4 de mai. de 2010

[CALCS] Reunião Colegiado Departamento de Antropologia


De ordem do Chefe do Departamento de Antropologia, convocamos V.Sa. para uma Reunião Ordinária do Colegiado, a realizar-se em 05 de maio de 2010 (quarta-feira), das 15:00 às 17:00 h., com a seguinte ordem do dia:
1) Informes;
2) Relato de Gestão;
3) Passagem de chefia e Coordenação de Curso.

E leição para Chefe e sub chefe do Departamento de Antropologia que será realizada no dia 05/05/2010, no horário das 08:00 às 18:00 horas.

Fátima

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 04/05/2010 Comissão de Política e Cultura

REUNIÃO DA COMISSÃO DE POLÍTICA E CULTURA

No dia 04 de maio de 2010, a comissão de Política e Cultura do CALCS, fez sua primeira reunião.
Debatemos os projetos principais, denominados projetos tradicionais, ou seja, aqueles que todos os anos acontecem. São eles a Semana Acadêmica de Ciências Sociais, Oficina para o ERECS. Matheus apresentou propostas de um sarau/filme a cada quinze dias, alternando com o cine-paredão, curso de História regular quinzenal, para os graduandos, exposição fotográfica permanente no corredores do nosso andar. Carol apresentou a proposta de fazermos oficinas de atualidades e monografias, também quinzenalmente. Joana enviou por Matheus a proposta de realizar o espaço de formação política "Como funciona a sociedade", sendo este em módulos de dois dias cada. Gabriela informou que há um interesse grande por parte da direção do CFH na pintura artística do centro, segundo a Bruna seria interessante  o estilo hip-hop de pintura, e debates sobre essa expressão de cultura. Sabendo que nossa gestão pretende ser aberta e democrática decidimos passar as ideias de hoje como pauta para a reunião do dia 05 de maio, sendo as mesmas aprovadas nossa comissão dividirá tarefas e se empenhará o máximo para fazê-las. Estavam presentes na reunião:Gabriela, Bruna, Matheus, Carol, Ernesto.

--
Matheus Acosta

[Textos] A Revista Veja e o Ataque a Antropologia

Sobre matéria da Veja desta semana.


Como diz o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, trata-se de uma matéria repugnante. É preciso ter estômago forte para suportar a leitura de tanto racismo.

A Revista Veja dessa semana traz uma matéria totalmente estúpida ("A Farra da Antropologia Oportunista"!!) sobre a demarcação de terras indígenas, quilombolas e de preservação ambiental. Chegaram inclusive a forjar um depoimento do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, que já emitiu uma nota de protesto. Seguem os links para quem se interessar.

Matéria da Veja: http://alertabrasiltextos.blogspot.com/2010/05/farra-da-antropologia-oportunista.html

Nota de Eduardo Viveiros de Castro:

Ao Editores da revista Veja:

Na matéria "A farra da antropologia oportunista" (Veja ano 43 nº 18, de 05/05/2010), seus autores colocam em minha boca a seguinte afirmação: "Não basta dizer que é índio para se transformar em um deles. Só é índio quem nasce, cresce e vive num ambiente cultural original" . Gostaria de saber quando e a quem eu disse isso, uma vez que (1) nunca tive qualquer espécie de contato com os responsáveis pela matéria; (2) não pronunciei em qualquer ocasião, ou publiquei em qualquer veículo, reflexão tão grotesca, no conteúdo como na forma. Na verdade, a frase a mim mentirosamente atribuída contradiz o espírito de todas declarações que já tive ocasião de fazer sobre o tema. Assim sendo, cabe perguntar o que mais existiria de "montado" ou de simplesmente inventado na matéria. A qual, se me permitem a opinião, achei repugnante. Grato pela atenção,

Eduardo Viveiros de Castro

[Textos] REITOR Prata defende as Fundações de Direito Privado

O primeiro ciclo do REUNI significa expansão do número de vagas com a criação de novos cursos ( e om a contratação de professores e construção de novos prédios), essa fase chega ao final agora na metade do ano. O segundo ciclo do REUNI significa restruturação da universidade, e ele começa esse ano. Todo o investimento federal foi feito até agora, o que veio veio e o que não veio não virá mais.

Se antes do REUNI já era latente e ameaçador para o caráter público, que compreende a educação como um direito constitucionalmente garantido a todo o cidadão brasileiro, a falta de professores e servidores. Com o REUNI cresceu exponecialmente a falta de professores, mesmo com a contratação de vários novos professores - um contratação hipertrofiada se comparamos as necessidades pré-reuni, e "super-hiperatrofiada" se compararmos com a acrescimo de estudantes durante o REUNI. Nessa conta temos que somar ainda a questão das ausência de espaço fisico necessário para comportar todas as novas turmas abertas.

Agora entendámos mais o segundo ciclo, que o da reestruturação. Se até agora "veio" verba a mais via REUNI, fato este questionável se olharmos os números totais da UFSC onde em 2008, mesmo com o acrescimo da verba reuni o montante total foi menor do que no ano anterior sem essa tal verba via REUNI. E agora que não haverá mais verba, seremos obrigados a nos adequarmos as condições mais precarizadas do que antes do REUNI. Políticas, como as de Fundação públicas de Direito Privado (verdadeiras Empresas Gestoras de Carater Privado) são ameaças muito mais latentes, já que o lobby será mais agressivo e patrocinado pelas instituições de estado.
Essa formúla não é nova, basta olhar para o sistema de educação, saúde, previdência etc. da américa latina. Primeiro se asfixia economicamente para depois vender aos grandes monopólios capitalistas o nosso direito.
Educação é um bem comum, público. Não deve ser tratada como mercadoria, como capital.

TCU retoma ações contra fundações de pesquisa
Dimmi Amora e Angela Pinho da Sucursal de Brasília

Recebedoras de grande parte dos recursos para pesquisa científica no país, as fundações de apoio às universidades públicas estão novamente na mira do TCU (Tribunal de Contas da União). Ministros do tribunal se irritaram com a demora na produção de um conjunto de leis para regular o setor, determinado em 2008, e começaram a votar processos de irregularidades nas contas destas entidades, com a aplicação de penalidades como devolução de dinheiro e aplicação de multa.
No início do mês, o ministro Raimundo Carreiro apresentou relatório de irregularidades nas contas da Fundepes, ligada à Universidade Federal de Alagoas. Professores da entidade estavam recebendo adicionais do salário além do permitido via fundação, entre outros problemas. O plenário multou os responsáveis pela fundação.
Outro ministro, Walton Alencar, afirmou que colocaria em votação todos os processos sobre fundação que estavam sob sua responsabilidade porque, segundo ele, as fundações continuavam a praticar as irregularidades identificadas pelo TCU e o conjunto de regulamentos determinados pelo órgão não havia ficado pronto.
A situação aflige pesquisadores e reitores. Eles afirmam que as entidades são fundamentais para o encaminhamento das verbas de pesquisa, uma vez que têm mais estrutura e flexibilidade para lidar com processos como compra de equipamentos e contratação de pessoal para projetos.
Para Álvaro Prata, reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e membro da diretoria da associação que reúne os reitores das federais, o fim dessa relação com as entidades pode ter o significado de um "freio" para a pesquisa. "No ano passado, houve um esforço muito grande [para regularizar a situação], fizemos inúmeras reuniões, mas infelizmente não houve um desfecho", diz.
Reação
Diante das manifestações do TCU, o Ministério da Ciência e Tecnologia tentou contornar o tema por duas vias. No próprio tribunal, entrou com um pedido, ainda não respondido, para que o prazo para análise de contas fosse estendido em relação ao financiamento via fundações para pesquisas e infraestrutura para laboratórios.
Enquanto isso, no Congresso, articulou com parlamentares da base aliada a inclusão de mudanças na lei de fundações por meio de emendas a uma medida provisória que já está sob análise da Câmara. A iniciativa, contudo, foi vetada porque o tema da MP não tinha relação com as fundações. O ministério afirma que continua trabalhando em nova via legislativa para solucionar a questão.
No Ministério da Educação, a secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci, afirma que "muito em breve" será anunciado um conjunto de medidas para fortalecer a estrutura das universidades para que elas tenham mais agilidade para gerir recursos de pesquisa. 


Matheus Acosta Dallmann
Vagner Boni

[Textos] O desfile dos “obrigados”

Algumas agências e blogueiros andam dizendo que neste desfile de Primeiro de Maio os cubanos foram desfilar sob ameaça, pressionados pelos administradores de centros de trabalho e diretores de escolas.
Vladia Rubio

Se vê que sabem pressionar bem esses diretores, aposto que mais de meio milhão de cidadãos da capital – e ninguém deu o número oficial – lotaram a Praça da Revolução neste sábado de sol e orgulho. Isso para não falar do resto das mais importantes praças e avenidas do país que igualmente ficaram repletas de compatriotas vestindo as cores da bandeira cubana.
Além disso, é estranho que nenhum foto como a que ilustra este artigo, feita pela equipe de foto-reportagem de Bohemia, foi difundida pelos correspondentes das referidas agências, e tão pouco pelos blogueiros sensacionistas. Com o trabalho que divulgam os mal chamados “jornalistas independentes”, para tirar de onde não há as mais esdrúxulas conclusões, resulta que nenhuma imagem, como esta, eles comentaram, mesmo estando visível aos olhos de qualquer um.
Acontece que tudo o que encoraja nesta grande Ilha é uma só obrigação a animar essa multidão que desfilou neste Dia Internacional dos Trabalhadores: um compromisso, sim, mas com eles mesmo e sua dignidade. A Pátria convocou e só imaturos ficaram sentados.
Uma magnífica galeria de fotos do Desfile encontra-se em Bohemia

Traduzido por Dario da Silva

--
Matheus Acosta

[SINTE] 5 de maio Ato unificado Saúde e Educação




BOLETIM DO SINTE REGIONAL FLORIANÓPOLIS

ação e luta - oposição na direção estadual do sinte/sc

ESPECIAL ato unificado - saúde e educação

05 de maio de 2010!

4ª FEIRA É DIA DE MOBILIZAÇÃO!

O dia

05 de Maio promete ser importantíssimo na caminhada unificada dos servidores estaduais da Educação e da Saúde de SC.
No período da manhã, será apreciada na Assembléia Legislativa, uma proposta de emenda que contemplaria todos os servidores da educação com uma gratificação semelhante à que seria concedida aos funcionários da SED e GERED´s.

Devido à demora da direção estadual do SINTE/SC em atuar sobre a ALESC exigindo justiça salarial, todos os momentos que pudermos ocupar os corredores e reuniões/sessões da ALESC para reivindicarmos nossos direitos tem que ser aproveitados. A assembléia estadual do último dia 28 se impôs à maioria Cutista e "paralisante" da direção estadual do SINTE/SC e exigiu mobilização. Nós da AÇÃO e LUTA, mesmo sendo atualmente minoria e OPOSIÇÃO na diretoria estadual do SINTE/SC mobiliaremos quantos trabalhadores em educação forem possíveis para este importante dia e exigiremos que todos, não apenas a minoria, assumam esta importante luta.

Ainda mais importante que o envio de representantes do magistério público no período da manhã à ALESC, será a manifestação que será realizada a partir das 15 horas em frente ao Centro Administrativo do governo do Estado (SC 401) conjunta com os servidores da saúde que antes reunirão-se em assembléia e já estão mobilizados há mais de um mês exigindo justiça salarial e um reajuste digno.

Este é o momento de reabrirmos as negociações fechadas há mais de dois anos com o governo do Estado. No entanto, não podemos cruzar os braços e nos acomodar nas escolas esperando a boa vontade dos governantes de plantão. Só a nossa mobilização constante arrancará negociações de verdade e conquistas. Este governo já deu sinais de que não é diferente do que saiu quando retirou de forma no mínimo estranha a medida provisória com as emendas que estenderiam a todos as gratificações dos servidores da saúde. Não podemos permitir que também enrole a nós trabalhadores em educação: exigimos a antecipação para já da rodada de negociação apontada pelo governo para dia 11 de Maio, assim como nossa inclusão neste bolo de milhões de reais inicialmente previstos para poucos apadrinhados e que deve ser estendido a todos os servidores estaduais.


ATO UNIFICADO – TABALHADORES EM EDUCAÇÃO E SAÚDE!

LOCAL: CENTRO ADMINISTRATIVO DO GOVERNO ESTADUAL

(SC 401 – APÓS FLORIPA SHOPPING).

HORÁRIO: 15 : 00

[CALCS] Reunião do CA na 4feira, 05/05

Para avisar os que não sabem: reunião quarta-feira, dia 05/05, às 13:30.

Vamos já construindo a pauta?

1. CEB
2. Matéria Veja Antropologia
3. Falta de secretária na coordenação
4. Andamento das comissões
5. Finanças
6. Ônibus Erecs e organização para o encontro
7...

Alguém sugere mais alguma coisa?

Abs,
Cris