10 de nov. de 2009

[Carta] Pais de indígenas desaparecidos fazem apelo ao MPF e à Funai

10/11/09 - 17:59 - Pais de indígenas desaparecidos fazem apelo ao MPF e à Funai

Continuam desaparecidos os professores Guarani Kaiowá, Rolindo e Genilvado Vera, que são procurados pela comunidade desde 30 de outubro. Os dois estavam num grupo de 25 indígenas que retomaram, no dia 29 de outubro, o tekohá (terra tradicional) Ypo´i, próximo ao município de Paranhos, Mato Grosso do Sul. No dia seguinte à retomada, o grupo foi despejado por seguranças particulares, desde então os professores não foram mais vistos.

A Polícia continua procurando os professores. A população da aldeia Pirajuí, onde vivem os pais e demais familiares dos professores, está muito preocupada. As aulas de mais de 500 alunos da área foram suspensas em solidariedade aos professores desaparecidos. Os movimentos sociais e entidades internacionais cobram providencias, demarcação da terra e justiça.

Os pais dos dois professores encaminharam um dramático apelo em carta enviada ao o Procurador Marco Antonio do Ministério Público Federal, em Dourados e Margarida Nicoletti, administradora da Funai Cone Sul.
Eis o teor da carta, na íntegra:

 “Nós da comunidade da aldeia Ypo'i, estamos muito desesperado pelo desaparecimento dos nossos dois professores que não desapareceu. queremos que as autoridades desses órgãos competentes nos ajude imediatamente.
Estamos muito cansados CHEGA! BASTA!
Pedimos com sincero apoio aos senhores autoridades, pois nos procuramos já em todo canto pedimos aos senhores uma intervenção junto com as autoridades Paraguaias já que a fronteira é muito próxima.
Que isso seja urgente imediato nós dependemos muito do apoio desse órgão do ministério publico.
Como garante as leis e da constituição federal.
Enquanto não encontramos nosso patrícios professores iremos estar na busca, com isso todas as crianças da aldeia Pirajui e demais áreas irão sofrer consequências referentes ao ano letivo, por essa razão solicitamos que nos ajudem a encontrar nosso parente.
Desde já agradecemos
Pais das vitimas, ñanderu, ñadesy, professores e apoiadores todos juntos solicita SOS.
Pai do professor Genivaldo Vera, Bernardo Vera e sua mãe Francisca Gonsales
Pai do professor Rolindo Vera, Catalino Vera e sua mãe Tila Ximenes”

por Silvana Sanches

[CALCS] Assembléia Geral dia 11/11/2009

ASSEMBLÉIA GERAL
DIA 11 DE NOVEMBRO ÀS 17H
NAS PROXIMIDADES DO CALCS


Pauta:

- Representação discente
- Participação Estudantil: Comissão Eleitoral? Autogestão?

Ana Rita Mayer

[Quilombolas] Urgente - Invernada dos Negros: Manifesto em Defesa da Titulação dos Territórios Quilombolas JÁ !!!

 Dá-lhe galera, repasso...
Thiago Arruda Ribeiro dos Santos

--
Maria Dorothea Post Darella
Laboratório de Etnologia Indígena - Museu Universitário - Secretaria de Cultura e Arte/UFSC
Tel.: 48 - 3721-9793 / 3721-9325
Florianópolis - SC









MANIFESTO EM DEFESA DA TITULAÇÃO DOS TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS JÁ !!!

Pela Assinatura da Portaria da Comunidade de Remanescente de Quilombos Invernada dos Negros – Campos Novos- SC



AS Comunidades Remanescentes dos Quilombos de Santa Catarina, JUNTAMENTE COM O Movimento Negro Unificado- MNU-SC, VEM PERANTE A POPULAÇÃO E O POVO BRASILEIRO DENUNCIAR A GRAVE SITUAÇÃO DE ATAQUE AOS DIREITOS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS.
A LUTA QUILOMBOLA É SECULAR. NÓS E O CONJUNTO DAS ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES DO MOVIMENTO NEGRO SOMOS HERDEIROS E FAZEMOS PARTE DESSA FRENTE.
HOJE, INFORMALMENTE, SÃO MAIS DE CINCO MIL COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS, NOS MAIS VARIADOS GRAUS DE ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO PELA DEFESA DE SEUS DIREITOS E EM TODOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO.
DIRETTO ESTES QUE VEM SENDO DURAMENTE ATACADOS NAS VÁRIAS ESFERAS DO ESTADO, COMO A ADIN - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, AJUIZADA PELO DEM (DEMOCRATAS EX-PFL); O PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO DE AUTORIA DO DEPUTADO DO PMDB DE SANTA CATARINA (Deputado Valdir Colatto (PMDB - SC), Projeto de Lei 3654), BEM COMO TODAS AS ARGUMENTAÇÕES DA BANCADA RURALISTAS PARA A RETIRADA DA CONCEITUAÇÃO DE QUILOMBOS DO ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL, AS PRESSÕES PARA ALTERAÇÕES NA INSTRUÇÃO NORMATIVA(IN), ANTERIORMENTE IN 20, HOJE, IN 52.
A COMUNIDADE DE REMANESCENTES DE QUILOMBOS INVERNADA DOS NEGROS, VEM BRAVAMENTE RESISTINDO A TODOS ESTES ATAQUES, FOI UM LONGO PERÍODO DE OPRESSÃO, ESBULHO ONDE A COMUNIDADE SOFREU PERSEGUIÇÕES DE JAGUNÇOS CONTRATADOS PELA EMPRESA, FOI CERCEADA SUA LIBERDADE EM SEU TERRITÓRIO, SUAS LIDERANÇAS PERSSEGUIDAS E AMEAÇADAS, DESEMPREGO COMO RETALHAÇÃO, ACREDITOU NO COMPROMISSO DESTE GOVERNO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PARA A PARACELA DA POPULAÇÃO EXPROPRIADA HISTORICAMENTE .

DIANTE DA LUTA E DA HISTÓRIA A COMUNIDADE DE REMANESCENTES DE QUILOMBOS INVERNADA DOS NEGROS NÃO VAI RECUAR DOS SEUS DIREITOS. FORAM SEGUIDOS TODOS OS PROCEDIMENTOS EXIGIDOS PELO DECRETO 4.887/03 PARA A TITULAÇÃO E DE ACORDO COM OS PARECERES TÉCNICOS, ESTÁ PRONTO PARA A ASSINATURA DA PORTARIA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
NO ENTANTO, A COMUNIDADE FOI SURPREENDIDA COM A PROBABILIDADE DE SER RETIRADA DA LISTA DE COMUNIDADES QUE TERIAM A ASSINATURA DA PORTARIA, PREVISTA PARA 20 DE NOVEMBRO DE 2009.
A RETIRADA DA PORTARIA DA INVERNADA DOS NEGROS SE CONSOLIDARÁ COMO UM RETROCESSO PARA LUTA POR TITULAÇÃO DOS TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS E PARA AS DEMAIS LUTAS DO POVO NEGRO.
O MOMENTO É DE UNIDADE, E VIMOS A PÚBLICO CONCLAMAR A TODOS PARA A LUTA PELA ASSINATURA DA PORTARIA DA COMUNIDADE INVERNADA DOS NEGROS NO DIA 20 DE NOVEMBRO.
PELA TITULAÇÃO IMEDIATA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE DOS TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS.

TITULAÇÃO JÁ
REAJA A VIOLÊNCIA RACIAL!!!!
REPARAÇÃO JÁ

MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO – SC
COMUNIDADE DE REMANESCENTES DE QUILOMBOS INVERNADA DOS NEGROS – Campos Novos -SC
COMUNIDADE DE REMANESCENTES DO QUILOMBO CAMPO DOS POLLI;
COMUNIDADE DOS REMANESCENTES DO QUILOMBO ALDEIA
COMUNIDADE DOS REMANESCENTES DO QUILOMBO MORRO DO FORTUNATO;
COMUNIDADE DOS REMANESCENTES DO QUILOMBO SÃO ROQUE;
NÚCLEO DE ESTUDOS NEGROS - NEN

ASSINE O MANIFESTO E ENVIE PARA;


Presidente: Luiz Inácio Lula da Silva
Casa Civil
Ministra-Chefe: Dilma Rousseff

MDA
Ministro; Guilherme Cassel
INCRA
Presidente: Rolf Hackbart

Senadora Ideli Salvatti
Deputado Vignatti