22 de set. de 2010

[Textos] Ciência Política poderá estar na grade do ensino médio


Arquivo - Janine Moraes
Caiado: brasileiro deve saber as atribuições de governador ou deputado.
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7746/10, do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), que inclui no currículo obrigatório do ensino médio brasileiro disciplina com noções básicas de ciência política.
Segundo o texto, os alunos do ensino médio teriam aulas de conteúdo técnico (e não partidário) sobre a representação política, a história do voto no Brasil e as atribuições dos diferentes cargos políticos e dos três Poderes, entre outros assuntos.
O prazo para os sistemas de ensino incluírem a disciplina na grade horária será de três anos, caso o projeto seja aprovado.
A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96), que hoje estabelece a oferta obrigatória, no ensino médio, de Português, de Matemática, do "conhecimento do mundo físico e natural" e da "realidade social e política", especialmente do Brasil, além de Artes, Educação Física, uma língua estrangeira, Filosofia e Sociologia.
As duas últimas disciplinas foram incluídas na LDB pela Lei 11.684/08, mas a modificação foi insuficiente, na opinião de Caiado. "Essas matérias não abarcam algumas noções imprescindíveis para a compreensão da realidade política brasileira presentes na área de estudo da Ciência Política", afirma o deputado.
Democracia
Ronaldo Caiado diz que a ideia da proposta é aperfeiçoar o processo democrático brasileiro. "Os eleitores estarão mais capacitados para entender a realidade política à sua volta", explicou o parlamentar.
Muitos eleitores, afirma ainda, votam atualmente sem saber a atribuição dos cargos políticos. "Muitos brasileiros acreditam que tudo o que acontece no Brasil é fruto do trabalho de uma única figura política: o presidente. É importante que o brasileiro saiba quais são as atribuições de um governador ou de um deputado federal", critica.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Noéli Nobre

[Textos] Filosofia e sociologia estão ameaçadas


Filosofia e sociologia estão ameaçadas

Parecer pemite que as disciplinas sejam diluídas no currículo
 http://www.brasildefato.com.br/node/237
14/09/2010
Luiz Gustavo

A obrigatoriedade das disciplinas no currículo do ensino médio é resultado de intensos e longos embates. Até a década de 70, a sociologia e a filosofia integravam, como outras disciplinas quaisquer, o currículo escolar da educação brasileira. Com o advento da ditadura militar, ambos os componentes foram excluídos da grade curricular e, por conseguinte, substituídos por duas outras disciplinas: Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil (OSPB). Tais disciplinas assumiam um caráter panfletário pró-ditadura, eliminando estrategicamente todo o caráter crítico e reflexivo da filosofia e da sociologia.

Sindicatos e demais entidades representativas dos profissionais destas áreas se mobilizaram e conduziram uma luta que perpassou todo o período de redemocratização do país. O Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo (Sinsesp), o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e a Federação Nacional dos Sociólogos (FNS) foram algumas das entidades participantes da reivindicação.

Em 2008, por meio da Lei No. 11.684 de 02 de junho de autoria do Deputado Federal Ribamar Alves (PSB-MA), e sancionada pelo então vice-presidente em exercício José Alencar, as disciplinas são novamente incluídas no currículo formal do ensino médio. A lei que institui a obrigatoriedade de tais disciplinas altera o artigo 36 da Lei No. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que, por sua vez, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB).

Entretanto, a deliberação No. 77/08 do Conselho Estadual de Educação (CEE) flexibiliza a obrigatoriedade das disciplinas no ensino médio. Segundo o parecer, as aulas poderão ser diluídas no currículo, não precisando se configurar como matérias específicas. De acordo com o dispositivo, “as escolas podem, em decorrência de sua proposta pedagógica, tratar Filosofia e Sociologia de forma integrada sem necessidade de destacar carga horária própria para uma e para outra”. Além disso, a deliberação também prevê que a definição da matriz deva ficar a critério da proposta pedagógica de cada escola ou rede de ensino.

O sociólogo e professor da USP Amaury Cesar, atenta para a necessidade de se encaminhar seja ao Ministério Público, Procuradoria da União ou Conselho Nacional de Educação (CNE) uma ação judicial questionando os atuais rumos adotados pela educação paulista. Em contrapartida, as entidades representativas estão articulando forças para revogar o parecer. Dentre as ações, destacam-se: a redação de uma nota a ser lida e distribuída nas reuniões da Apeoesp, promover uma mesa de debates composta por professores e acadêmicos cujo escopo é conscientizar a sociedade civil sobre a importância da filosofia e sociologia como disciplinas do ensino médio e solicitar as assessorias de imprensa dos candidatos ao governo do estado que exponham o assunto em seus programas eleitorais.

Luiz Gustavo é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela PUC-SP, especialista em Educação Ambiental pelo Senac-SP, graduando em Comunicação Social - Jornalismo pela UniFIAMFAAM e mestrando em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie.

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 22/09/10

Ata da reunião do dia 22/09/2010
Presentes: Cristiano, Fabrício, Gabriela, Allissom, Ernesto, Adalberto, Fernando. Boni, Lucas.
Pauta: Semana Acadêmica

Informes:
Adalberto trouxe a proposta enviado por alunos, sindicados dos professores, membros da frente de luta por uma expansão de qualidade e alguns centro acadêmicos sobre a chamada de novas eleições para DCE e formação de chapa. Ele irá enviar por email a carta convite para as pessoas unirem-se ao chamado e também outros pontos chaves de debae e luta, para um “enfrentamento Global de todas as lutas”

Semana Acadêmica:
− Arte da Semana: Ainda não foi feita, o Lucas ficou de falar com a irmã dele, Gabi ficou de falar com uma amiga, Fabrício vai tentar preparar algo em casa.
− O grupo irá se reunir para preparar a programação da saída de campo. Gabi e Fabrício vão conversar com o Gui da geogradia sobre quais atividades devem ser realizadas.
− É preciso pegar o material fornecido para semana acadêmica na PRAE (Crachás, pastas, certificados...)
− Organizar grade de atividades da semana. Ficou decidido que é necessário o mínimo de 3 pessoas por atividade.
− Fabrício ira digitar e enviar para o grupo um chamado para inscrições de interessados em
divulgar trabalhos na semana acadêmica.
− Fabrício vai digita um aviso sobre a necessidade de voluntários para ajudar na semana acadêmica.
− Gabi irá colar os dois anúncios.
− Fernando e Allisson vão falar com o Valcionir (LEFIS) sobre a retirada de uma câmera de vídeo para fazer o vídeo sobre política além do voto, que será passado antes da festinha.
− É preciso avisar a Roselane e reservar na secretaria o projetor para a festa.
− Gabi e Fabrício vão entrevistar, filmar o vídeo que será passado antes da festa.
− Bruna foi a PRAE resolver as questões das passagens e hotel, nesta quinta feira irá confirmar a compra das passagens.
− Fabrício organizar o material para gráfica. Fabrício vai levar em três gráficas, pegar o orçamento, levar na PRAE e depois vai encomendar o material de ivulgação.

− SEXTA
ÚLTIMOS DETALHES DA SEMANA. - (24/09/2010 – 13:30 – NO CALCS)
SEXTA-FEIRA
TEREMOS
UMA
REUNIÃO
PARA
ACERTAR

OS
ÚLTIMOS DETALHES DA SEMANA. - (24/09/2010 – 13:30 – NO CALCS)

relatoria por gabriela

[Teatro] Mudança de local da Peça "A Mandrágora"

Olá a tod@s. Só para avisar que a Peça "A Mandrágora", de Maquiavel,
que está sendo encenada por estudantes de Ciências Sociais da UFSC, será
apresentada no Teatro do DAC/UFSC (ao lado da Igrejinha) é será as
19:30 (meia hora antes do horário programado inicialmente) devido
a este espaço estar posteriormente reservado para outras atividades.
   Agradeço a quem puder repassar esta informação para seus contatos.
   Abraços,
   Cris

[CALCS] PROGRAMAÇÃO SEMANA ACADÊMICA

    Caros colegas, envio em anexo e no corpo do e-mail a programação da XI Semana Acadêmcia de Ciências Socias, cuja temática este ano será "Ciências Sociais: para que? para quem?". Foram enviados ofícios e convites por e-mail e todos os professores do Departamento de Antropologia e do Departamento de Sociologia e Ciência Política. Porém, ressalto que cabe a cada professor decidir pela liberação das aulas ou não em negociação com a sua respectiva turma, já que a Semana Acadêmica não faz parte, até o momento, do calendário oficial do curso. Saliento que a programação está sujeita a pequenas alterações pois falta a confirmação de alguns palestrantes. Victor, o debate do Percepções foi incorporado à Semana conforme sugestão sua. 
    Será feito o controle de presença dos participantes, e o mesmo será repassado aos professores para que a participação na Semana conte como participação na aula que iria acontecer no período.
    Por fim, convido a todos a ajudar na organização da Semana, toda ajuda será bem-vinda!
    Abraços,
    Cris - Calcs

PROGRAMAÇÃO
XI Semana Acadêmica do curso de Ciências Sociais - "CIÊNCIAS SOCIAIS: PARA QUE? PARA QUEM?"

Segunda-Feira 27/09
Manha
09h00 Inscrições e Informações
Local: Hall do CFH

Tarde
14h30 Teatro brigada mítico
Local: Hall do CFH

Noite
Mesa Redonda: Cultura Brasileira e Resistência cultural
Centro Cultural Escrava Anastácia (Representante à confirmar)
Local: Mini-Auditório CFH

Terça-Feira 28/09
Manha
09h00 Mesa Redonda: Crise e Imperialismo e o Papel da midia
Valcionir Corrêa (LEFIS/LASTRO/UFSC)
Edmilson Silva Costa (FMU/USJT/UNIPALMARES)
Jacques Mick  (SPO/UFSC)
Local: Mini-Auditório CFH

Tarde
14h00 Apresentação de trabalhos Acadêmicos
Local: à confirmar
15h00 Oficina Ensino de Sociologia no Ensino Médio
Valcionir Corrêa (LEFIS/LASTRO/UFSC)
Local: Mini-Auditório CFH

Noite
18h30 Apresentação de trabalhos Acadêmicos
Local: à confirmar
19h30 Mesa Redonda: Antropologia Contemporânea
Local: Mini-Auditório CFH

Quarta-Feira 29/09
Manha
09h00 Mesa Redonda: Organizações de Classes
Valeria De Marco (USP) (à confirmar)
Local: Mini-Auditório CFH

Tarde
14h00 Apresentação de trabalhos Acadêmicos
Local: à confirmar
15h00 Oficina de Educação Socialista
Caroline Bahniuk (ACAP/TMT/UFSC)
Adriana D`Agostini (Educação do Campo/CED/UFSC)
Local: Mini-Auditório CFH

Noite
18h30 Apresentação de trabalhos Acadêmicos

Local: à confirmar
19h30 Mesa Redonda Trabalho como Principio Educativo
Sandra Luciana Dalmagro (ITERRA/TMT/UFSC)
Local: Mini-Auditório CFH

Quinta-Feira 30/09
Manha
09h00 Mesa Redonda: Criminalização dos Movimentos Sociais
Fernando Ponte de Sousa (LEFIS/LASTRO/SPO/UFSC)
Local: Mini-Auditório CFH

Tarde
15h00 Roda de debate: Comunicação Alternativa
CMI (Cazé)
Local: Mini-Auditório CFH

Noite
19h00 Mesa Redonda: Eleições 2010
(Debate promovido pelo espaço Percepções)

Sexta-Feira 01/10
Manha
09h00 Mesa Redonda: Prática Profissional do Cientista Social 
Local: Mini-Auditório CFH


Tarde
14h00 Roda de conversa: discussão sobre o currículo do curso de Ciências Sociais
Local: a confirmar

Noite
20h00 Cine Paredão
22h00 Festa Cultural de encerramento
Local: Oasis do CFH

Sábado 02/10
Manha
12h00 Vivencia na área de uso comum em Imbituba
Local: Ponto de Ônibus em frente ao CFH
* Volta programada para a manhã de domingo dia 03/10
www.calcs.ufsc.br
www,semacs.blogspot.com

[Textos] Reforma na USP


Para pensar as reformas daqui!

Reforma na USP
22 Set 2010 Folha De São Paulo
É louvável a iniciativa do Conselho Universitário da USP de revisar todos os seus cursos de graduação, processo que poderá acarretar a mudança de currículos e o eventual fechamento de algumas carreiras.
Nos últimos cinco anos, graças à elevação das receitas do Estado, a USP viu seu Orçamento aumentar em cerca de 40%. Essa elevação, contudo, não se refletiu em aumento na produção científica da universidade.
Em relação à qualidade dos cursos, a medição se torna difícil porque a USP se nega a participar do Enade, exame do Ministério da Educação que poderia compará-la a outras instituições brasileiras. Recente ranking internacional, no entanto, mostrou que a universidade paulista ainda é a melhor entre as brasileiras, mas fica longe dos grandes centros mundiais — é somente a 232 ª mais bem avaliada do mundo.
Por necessário que seja, o processo de reavaliação dos cursos não deveria se render a uma visão meramente utilitarista, que leve em conta apenas a demanda dos vestibulandos e as necessidades do mercado. Como universidade pública, a USP não pode abdicar da função de cultivar e difundir um tipo de conhecimento que não encontra espaço nos bancos das faculdades privadas.
Além da revisão das carreiras, o reitor da instituição, João Grandino Rodas, anunciou a intenção de frear o aumento do número de vagas de graduação, que subiu 50% nos últimos oito anos.
Rodas considera que uma excessiva abertura de vagas pode prejudicar a qualidade do ensino. O reitor acerta ao considerar que, “ sem uma revisão dos cursos que já existem e uma melhora da infraestrutura disponível, a busca da excelência da USP não será possível”.
Resta saber se o diagnóstico se refletirá numa atuação que impulsione a universidade para padrões acadêmicos mais elevados.


--
Matheus Acosta

http://www.eiv.libertar.org/  Estágio Interdisciplinar de Vivências