7 de mai. de 2007

[Debates] Ensino à Distância e Reforma Universitária

Ensino à Distância e Reforma Universitária em DEBATE
Quarta, 09.05, 18h30
no Auditório do CCE - Bloco B
Convidados: Prof. Paulo Pinheiro e DCE
Organização: Comitê da UFSC contra a Reforma Universitária

[Textos] Nota pública do Movimento Passe Livre – Florianópolis

Nota pública do Movimento Passe Livre – Florianópolis
Diante dos recentes acontecimentos deflagrados pela operação moeda verde da Polícia Federal em Santa Catarina, o MPL vem a público se manifestar nos seguintes termos:
  1. Apoiamos a operação deflagrada pela PF, que culminou na prisão de 19 empresários, políticos e funcionários públicos da cidade, conhecidos há tempos pelos movimentos sociais de Florianópolis, não por seu poderio econômico, mas precisamente por sua política de degradação ambiental através de negociatas para a construção de mega- empreendimentos que destroem os bens mais preciosos da cidade.
  1. Portanto, afirmamos que as acusações que agora vêm à baila pela investigação da PF nada têm de novo para a maioria dos movimentos sociais e comunitários, que há muito denunciam a gravidade ambiental e social de empreendimentos como o "Costão Golf", o "Shopping Iguatemi" e outros, além da promiscuidade na relação dos poderes públicos com a força do capital financeiro apresentado por esses empresários.
  1. Afirmamos ainda que essa operação, para que tenha conseqüência concreta, deve desnudar essa quadrilha como um todo, sem ficar nos bodes expiatórios, permitindo que o prefeito Dário Berger se esconda atrás de sua própria covardia. Todos/as sabem e denunciam há tempos o prefeito-empresário "Tapete Preto", e sua responsabilidade política nesse caso é evidente, assim como a de seu irmão Djalma, que era secretário de obras do município até outubro de 2006.
  1. Reiteramos ainda que o caso dos transportes coletivos necessita de outra investigação, que há muito denunciamos, sobre o favorecimento de determinadas empresas e a concessão de maneira ilegal, com anuência da Câmara de Vereadores, para a exploração dos transportes urbanos da capital por mais de duas décadas. Aguardamos e lutamos ansiosos pelo dia do desmantelamento da quadrilha dos transportes coletivos de Florianópolis.
  1. Por fim, afirmamos que esse governo não tem mais legitimidade nenhuma, está fragilizado politicamente por uma série de denuncias que compravam o quão corrupta é a sua estrutura. Para esse governo não há nada além do impeachment!
  1. Não aceitaremos qualquer novo aumento tarifário. Caso ele venha, que o governo saiba que ele pode ser o estopim de sua própria queda!
Movimento Passe Livre, Florianópolis, maio de 2007.