18 de mar. de 2009

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 17/03/09

Ata da reunião do CALCS 17 de março de 2009

Presentes: Lucas, Carol Cavalcanti, Caroline, Maria Laura, Boni, Heron, Fernanda, Rochele, Marcel, Victor, Elis, Gabriela Augusta, Zeca, Joel, Vinícius e Camila.

Proposta de pauta:

1- Definir o preço das canecas e adesivos.

2- Indicação de representante para participar das reuniões do DCE e do CEB.

3- Definir as informações a serem apresentadas nos murais.

4- Disponibilização da urna para sugestões para a semana de Ciências Sociais

5- Retorno sobre os contatos para submissão do projeto do PET.

6- Participação na divulgação e organização da hora feliz integrada de quarta, dia 18

7- Participação no Movimento de Área de Ciências Sociais (MACS-Sul), ERECS e ENECS.

Informes:

- Carol falou com Marisol sobre a proposta de o CALCS organizar uma apresentação dos núcleos para todos os estudantes do curso e a professora sugeriu promover esta atividade junto com a apresentação dos resultados da avaliação do PPCC, que acontecerá em abril.

- Laura falou com Julia Guivant (que ano passado se ofereceu para desenvolver atividades do PET) sobre a possibilidade de ser a tutora do programa em nosso curso, e a professora reafirmou o compromisso e inclusive já tem projetos elaborados para serem submetidos quando o edital de seleção for aberto. A Agecom divulgou em fevereiro deste ano que o edital para inscrições de PET estaria aberto na segunda quinzena de março, mas ligando para o setor responsável na Reitoria, a Laura foi informada que ninguém sabia a data exata para a abertura do edital. A Laura ficou ainda de fazer novo contato com a professora para marcar uma reunião e organizar o projeto definitivo.

- Elis informou que na audiência pública de sexta-feira dia 13 entre o secretário municipal de transportes de Florianópolis e a Frente de Luta contra o aumento da Tarifa, o então secretário não deu respostas conclusivas para o problema e não se comprometeu praticamente, justificando que está começando seu trabalho. Disse ainda que apóia as manifestações, que elas devem continuar e que é este o caminho para conseguir a diminuição da tarifa. Ele se comprometeu inclusive em participar da próxima manifestação, que ocorrerá dia 19 de março, às 17h em frente ao TICEN. Outras manifestações estão sendo previstas para outros terminais e um grupo tem desenvolvido trabalhos de base debatendo o transporte e chamando para as manifestações os estudantes das escolas públicas da ilha.

Sobre os pontos da pauta:

1- Depois de discutidas as possibilidades definiu-se que as canecas (já com adesivos) serão vendidas por 3,00 reais e os adesivos vendidos separados custarão 1,00 real. Foi sugerida também a possibilidade de vender as canecas e os adesivos na festa integrada do dia 18. O que dependerá da quantidade de canecas que sobrarão no fim do dia e da disponibilidade dos representantes do CALCS presentes na festa em organizar a venda.

2- Sobre representação do CALCS no CEB e a necessidade de indicar pessoas específicas para se comprometer em participar das reuniões.

- Boni sugeriu que não seria necessário, que determinar pessoas para isso seria burocratizar nossa participação.

- Outras pessoas não vêem problema em indicar alguém para a representação, que se trata de uma questão de organização e não uma burocratização e que tendo garantia de alguém responsável sempre teremos as informações necessárias para trazer as discussões para o CA.

A maioria então decidiu que essa representação deveria ser definida e em seguida Marcel e Gabriela Augusta se propuseram a serem representantes. Lembrando que essas pessoas não são representantes definitivas e que outras pessoas também podem participar.

3- Sugestões de informações para expor nos murais: estágios, bolsas, representação discente e quem são os atuais representantes em cada instância, eventos acadêmicos, eventos políticos, notícias sobre movimentos sociais pelo estado e no Brasil, entre outras notícias que interessarem ao curso. A Laura que é da comissão de comunicação será responsável por manter uma organização destes murais e a Elis e o Boni buscarão enviar a ela notícias e informações periodicamente sobre os movimentos sociais em atividade.

4- Necessidade de fazer uma urna, que pode ser de caixa de papelão, para as sugestões para a semana de Ciências Sociais. Heron, a princípio, se propôs a fazer.

5- Ver informe da Laura

6- Sobre nossa participação na festa integrada, um grupo que vêm organizando a parte financeira da festa solicitou revisar o valor que cada CA irá desembolsar, passando de 200 reais para 400. Depois de uma discussão decidimos que, a princípio, disponibilizaremos a quantia que a maioria concordar, mas se pudermos optar, daremos 300 reais, mesmo com a possibilidade de revermos um lucro proporcional e não dividido igualmente. Laura e Heron ficaram de acompanhar o movimento do caixa durante a festa.

7- Boni fez um breve resgate dos resultados do MACS-Sul do ano passado que deu origem a grupos de trabalho, da necessidade de continuar este trabalho e esta participação e que já existe um grupo se articulando neste sentido e também na participação do ERECS. Falou da importância de manter essa articulação “para além” da estrutura do CA.

Gabriela entre outros presentes manifestaram não ter total conhecimento destes ambientes de organização dos estudantes de Ciências Sociais e foi levantado o problema recorrente da ida de pessoas para fazer o falado “turismo com dinheiro público” entre outros inconvenientes durante as viagens.

Jojô sugeriu fazer uma lista com as pessoas que costumam ter estes comportamentos e priorizar as inscrições e lugares nos ônibus para as pessoas que demonstrem maior interesse e não costumam sustentar essas posturas durante estes eventos. Laura propõe que durante a Semana de Ciências Sociais se abra um espaço específico para fazer a memória destes movimentos como o MACS-Sul, o ERECS e o ENECS e que sirva como um espaço para esclarecer e debater com os estudantes sobre as propostas e a importância destes encontros.

- O posicionamento definido no momento é que o CALCS abrirá espaço durante suas reuniões periódicas para a discussão e a divulgação desses encontros, mas não tem condições, no momento, de “abraçar” uma participação ativa na organização destes eventos que caracterize a presença do “calcs”.

- Sobre o assunto, ainda, dias 4 e 5 de abril acontecerá o pré-ERECS e poderão ser indicados 1 delegado e 2 suplentes para participar. Dia 31 de março é o dia para credenciamento destes representantes.

#Sugestões de pontos de pauta para a próxima reunião:

- Discussão sobre nossa participação em encontros de entidades de representação estudantis, como UNE e UCE

- Representação discente: promover a discussão sobre a importância dessas representações e organizar assembléia para ocupação das cadeiras restantes e/ou ociosas.


Atenciosamente,

Gabriela Augusta da Silva

Centro Acadêmico Livre de Ciência Sociais - CALCS

Gestão Agregação






Enviado por Gabriela Augusta da Silva - gabiaugustas@gmail.com