23 de out. de 2007

[REUNI] Golpe no Conselho Universitário

Golpe no Conselho Universitário
Hoje de manhã aconteceu o Conselho Universitário que aprovaria ou não adesão da UFSC ao REUNI. Mesmo sem a homologação dos representantes estudantis, comparecemos em peso para exigir a homologação dos mesmos e garantir que o Conselho fosse aberto aos estudantes. Conseguimos ambos.

Além da participação dos/as conselheiros/as, contamos com a presença de aproximadamente duzentos estudantes desta universidade. A maior parte dos/as velhos conselheiros/as não se posicionou. Apenas uns poucos defendiam o REUNI. A maior parte das falas foram no sentido de questionar a validade da aprovação de um projeto de expansão e reestruturação da UFSC, sem a ampla participação no debate, dos três setores que compõem esta universidade.

Presenciamos muitas hipocrisias: centros onde o REUNI não havia sido aprovado constavam na lista de centros participantes do REUNI e seus conselheiros se omitiram para corrigir tal "engano". Em centros onde a adesão foi decidida a portas fechadas o conselheiro teve a audácia de dizer que a decisão foi tomada depois de amplo debate e participação dos estudantes.

O que vimos foi uma demonstração de autoritarismo da mesa diretora do CUN, que contava com nosso vice reitor Ariovaldo. Este tentou impedir constantemente que os alunos se manifestassem. Tentou que estes não pudessem ter voz e voto como conselheiros que são, não escreveu parte das inscrições dos discentes e na hora de votar uma proposta, manipulou uma delas, feitas por um conselheiro discente, para que fosse votada em contraposição a proposta feita por um professor.

As propostas eram: não votar o REUNI antes de um amplo debate na universidade, que acabou sendo contraposta a de aprovar ou não o REUNI no CUN da próxima sexta-feira.

Na hora de votar, a mesa chamou os que queriam aprovar a proposta dois (do conselho na sexta). Estes levantaram o braço, o vice reitor decretou que eram maioria, não chamou pelos votos na outra proposta e ao mesmo tempo os conselheiros que votaram e a mesa, quase que pulando das cadeiras, quase que correndo, abandonaram o conselho universitário.

O que vimos foi a continuidade do processo que envolve o tema REUNI. Apesar de estar na praça desde abril, só há poucos dias realizou-se pela PREG, alguns debates minguados. Agora tentarão aprovar o REUNI na sexta, ferindo a autonomia universitária, submetendo-se a uma chantagem do governo, que oferece um dinheiro em troca do desmonte da universidade.


Segue o vídeo do golpe:


http://www.youtube.com/watch?v=ZWdc_Wh1OLo