4 de jul. de 2008

[CALCS] Esclarecimentos CO-ENECS

ESCLARECIMENTOS

Caros estudantes de ciências sociais de todo o Brasil.

Diante de perguntas e especulações, que muitas vezes são equivocadas a respeito do que anda acontecendo na organização ENECS, colocamos abaixo alguns pontos a serem esclarecidos:

Até então já possuímos para o encontro os seguintes locais:

*PAF I(Pavilhão de Aulas Federação) - Somente para eventos
*Pedimos para o instituto de geografia um total de salas, para 200 pessoas. Já houve conversa prévia com os diretores, porém há a espera de ofício de resposta em mãos.
*Pedimos ao Instituto de Física salas, para alojamento para um total de mais ou menos 150 pessoas. Estamos esperando ofício de resposta, porém já houve diálogo prévio.
*Pedimos para o Instituto de Arquitetura 5 salas, que cabem mais ou menos 50 pessoas em cada uma delas. Estamos esperando ofício de resposta, porém já houve prévia diálogo.

OBS: Ainda assim, não conseguimos a quantidade necessária para alocar os estudantes e temos expectativa para alojamento é um total de 600 pessoas.

Diante das circunstancias de nosso campus FFCH, o qual não abriga muitas pessoas procuramos outros locais para realização do encontro. Porém, o que dificultou muito foi o calendário de ferias das escolas (estaduais, municipais e federais) que possuem o calendário diferente da data de realização do encontro.

Em reuniões da comissão organizadora, foi decidido que o encontro seria auto financiado, ou seja, o financiamento do encontro seria feito através de dinheiro de sindicatos, e das próprias inscrições.

Foram distribuídos ofícios para alguns sindicatos da cidade, e para locais da própria universidade, porém, muitos sem respostas ou com respostas negativas.

Nessas mesmas reuniões, devido à falta de tempo hábil para a realização do encontro, foram delegadas tarefas. Devido a UFBA ser a única escola da Bahia, e os estudantes estarem comprometidos com outras atividades, muitas das tarefas do ENECS não foram cumpridas.

Nós não estamos nos isentando dos problemas que estamos enfrentando, porém, o interesse em participar da organização é pouco. Durante o ano foi tentada em sucessivas reuniões a mobilização e conscientização da importância do encontro, no entanto, muitas foram esvaziadas e não aconteceram. Sabemos que um encontro desse porte deve se realizar na medida em que todas as partes estejam interligadas.

Foi decidido em assembléia geral dos estudantes no final de 2007 que o encontro seria supra C.A. (Centro acadêmico), e muitos dos responsáveis pela decisão de trazer o ENECS para a Bahia não se comprometeram ativamente na construção do evento sendo que as pessoas que estão hoje participando estão sobrecarregadas diante das grandes demandas (pouco mais de 10 pessoas dividindo entre tarefas acadêmicas e do movimento estudantil, como membros do C.A.).

Já esclarecida a atual situação foi convocada uma reunião para o dia 03/07/2008 que compareceram apenas 9 pessoas e foi discutido a real situação do encontro.

Estamos dispostos a realizar o encontro, porém as atuais condições financeiras e da quantidade de pessoas para concretização das necessidades básicas para a construção do evento são insuficientes.

Com toda deficiências da C.O. (Comissão Organizadora), juntamente com a falta de dinheiro para cobrir os custos imediatos do encontro, precisaríamos de dinheiro antecipado que viria dos possíveis patrocínios o que não aconteceu. O dinheiro das inscrições é insuficiente para cobrir o encontro porque só temos até agora 30 inscritos. Os gastos das inscrições (R$ 65,00) compreendem alimentação, kits, iluminação, segurança, banheiros químicos, conteiners com chuveiros, limpeza, certificados, festas, material gráfico, entre outros.

Nós, remanescentes da Comissão Organizadora, resolvemos fazer esse pequeno esclarecimento para todos os demais que estão sem conhecimento do que acontece aqui na Bahia, e para os que aqui residem se informarem melhor.

Pedimos desculpas pela a demora de algumas respostas, pois não temos uma comissão de comunicação ativa.

Assim, decidimos em reunião hoje (03/07/2008), que será convocada mais uma vez, uma reunião geral do ENECS no dia 08/07/2008 às 9:00H da manhã em S.Lazaro para discutir os rumos do Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais, dando assim um parecer para os demais estudantes.

Pedimos desde já a todo o corpo estudantil o comparecimento de todas as pessoas que desde o começo se comprometeram com a construção do evento.

MEMBROS DA COMISSAO ORGANIZADORA DO ENECS.