23 de abr. de 2010

[Textos] Possível estado de Exceção no Paraguai


Compas, 

segue notícia abaixo sobre o que está acontecendo no Paraguai, pode ser decretado Estado de Exceção em alguns departamentos. Objetivo? O de sempre, supostamente combater a "extrema-esquerda". Uma "Ditamole"?!

Saudações,

Sabrina.


http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/04/23/deputados-aprovam-pedido-de-estado-de-excecao-no-paraguai-mas-decreto-volta-ao-senado.jhtm

23/04/2010 - 16h45

Deputados aprovam pedido de estado de exceção no Paraguai, mas decreto volta ao Senado

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

As cinco províncias do Paraguai que podem ter o estado de exceção decretado

  • UOL Arte
A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou com modificações nesta sexta-feira (23) o pedido do presidente Fernando Lugo que determina estado de exceção em parte do país. Por causa das alterações, o decreto terá de passar por nova votação no Senado antes de ser encaminhado para sanção de Lugo.
Ao aprovar o decreto, os deputados paraguaios modificaram o texto para impedir que pessoas detidas por crimes comuns deixem o país durante os 30 dias em que o estado de exceção estará vigente.
A nova votação no Senado, que ontem já havia aprovado a versão original, está prevista para este sábado.
O governo paraguaio pediu o estado de exceção em cinco departamentos (Estados) do país para que as forças armadas possam combater o Exército Popular Paraguaio (EPP), grupo de extrema-esquerda.
Se o pedido for aprovado, o governo poderá decretar prisões e proibir aglomerações públicas e protestos nas províncias de San Pedro, Concepción, Amambay, Alto Paraguay e Presidente Hayes, nas fronteiras com o Brasil e a Bolívia.
A tensão na região aumentou na quinta-feira (22) depois que um confronto entre fazendeiros e supostos combatentes do EPP deixou quatro pessoas mortas, incluindo dois brasileiros.
EPP
O EPP, suspeito de ter ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), é acusado de ao menos quatro sequestros desde 2001, incluindo a captura de um importante fazendeiro que foi solto no começo deste ano.
"O governo, em consulta com senadores e deputados, decidiu apresentar um projeto para declarar estado de emergência na região do conflito", disse o conselheiro jurídico do presidente, Emílio Camacho, na noite de quarta-feira.
A última vez que uma medida similar foi adotada no Paraguai foi em 2002, por ocorrência de protestos violentos contra o governo do ex-presidente Luis González Macchi.
*Com informações de agências internacionais e dos jornais ABC Color e ultimahora.com

Sabrina Schultz