3 de nov. de 2009

[CSO] Morte de Levi-Strauss

Bom dia a todos,

Não é pegadinha ...
Morre aos 100 anos o antropólogo Claude Lévi-Strauss (03/11/2009) - Folha de São Paulo


O antropólogo Claude Lévi-Strauss, um dos intelectuais mais importantes do século 20, morreu no sábado passado aos 100 anos, informou hoje a editora Plon.

Lévi-Strauss influenciou de maneira decisiva a filosofia, a sociologia, a história e a teoria da literatura.



O intelectual nasceu em Bruxelas em 28 de novembro de 1908, de pais judeus e franceses. Estudou direito e filosofia na Universidade de Sorbonne, na França. Nos últimos anos, Lévi-Strauss viveu recolhido no apartamento que morou nos últimos 50 anos em Paris e recebia poucos amigos.

Lévi-Strauss iniciou seu grande projeto intelectual em 1934, quando foi convidado pela recém-fundada USP (Universidade de São Paulo) para lecionar sociologia.

O antropólogo viveu durante três anos no Brasil e fez várias excursões para o Centro-Oeste e o Norte do país e, em contato com índios cadiuéus, bororos e nambiquaras, começou a esboçar as bases do estruturalismo, corrente que revolucionaria a antropologia em meados do século 20.
Reprodução
O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, um dos fundadores da USP (Universidade de São Paulo), e um dos intelectuais mais importantes do século 20
O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, foi um dos fundadores da USP (Universidade de São Paulo)

As várias missões etnológicas e as experiências em Mato Grosso e na Amazônia foram contadas em seu terceiro livro, "Tristes Trópicos" (1955), também considerado uma espécie de autobiografia intelectual. As obras fundamentais foram lançadas bem depois de sua curta temporada no Brasil.

De volta a Paris, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, foi convocado para combater em 1939, mas deu baixa por causa da origem judia.

Em 1941, se refugiou nos Estados Unidos, dando aulas em Nova York, onde conheceu o lingüista Roman Jakobson, que teve uma grande influência sobre seu pensamento.

Lévi-Strauss notabilizou-se também por sua atenção entre as relações entre a cozinha e a cultura. Na obra "Mitológicas" (1964-71), ele ilustra a oposição entre a natureza e a cultura, utilizando as noções de alimentos crus e cozidos, frescos e podres, molhados e queimados, por exemplo. Com isso, seria possível alcançar generalizações sobre o pensamento humano.

Para a maior parte do meio acadêmico brasileiro, a influência de Lévi-Strauss se deu bem depois de sua partida da USP. O etnólogo alcançou notoriedade entre os antropólogos brasileiros entre os anos 50 e 80, principalmente.


Segue o Link:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u646970.shtml

OBS: sei que não é de relevancia para o Calcs, mas ....

Att, Ygor Ricardo Saraiva de Aragão

[CALCS] Convite para Reunião do CALCS de 04/11/09

Venha participar da Reunião do CALCS dia 4 de novembro às 13h no CALCS:

Sugestão de pauta:

- Indicação de participante na mesa debate do ENADE
- Utilização do dinheiro (compra ou não de equipamento para o CA)
- Balanço da Semana
- Balanço da Getão

Atenciosamente,
GabiAugusta

[ENADE] Recado da Coordenação do Curso sobre ENADE

From: Coordenadoria de Ciencias Sociais
Date: 2009/11/3
Subject: Curso de Ciências Sociais

Prezad@s alun@s,

Como conseqüência do conceito obtido no ENADE, estivemos envolvidos até o dia 30, na elaboração de um relatório para o MEC, de diagnóstico do curso de Ciências Sociais e providências que estão sendo tomadas, para fins de recredenciamento do curso.
Finalizada esta etapa, propomos que iniciemos agora uma ampla discussão interna sobre o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Para isso, agendamos uma primeira atividade para o próximo dia 05/11. Iniciaremos com uma palestra do Prof. Carlos H. Nunes (Departamento de Psicologia), especialista em políticas de avaliação e pesquisador do Observatório da Educação da CAPES, num projeto intitulado "A Validade do ENADE para Avaliação da Qualidade dos Cursos de Instituições de Ensino Superior". Após a palestra do prof. Carlos realizaremos um debate sobre o ENADE e o curso de Ciências Sociais.

É muito importante a participação de tod@s.

Local: Mini-Auditório do CFH.

Horário: 19:00 hs.

Atenciosamente,

Julian