23 de fev. de 2011

Carta aos Estudantes de Ciências Sociais

Caros(as) estudantes,

Nós da comissão organizadora do XXVI ENECS, preocupados(as) em deixar todo o movimento estudantil a par do andamento da organização do encontro, decidimos redigir esta carta respondendo às necessidades legítimas do MECS a respeito da desatualização do nosso blog e da falta de noticias, assim como apresentando as dificuldades encontradas pela C.O. na organização do evento.

Em primeiro lugar a falta de notícias ocorreu devido a participação de parte da C.O. no 8º EIV –MG, durante o qual não é viável o acesso a internet, dificultando a comunicação com o restante do grupo. Já a outra parte dos membros da organização estava de férias, sendo que alguns estavam viajando e outros em suas respectivas cidades. Entendemos a ansiedade por notícias uma vez que a C.O. não tem um período de férias durante a organização do encontro, mas ressaltamos que a maior parte da situação estrutural do encontro foi relatada no CONECS, em Seropédica-RJ.

Em fevereiro voltamos a atividade e nos deparamos com alguns problemas sérios. O XXVI ENECS ainda não possui local para acontecer, pois em Belo Horizonte enfrentamos grandes problemas quanto a disponibilidade de locais públicos. A PUC-MG por ser uma universidade privada não permite que estudantes se alojem nas suas dependências. Quanto a UFMG, o estatuto proíbe que a universidade sirva de alojamento para qualquer atividade, por isso a inviabilidade do alojamento ser na própria universidade como de costume. Nós da C.O temos consciência que este é um grande problema político, porém não está em nossa alçada, no momento, modificar o estatuto da UFMG.

Sendo assim, seguimos em frente e pensamos que poderíamos conseguir o estádio Mineirinho, que está localizado bem próximo a UFMG e cujo terreno pertence a universidade. No entanto, quando entramos em contato, o responsável (diga-se de passagem, um coronel indicado pelo nosso governo tucano) nos informou que o aluguel seria de 20.000 reais POR DIA e que não teria negociação, tornando este espaço inviável. Temos olhado outras possibilidades, inclusive próximas a BH, mas os orçamentos encontrados até o momento são INVIÁVEIS, atingindo a casa de 200.000 reais.

Apesar de todos estes problemas ainda temos algumas alternativas e estamos trabalhando ativamente para conseguir um lugar para alojar todos(as) os(as) estudantes. Neste momento estamos articulando com a prefeitura de Belo Horizonte para conseguir escolas municipais e com a Assembléia Legislativa para conseguir ou fazer uma pressão junto ao Mineirinho, no sentido de barateá-lo para nossa organização ou conseguir outro espaço no estado que nos comporte. Estamos passando por um período de muitas reuniões para resolver a estrutura do ENECS, por conta disso é que temos tido uma debilidade quanto da comunicação para os(as) estudantes, debilidade esta que sabemos que temos que resolver – e é este o sentido desta carta

Embora a estrutura ainda não esteja acertada, no que diz respeito à metodologia, o XXVI ENECS está bem formulado, conseguimos acumular bastante nesse sentido e muita coisa interessante e criativa está por vir! No CONECS já apresentamos a metodologia ao Movimento Estudantil de nosso curso. Lá saiu o encaminhamento de fazermos uma cartilha explicando como vai se dar o funcionamento deste ENECS, uma vez que mudamos muito em relação aos anteriores. A cartilha já tem seu esqueleto pronto e estamos trabalhando para que até o fim de fevereiro ela já esteja disponível para todos(as) os interessados.

Portanto não estamos parados, estamos apenas priorizando a questão estrutural que no momento é o que mais nos preocupa para que possamos recebê-los em julho. Também contamos firmemente com o compromisso de todo o MECS do país para que as escolas se preparem ativamente anteriormente, construindo o pré-enecs e desde já trabalhando na garantia de finanças para deslocamento. Dessa forma, estaremos juntos dando passos na construção de um ENECS que se pretende histórico.