30 de jul. de 2007

Reunião do CA; debate sobre a Reitoria; Semana de integração; Jornal, recepção e trote dos Calouros! Ram e Enecs! E mais cois

É isso Perdoem-me pela extensão deste email... mas não deixem de ler!!!

Olá pessoas,
Estou aqui no ENECS, com a galera da ufsc, em niterói construindo o movimento estudantil, aprendendo bastante e muito satisfeito por ter vindo. Está sendo um espaço riquíssimo de discussão, construção e reflexão sobre a nossa formação enquanto cientístas sociais e enquanto seres humanos. Rico também no contato com a diversidade brasileira e latino americana de gente, de hábitos, de linguagens... Enfim... Relátorio no regresso do encontro confirmado.

Encaminho na sequência, no fim do email, algo sobre o debate e construção de um proposta de luta pela ufsc (com um horizonte de uma universidade critica, criadora e popular) para uma reitoria. Movimento articulado pelos estudantes, servidores, professores e comunidade. Temos que começar a debater isto... É responsabilidade de todos, principalmente se tratando de cientistas sociais, nós estudantes estarmos consciente da nossa realidade... E esse debate tem que estar em pauta.

Proposta de Reunião do CA Segunda as 18h30 ou 19h50 ou 22h em diante.
Motivo... a pauta da semana é extensa, quanto mais cedo estiver reunidos e articulados, com uma boa divissão de tarefas, mas facil pra tocar tudo. É importantíssimo nesse momento, e não só nesse momento, que todos participem... Quem puder ir e construir coletivamente o seu tanto, afinal... este espaço é para todos.

Semana de integração... Pessoas?? Como vão as coisas ai?? na divisão das tarefas... Sinais de vida???

Calorada... Tenho um proposta de editorial (Jzinho dos calouros) que lanço no email de amanhã. Me responsabilizo pela edição gráfica.

Todos se possível tragam textos/proposta para tudo sair mais rápido possível!!!

Minha proposta é...
EDITORIAL
+ CARTA Crítica DO CALCS articulando a organização interna, demanda do movimento e conjuntura atual e dos ultimos seis meses + MANUAL DOS BICHOS (tipo... ru, bu, bolsas, etc)
+ TEXTO SOBRE A SEMANA DE INTEGRAÇÃO. Um A4 frente e verso, ou dois A4. Esse jornal sairia na primeira, ou segunda feira da segunda semana de aula com passagem em sala e atividade de recepção com... idéias??? bolachinhas, café e conversa...


TROTE.... PESSOAS DA TERCEIRA FASE (turma de 2007.1) e demais pessoas interessadas, comparecer para construir... TUDO ISSO JÁ DEMOROU!!...

RAM e ENECS. Minha proposta é um artigo de quem foi no próximo jornal SOCIAIS?
pessoas da ram... Gusta, mari... mariela... etc.

SITE: Até o fim da gestão sai. Se alguém quiser construir!!! Eu sinceramente estou tentando... PRECISAMOS DE GENTE PÔ!!!!
E de uma boa divisão de tarefas.

É isso Perdoem-me pela extensão deste email... mas não deixem de ler!!!
Boni

---------- Forwarded message ----------
Date: 28/07/2007 21:10
Subject: Próximos passos

Pessoal,
Esta listagem de e-mails é a mais completa que tem (obrigado, Thiago!). Novos e-mails, por favor me informem que eu incorporo na lista.
Bom, em primeiro lugar gostaria de expressar imenso pesar pela perda de um grande companheiro de nossa lista, o Professor Raul Guenther. Amigo, companheiro, professor exemplar, Raul foi mais uma vítima da barbárie que virou nosso país, onde as pessoas se matam diariamente em estradas absurdas, como a BR-101. Raul tinha uma inteligência brilhante, rapidez de raciocínio, uma enorme coerência política e acima de tudo transparência. Era uma pessoa com quem dava prazer dialogar, debater, inclusive quando defendendo posições diferentes. Com o Raul a gente sempre aprendia, valia a pena ouvir o que ele tinha para dizer. O mundo ficou pior com a perda dele...

Bom, mas a vida continua e temos que continuar buscando uma sociedade melhor, uma Universidade melhor. Vamos continuar fazendo o que nos é possível, no âmbito onde é possível. Em nosso caso, vamos lutar firmemente para que a UFSC esteja à serviço de uma sociedade melhor.
Reproduzo aí embaixo o relatório da última reunião. Obrigado Manuela!!!
Por favor, manifestem-se para dar "vida" à lista.
Grande abraço, P..

Memória reunião sobre sucessão reitoria dia 10/07
Questões estratégicas
· Afirmar princípios descritos na carta e construir processo político que inverta lógica geral dos processos eleitorais.
· Externalizar avaliação política do grupo na carta-convite.
· Aproveitar momento para avaliar e denunciar histórico do projeto que vem orientando as gestões de Reitoria da UFSC.
· Constituir movimento permanente que siga debatendo questões da conjuntura nacional e seus reflexos sobre as IFES (Reforma Universitária, Universidade Nova, Fundações, movimentos docente e discente, entre outras).
· Aproximar-se da sociedade levantando questões como o papel da universidade, possibilitar que a sociedade intervenha nos debates sobre universidade.
· Ter memória, levantar documentos e avaliar processos anteriores.
· Prever ações concretas no programa, ir além do debate conceitual sobre universidade.
· Melhorar estratégia de divulgação de forma a ampliar o debate.

Encaminhamentos
· Atualizar lista de endereços eletrônicos
· Pensar debate público com representantes dos movimentos sociais de Florianópolis com tema "Que UFSC temos e qual queremos?".
· Discussão on-line do pré-programa partindo do documento elaborado para campanha Joana/Raul.
· Divulgação da reunião ampla apresentando eixos centrais do pré-programa
· Apresentar pré-programa em reunião ampla (comunidade universitária)
· Montar calendário de debates por centro após primeira reunião ampliada.

Local/hora: Auditório do CFH às 18:30

Setembro - Debate do pré-programa nos Centros da UFSC
Início de Outubro - Apresentação do programa e lançamento da candidatura em outra ampla reunião.