11 de ago. de 2009

[CSO] Federação Nacional dos Sociólogos (FNS)

http://www.fns-brasil.org/site/index.asp

Breve Relato

A Federação Nacional dos Sociólogos (FNS) foi criada por decisão do VII Congresso Nacional dos Sociólogos, realizado em 1988, na cidade de Salvador/BA, sucedendo à antiga Associação de Sociólogos do Brasil (ASB). Sua oficialização se deu com o registro lavrado na comarca de Belo Horizonte, em 19 de julho de 1989.
Até se registrar, a FNS contou com duas diretorias provisórias. Com a oficialização, sua primeira presidente foi a Rosângela Novaes Lima, do Pará. O segundo mandato coube a José João de Oliveira Paes, do Paraná. O terceiro e o quarto mandados couberam a Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho. Entretanto, somente a primeira dessas várias diretorias foi efetivamente levada a registro.
No XII Congresso Nacional dos Sociólogos, realizado em 2002, por obra da diretoria que se retirava, houve uma proposta de mudança para outro nome e outra sigla, chegando a entidade, informalmente, a se chamar Federação Nacional dos Sociólogos-Brasil (FNSB).
Em Curitiba, assumiu a presidência o sociólogo Antônio Ides Antunes do Prado, do Rio Grande do Sul e foi designada pela assembléia, ali instalada, a capital do Pará para sediar o Congresso seguinte.
Em abril de 2005, ocorreu uma movimentação para que a escolha da assembléia de 2002 fosse alterada, mudando a cidade ali designada em favor da cidade de São Paulo. No entanto, a pretensão foi rejeitada pelo voto e o XIII Congresso atendeu, finalmente, a vontade da assembléia em favor da Região Norte, sendo prestigiado então por dois terços dos sindicatos em atividade, inclusive pelo sindicato do extremo Sul do país.
Assim, em novembro do mesmo ano, na cidade de Belém, foi renovada a diretoria executiva da Federação, envolvendo 24 cargos que foram ocupados por pessoas ligadas a todos os sindicatos que ali se fizeram presentes. Na oportunidade, cumprindo a tradição de percorrer as diversas regiões geográficas, ficou definida a cidade de Natal para sede do Congresso subseqüente.
A diretoria eleita em novembro de 2005 teve como principal desafio administrar uma entidade com graves problemas de ordem institucional, legal, fiscal, contábil e financeira. Enfrentando os obstáculos, conseguiu realizar obras que eram reclamadas há bastante tempo. Além disso, deu aos sindicatos ciência de todas as dificuldades e os convocou para participarem ativamente de sua administração.
Superando boa parte dos problemas encontrados, a diretoria realizou, com grande sucesso, o XIV Congresso Nacional dos Sociólogos, na capital do Rio Grande do Norte, em abril de 2008. Ali, elegeu a diretoria atual, reformou o estatuto, aprovou o código de conduta ética da categoria, criou a tabela referencial dos honorários profissionais, definiu a data nacional dos sociólogos e homologou o projeto de criação do Conselho Federal de Sociologia.
O Evento de Natal teve duração de cinco dias inteiros e contou com a quase totalidade dos sindicatos e associações profissionais em funcionamento, além de muitos estudiosos da questão profissional, distribuídos por 20 mesas, debatendo com autoridade o campo de atuação dos cientistas sociais no Brasil contemporâneo.

[MACS] V Semana de Ciências Sociais - O trabalho do cientista social: transformação ou reprodução social (UFF)

Entre os dias 11 e 14 de agosto ocorrerá no ICHF (INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA) a V SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS com o tema: "O trabalho do cientista social: transformação ou reprodução social".
Segue abaixo a programação das atividades. Os palestrantes serão divulgados em breve, pois ainda não estão todos confirmados.
Galera, segue abaixo o relato da reunião:

programação:
Terça-feira: 11/08/09
16:00 Início do credenciamento
18:00 Mesa de abertura : "O trabalho do cientista social: transformação ou reprodução social" - Local: auditório

Quarta-feira: 12/08/09
Credenciamento: 13:30 às 14:30 / 17:30 às 18:30 na porta das atividades
14:00 hs mini-curso: Introdução a metodologia de ciências sociais (confirmado) - Local: galeria (a confirmar)
16:00 hs: cine-raimundão: "Ventos de Liberdade" - filme de Ken Loach - Sl. 510
19:00 hs: Debate: "Sociologia no Ensino Médio: autonomia e/ou currículo" - auditório

Quinta-feira: 13/08/09
Credenciamento: 13:30 às 14:30 / 17:30 às 18:30 na porta das atividades
14:00 hs: mini-curso (sl. 516 ou galeria - a confirmar)
16:00 hs: cine-raimundão: "Memórias de um saque" - Sl. 510
18:00 hs: Debate: "Fragmentação e neoliberalismo: a quem serve as
reformas da educação" - auditório

Sexta-feira: 14/08/09
14:00 hs: mini-curso (sl. 516 ou galeria - a confirmar)
15:30 hs: Debate: "Antropologia e Poder: o que os antropólogos têm feito?" - Auditório
18:30 hs: Debate: "A crise da esquerda no Brasil: mobilização e desmobilização" - Auditório

22:00 hs: Confraternização
Informações e inscrições: semanacsuff@gmail.com
As inscrições serão feitas também no evento. O valor é de R$ 2,00.

DIRETÓRIO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - RAIMUNDO SOARES