Workshop Empresa, Empresários e Sociedade, encontro da rede de pesquisadores da área no Brasil, que será realizado até 28 de maio na universidade.
As perspectivas para a América Latina depois da crise que atingiu o capitalismo desde 2008 serão analisadas, sob diversos ângulos, em sete mesas temáticas e sete grupos de trabalho durante o evento. Na conferência, Alba irá analisar as diversas estratégias de ação política do empresariado, como a agenda das organizações corporativas e a atuação direta de empresários nos processos eleitorais e junto ao Estado.
O professor também pesquisa as formas de regulação social e política da economia informal, a partir do comércio no centro histórico da Cidade do México. Alba apresentará resultados parciais dessa investigação na exposição “La globalización desde abajo en tiempos de crisis en América Latina: los vendedores ambulantes de la ciudad de México”. A comunicação acontecerá na quarta-feira à noite, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em mesa temática que terá a presença do professor Sebastião Velasco Cruz, da Unicamp.
O Workshop é uma das atividades que celebram os 50 anos da UFSC. É promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da universidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://www.nesfi.ufsc.br/7workshop/.

Quem é:
Carlos Alba é doutor em Ciência Política pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professor convidado do Instituto da América Latina da Universidade Sorbonne Nouvelle (2001-2002) e investigador visitante no Center for U.S.-Mexican Studies, da Universidade da Califórnia em San Diego (1997- 1998). Membro do conselho editorial da Tempo Social, revista de sociologia da USP. Coordenador do livro Democracia y globalización en México y Brasil (México, El Colegio de México, 2004), com Ilán Bizberg.
Gabriela Augusta da Silva

[MPL] Não desistir, ate a tarifa cair!! Grande ATO amanhã!

Terça Feira ( 25 /05) - 12:00hs em frente ao TICEN,

Grande ATO contra o aumento da tarifa de onibus.  Não desistir, ate a tarifa cair!!
Saudações!!  Mineiro

[CQC] Campanha Trazer para Floripa o CQC Proteste Já!

Amiguinhas/os, estárolando uma campanha pra trazer o CQC pra Floripa, para protestar contra o aumento da Tarifa e Violência Policial!

Entrem nesse site. http://www.band.com.br/cqc/proteste_ja.asp

Beijos
Marcos. CALPE.

[Textos] Nota da Frente de Luta pelo Transporte Público contra a violência policial!

Olá,

Segue em anexo o texto realizado pela Frente de Luta pelo Transporte Público justificando a todos que a violência gerada durante as manifestações só surgiram após as intervenções policiais. Por isso, chamamos a tod@s para compreender a necessidade, pelo direito de manifestar-se publicamente garantido que nos é garantido, de testemunhar e juntar-se ao apoio com responsabilidade para o Grande Ato que acontecerá hoje às 17hs na frente do TICEN contra o aumento das tarifas. Esta nota foi encaminhada para todos os veículos de comunicação, mas para nós, ainda assim é insuficiente enquanto os demais setores das organizações populares, sindicatos, partidos, grupos de direitos humanos, ongs e associações comunitárias estiverem longe do debate e "fora" do problema do transporte público. Pedimos a tod@s a urgência para a mobilização neste ato que logo encerrará mais uma luta social na cidade, e que não passe em branco este descaso com a população em geral.

Agradecidamente
Pablo M.

Ao povo de Santa Catarina.

A Frente de Luta pelo Transporte Público vem por meio desta nota repudiar a ação da Policia Militar de Santa Catarina que na noite de 21 de maio e nos demais dias, colocou em risco a vida dos cidadãos que manifestavam seu repúdio ao aumento da tarifa e os princípios constitucionais de respeito a integridade física e moral do indivíduo, de liberdade de imprensa e de livre manifestação. A ação da PM e seu efetivo especializado (PPT, BOPE) contou com a aplicação a revelia de choques elétricos nos cidadãos, e ainda com nítidas manobras violentas em alta velocidade com suas viaturas contra o corpo da manifestação.

Consideramos ainda que a detenção arbitrária dos dois manifestantes acusados de danificar o patrimônio público por causa de pichações no centro da capital é uma afronta à inteligência do povo catarinense. Primeiramente pela detenção dos dois manifestantes que logo após, fotos aleatórias dos locais pichados, foram atribuídos arbitrariamente à responsabilidade dos detidos. Tal atitude não passa de uma tentativa de usar a intimidação para calar a boca da Frente, já que nossos objetivos são justos e legítimos e vão contra os
interesses de uma pequena, mas poderosa elite da nossa cidade de Florianópolis, que controla privadamente o transporte coletivo há mais de 40 anos, e assim com sua força econômica autolegitima-se o direito de comprar a classe política, tornando a PM/SC um instrumento político (e violento) de seus interesses. A Frente de Luta pelo Transporte Público também repudia a prisão do jornalista que trabalhava cobrindo a manifestação de sexta-feira passada, demonstrando outra prática coerciva da polícia, pela ameaça constante, intimidando e, neste caso, até prendendo, quem ousar filmar e registrar as barbaridades cometidas pelos policiais em “serviço”.

As bravatas do comandante tenente-coronel Newton Ramlow (que outrora já afirmou ser combatente contra os Movimentos Sociais da cidade) e de seus comandados, ao chamar os manifestantes de “vagabundos”, "viados" e “filhos da puta”, demonstra claramente a incapacidade administrativa e ética desses servidores públicos em cumprir com a função que lhes fora atribuída pela sociedade dentro do cumprimento das leis.

Chamamos a atenção que muitos desses xingamentos desferidos pelo coronel e por seus comandados contra mulheres e crianças ferem também a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Criança e do Adolescente e não condiz com critérios éticos estabelecidos por lei aos servidores públicos.

A Frente exige a abertura imediata de inquérito e processo administrativo, disciplinar e criminal contra os policiais e seus comandantes envolvidos na noite do dia 21 de maio de 2010, como uma forma de garantir o Estado Democrático de Direito.

Frente de Luta pelo Transporte Público.
Florianópolis. 24 de maio de 2010.
Fonte: http://lataofloripa.libertar.org

[Debates] Debates em gênero e feminismo: Aborto

Colegas,
dando seguimento ao Ciclo de Debates em gênero e feminismo, o PET-Direito e o PET-Serviço Social promovem o Debate "Aborto".
Após a exibição dos filmes "O aborto dos outros" e "Uma vida severina", haverá debate com a Presença dos Professores Ivan Augusto Baraldi e Sonia Terezinha Felipe.

Data: 26/05 (Quarta-feira)
Local: Auditório do CCJ
Horário: 18:00 - filme
               20:00 - debate

Contamos com a presença e divulgação de todos!
O cartaz de divulgação segue anexo.
Mais informações: www.petdireito.blogspot.com
Gabriela Augusta da Silva

[Textos] MEC cria 'Enem' para professores

Amigos,

Apesar de inicialmente o exame estar voltado para professores de séries iniciais, logo estaremos no mesmo barco. Achei interessante e resolvi repassar.
Att
Mariana

MEC cria 'Enem' para professores


Primeira prova deverá ser realizada em 2011.
Participação de docentes e adesão de secretarias será voluntária.

Do G1, em São Paulo
O Ministério da Educação (MEC) instituiu nesta segunda-feira (24) o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. O ministério pretende realizar a primeira prova em 2011. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil.
Segundo portaria publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pela prova, que será constituída de uma avaliação de conhecimentos, competências e habilidades.
Uma consulta pública sobre o exame está aberta desde a última quarta-feira (19) e terá duração de 45 dias, no site do Inep.
A seleção será parecida com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O professor fará a prova e poderá usar a nota para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa.
De acordo com a portaria, os objetivos da prova são subsidiar a contratação de docentes para a educação básica dos estados e dos municípios e conferir parâmetros para autoavaliação dos futuros docentes, com vistas à continuidade da formação e à inserção no mundo do trabalho.
Além disso, o exame pretende oferecer um diagnóstico dos conhecimentos dos futuros professores para subsidiar políticas públicas de formação continuada e criar um indicador qualitativo que poderá ser incorporado à avaliação de políticas públicas de formação inicial dos docentes.
Secretarias de Educação interessadas em usar os resultados do exame terão de formalizar adesão junto ao Inep. A forma de utilização para a contratação de docentes será definida por cada secretaria.
O exame será realizado anualmente, com aplicação descentralizada das provas. A participação dos professores será voluntária, mediante inscrição. Assim, como no Enem, o docente terá um boletim de resultados após fazer a prova.
Segundo a portaria, o Inep montará um banco de dados e emitirá relatórios com os resultados do exame e irá disponibilizá-los para instituições de educação superior, secretarias de educação e pesquisadores. Resultados individuais só poderão ser usados com autorização do candidato.
Os procedimentos, prazos e outros aspectos operacionais do exame, assim como a inscrição dos interessados e outras normas serão estabelecidos em nova portaria do Inep.
Segundo entrevista da coordenadora-geral de instrumentos e medidas educacionais do Inep, Gabriela Moriconi, concedida ao G1 na última terça-feira (18), a prova terá vários temas, como metodologia de ensino, políticas educacionais, direito e conteúdos específicos.
Para criar o programa, foram analisados países que buscam ter um padrão de professores. Esses países foram Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.
“São países com sistemas de ensino e contextos diferenciados, mas todos entendem que o bom professor tem de ter domínio do conteúdo que vai lecionar e conhecer as metodologias de ensino”, disse Gabriela.

[Evento] Convenção estadual de solidariedade a Cuba

Florianópolis, maio de 2010.

    O movimento nacional de solidariedade a Cuba realiza, nos próximos dias 04, 05 e 06 de junho, a XVIII Convenção, na cidade de Porto Alegre/RS.

    A Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba é um evento que congrega todas as organizações e pessoas do país que estão do lado do processo revolucionário cubano, com suas conquistas sociais e humanitárias. O
objetivo do evento, dentro dos marcos da defesa da soberania e autodeterminação dos povos, é organizar os trabalhos da solidariedade, construindo alternativas para contrapor o bloqueio midiático exercido pelos poderosos meios de comunicação contra a Ilha Caribenha em nosso país.

    Em preparação ao evento nacional, a Associação Cultural José Marti de Santa Catarina organiza a III Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba, que ocorrerá no próximo dia 26 de maio, às 19 horas, no Plenarinho, da Assembléia Legistativa de Santa Catarina – ALESC, quando também será formalizada a Frente Parlamentar Catarinense de Solidariedade a Cuba, com a presença de representantes do governo cubano.

Contamos com sua presença.
Atenciosamente.

Mauricio Tomasoni
Presidente


Associação Cultural
José Martí de Santa Catarina
--
Viva os 52 anos da Revolução Cubana.
Liberdade para os 5 heróis cubanos



por Kelem Rosso

[MPL] Atividades na semana Contra o Aumento da Tarifa!

Atividades na semana contra o aumento das tarifas.

Segunda 24

17h no TICEN: ato artístico de denúncia à violência policial.

Terça 25

12h: ato no TICEN.

Quarta 26

17h: bicicletada partindo da concha acústica (campus da UFSC)

Quinta 27

17h: grande ato em frente à catedral na praça 15

Sexta 28

17h: ato em São José (antigo Rei Bingo)



se a tarifa não baixar, a cidade vai parar!