14 de set. de 2008

MACS] Convocatória do Encontro das Escolas de CS da região sul

CONVOCATÓRIA DO ENCONTRO DAS ESCOLAS DE CSO DO SUL

Iremos realizar neste sábado, 20/09/08, a partir das 9 horas da manhã, a reunião do movimento de área dos estudantes de Ciências Sociais da região Sul. Este encontro será importante para que possamos discutir os rumos de nosso curso e da universidade brasileira, no contexto atual em que a transformação da educação em mercadoria faz com que as humanidades se tecnicizem cada vez mais, ou que desapareçam pela falta de interesse do conhecimento crítico desta sociedade.
Para tanto, sugeriríamos uma pauta que será reavaliada pelos presentes no começo da reunião de sábado:
  • Informes das escolas presentes
  • Atividades de luta em conjunto (Luta contra os processos de privatização das universidades públicas, situação das universidades particulares, projeto de universidade, Boicote ao ENADE)
  • Encaminhamentos do ENECS 2008 e CONECS no fim de ano.
  • ERECS 2009

Garantimos alojamento no DCE da UFSC no sábado e domingo. Dependendo o número de presentes poderemos encontrar outras formas de alojamento. Garantiremos também a refeição (almoço e janta) no sábado, no restaurante universitário privatizado da UFSC, “Privatella”.
É isso ae galera, vamos vir com gás, porque a nossa luta necessita de braços que construam uma nova universidade brasileira, crítica, criadora e popular.

CALCS UFSC

[CFH] Estudantes lutando pelo democracia universitária!!!!

Galera,
Como já debatemos na semana de integração!
É importantíssimo nesse momento, e em todos, nos manifestarmos pelo democratização da instituição bem como de toda a sociedade... temos clareza que não somente pelo voto e sim pela ação... pela tomada em nossas próprias mãos do que precisa ser construído... Se esperarmos pelos professores, a maioria está assentada confortavelmente no status quo da universidade, e pior ainda, hoje quando a universidade cada vez mais toma a direção da produção mercadológica, com rios de dinheiro e investimento privados, reorientando toda a lógica do estudo, da pesquisa, da formação profissional, dos projetos de extensão para atender as demandas do mercado, nosso professores, ou a maioria deles, se conformam na produção e reprodução dessa ordem.. abandonando a produção intelectual crítica... tomando a instituição como um instrumento para reprodução dessa ordem e de seus status...
Precisamos romper com isto!
precisamos manter a resistência ferrenha a essa lógica perversa e pervertida... Estudante, sim, tem capacidade critica... estudante faz parte da sociedade e deve, ou melhor, tem o direito e dever de lutar para que a UNIVERSIDADE pública produza conhecimento, ciência e tecnologia com fins público... Que atenda as necessidades do povo brasileiro para a superação da miséria e irracionalidade...
E para isto a luta do movimento estudantil, que é construido e constituido coletivamente por cada um de nós, nas instâncias da instituição, por dentro e por fora, democratizando... colocando as necessidades de um curriculo que forme profissionais criticos e comprometidos com a superação da ordem instituida; que produza conhecimento público para o público; que realiza projetos de pesquisa e extensão visando as necessidades mais sentidas das camadas mais humildes e mais exploradas; que consiga efetivar o direito de permanencia aos jovens trabalhadores que tem acesso a universidade com moradia estudantil digna, com restaurante universitário, com biblioteca com acerco suficiente, com direito a lazer... E mais... que consega expandir e incorporar os 97% da população que está fora da universidade pública, de fato universalizando o acesso, mas com condições suficientes... com laboratorios, com professores capacitados, com servidores... Que não seja uma ação em parte cosmética-quantitativa... expandindo a precarização e tecnização do profissional... como propoe o REUNI e toda a politica governamental para educação que temos acompanhado ao longo das ultimas décadas no Brasil, ou para ser mais preciso, ao longo da história da educação brasileira.

FICA O ALERTA! FICA O CHAMADO! FICA O CONVITE...

Vamos ficar parados enquanto alguns professores transformam a universidade pública em um balcão de negócios?
ou vamos construir um projeto de universidade necessária, debatendo e atuando...


REUNIÃO DO CALCS - TERÇA-FEIRA AS 12:30!
REUNIÃO DOS ESTUDANTES DO CFH - TERÇA-FEIRA AS 17:30!!!

-------------------------------------------------------
Pessoal,

como todos já devem ter ouvidos nos corredores do CFH, o Conselho de Unidade dessa segunda feira foi bombástico. Quando tudo parecia tranquilo, foi levantado o debate sobre "as regras do jogo" da eleição pra direção de centro, justamente puxado pelo professor que pretende ser candidato a esse cargo nessas eleições do dia 12/11. Apoiando ele, estavam mais dois professores da psicologia (que raramente comparecem ao Conselho de Unidade) e que dentre outros absurdos, chegaram inclusive a defender o voto constitucional dos 70% de peso pra professor, justamente com os argumentos defendidos pelo professor Héctor Reis em sua memorável carta.
Como a reunião estava esvaziada, conseguimos, ao menos, adiar a votação sobre esse ponto pra outro momento. Foi aprovada uma Reunião ampliada do Conselho de Unidade (que temos que divulgar massivamente!) pro dia 25/9, uma quinta feira. Essa reunião tem apenas um caráter de discussão a respeito do voto pra eleição da direção do centro, mas dela, poderemos pressionar para que a decisão final seja feita em Assembléia, e não em Conselho de Unidade como querem os integrantes da chapa dos conservadores.

Enfim, aquele momento que parecia distante chegou: temos que deixar os estudantes a par da situação e mobilizar o máximo de gente possível para essas próximas reuniões!
Na semana de integração temos uma boa oportunidade para aprofundarmos nossa discussão e encaminharmos duas coisas mais do que urgentes:

- um representante estudantil (homologado no Conselho de Unidade) pra integrar a comissão eleitoral (e um estudante que tenha muito peito pra encarar uma comissão formada por dois conservadores da psico)
- uma reunião dos estudantes do CFH pra organizar o texto sobre o voto universal, as passagens em sala, os cartazes etc etc, que sugiro que fique pro começo da semana que vem. Pensamos na segunda feira, mas ninguem da psico poderia comparecer. Alguem se opoe que façamos na terça, 16/9, 17:30 no hall