18 de abr. de 2007

[Cinema] Circuito de Cinema Latino-Americano e e Caribenho “Alí Primera”

Circuito de Cinema Latino-Americano e e Caribenho “Alí Primera”
"La inocencia no mata al pueblo
pero tampoco lo salva,
lo salvará su conciencia
y en eso me apuesto el alma"
Começa neste 18 de abril, quarta-feira, o Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho “Alí Primeira”, uma proposta do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC (IELA). A idéia é, através do cinema, de maneira sistemática, mostrar a vida que se expressa nessa parte do continente. A indústria cultural estadunidense enche as salas de projeção com suas produções, recheadas de ideologia, enquanto que os realizadores latino-americanos não encontram espaço para mostrar a sua arte. Através do IELA, pretende-se fazer esse caminho de divulgação, sempre colado ao conhecimento da vida, da política e da conjuntura de cada país. A intenção é fomentar a reflexão sobre os temas latino-americanos e enveredar pela lógica da criação de um pensamento próprio, descolonizado.
Na América Latina e no Caribe existe muita gente capaz de refletir de maneira original a realidade social da região. Em cada um dos países de Abya Yala (a grande pátria) assomam diretores, escritores, atores, que se esmeram em retratar a problemática social, econômica, cultural e política de seus países e expressam isso através da arte cinematográfica. Tudo isso dentro de uma visão contra-hegemônica, não só do caráter eurocêntrico da reprodução da vida, mas do próprio sistema que engendra essa ideologia: o capitalismo. Assim, entendendo que o cinema é um elemento importante de questionamento e do despertar da consciência crítica, nasce esse circuito de cinema, que leva o nome de uma dos mais importantes artistas populares de Abya Yala: Alí Primera.
Alí Primeira nasceu na Venezuela e pautou sua vida na denúncia da dominação estadunidense sobre a Pátria Grande. Vindo das entranhas do povo ele nunca deixou de cantar o sofrimento das gentes, mas sempre anunciando a boa nova que viria se houvesse a luta. Fundador do Movimiento al Socialismo (MAS), ativista político, poeta revolucionário, Alí ficou conhecido como o “cantor do povo” e sua voz potente é sempre um hino ecoando por toda Abya Yala.
O circuito de cinema já tem programação para abril e maio. Antes da projeção será apresentado um breve resumo da conjuntura do país em foco.
Data
Filme
Local
18/04 - quarta-feira -18h30
Memorias del subdesarrollo/Cuba
Aud. CSE
26/04 - quinta-feira - 18h30
A revolta do Busú /Brasil
Aud. CSE
03/05 - quinta-feira - 18h30
Voces inocentes/ El Salvador
Aud. CSE
09/05 - quarta-feira - 18h30
Romero/ El Salvador
Aud. CSE
Mais informações no telefone: 3721.9297 – ramal 37 ou 99078877