29 de set. de 2010

[Textos] Greve geral tem adesão de 70% na Espanha, dizem sindicatos


Compartilhando...

Abraços, Mari Graf.
Greve geral tem adesão de 70% na Espanha, dizem sindicatos
Segundo sindicatos, 70% dos trabalhadores pararam na Espanha Sindicatos da Espanha anunciaram que 70% dos trabalhadores do país aderiram nesta quarta-feira a uma greve geral que está afetando fábricas e serviços públicos.

O protesto é a resposta dos sindicatos ao pacote de reformas trabalhistas, aprovado pelo governo socialista do primeiro-ministro, José Luis Rodriguez Zapatero, no passado mês de junho.

A greve começou meia-noite e afeta principalmente o setor industrial. Nos polos da Catalunha e Galícia, onde funcionam a maioria de montadoras, a greve alcança quase os 100% de adesão, de acordo com as centrais sindicais Comissões Operárias e União Geral dos Trabalhadores.

Os sindicatos também estimam que a paralisação tenha afetado 70% dos serviços de transporte público e 80% dos voos nos aeroportos internacionais de Madri e Barcelona. Apenas 32% das escolas estariam funcionando normalmente.

'Normalidade' O pacote de Zapatero, anunciado para combater a crise econômica, prevê, entre outros pontos, a redução dos direitos dos trabalhadores em novos contratos, mudanças para permitir aos empregadores realizar demissões mais facilmente e a reforma da previdência, alterando a idade mínima de aposentadoria dos atuais 65 anos para 67 anos.

Os sindicalistas dizem que greve é "a mais necessária entre todas as convocadas até agora na história da Espanha" e tem o objetivo de obrigar o governo a voltar à mesa de negociações e eliminar o pacote.

Já o presidente da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais, Gerardo Díaz Ferrán, definiu a greve como "inútil e lesiva para o país".

O representante dos empresários afirmou que a paralisação não só não ajuda em nada a uma nação com 20,3% da população ativa desempregada, como "é um problema que pagaremos todos os espanhóis".

O governo preferiu não fazer muitos comentários nem dar cifras sobre a greve.

Na chegada ao Parlamento, na manhã desta quarta-feira, Zapatero disse apenas que "o governo trabalha para garantir o direito ao trabalho e o direito à greve".

Já o ministro do Trabalho, Celestino Corbacho, afirmou que a paralisação geral acontecia "com normalidade e sem incidentes relevantes", embora as centrais sindicais tenham denunciado ao menos 30 detenções de grevistas que tentavam bloquear ruas em Madri.

Além da Espanha, trabalhadores de outros países também protestam nesta quarta-feira contra medidas tomadas pelos governos para combater a crise econômica.

Foram registradas manifestações nas capitais da Bélgica, Portugal, Itália, Letônia, Lituânia, República Checa, Chipre, Sérvia, Romênia, Polônia, Irlanda e França.

[Textos] Rússia entrega ao Brasil documentos de Luiz Carlos Prestes


Gostaria apenas de divulgar a notícia abaixo, pelo seu valor e conteúdo histórico:

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=137826

Rússia entrega ao Brasil documentos de Luiz Carlos Prestes

Atendendo a um recente pedido feito por Maria do Carmo Ribeiro Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes, o governo da Rússia irá entregar ao Brasil diversos documentos e manuscritos do líder comunista que estavam em poder da KGB. A solenidade de entrega acontecerá em Brasília no mês outubro – em data ainda não confirmada.

Segundo a cientista política e membro do Comitê Central do PCdoB, Ana Maria Prestes Rabelo – neta de Prestes – o destino dos documentos ainda não está definido. Ela explica que a maioria dos membros da família deseja que os manuscritos sejam encaminhados ao Arquivo Público Nacional – para que fiquem à disposição de todos os cidadãos brasileiros. 

“Recebemos a notícia com muita alegria e queremos compartilhar essa conquista com todos os brasileiros. Esses documentos são muito importantes porque nos ajudam a decifrar a própria história do país” diz.

Ana afirma que a família não conhece com exatidão o conteúdo dos registros, mas acredita que eles tenham sido produzidos entre os anos de 1931 e 1934. 

Da redação

Leia a íntegra da carta de Maria Prestes, em nome da família, ao governo russo


Prezado Senhor Serguey P. Akopov

Embaixador da Federação da Rússia no Brasil

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2010.

Receba os mais sinceros cumprimentos.

Foi com alegria que a família Prestes recebeu a notícia da decisão do Presidente Dimiter Medvedev em enviar para o Brasil cópia dos documentos manuscritos de Luiz Carlos Prestes, depositado nos arquivos da Federação Russa. Hoje já somos 10 filhos, 25 netos e 8 bisnetos!

Como é de Vosso conhecimento, a nossa família considera a Rússia a sua segunda Pátria. Pois, foi esta terra que – em momentos difíceis – protegeu todos os seus membros.

A vida de Luiz Carlos Prestes foi marcada por profunda admiração pelo povo russo, sua capacidade de realização de façanhas nos campos social, político, científico e cultural.

Estamos de acordo com o presidente Lula em encaminhar todos os documentos que serão entregues à família, no mês de outubro, em Brasília, para o Arquivo Público Nacional. São documentos importantes para a história do Brasil. Documentos que poderão revelar novos aspectos da vida e da luta de um dos maiores vultos da História brasileira do século XX.

Decisão igual tomamos quando doamos o acervo particular de Luiz Carlos Prestes à Universidade de Campinas (Unicamp).

Nos últimos anos temos nos dedicado a realizar obras em homenagem ao Cavaleiro da Esperança. Construímos:
 
- Memorial Coluna Prestes Tocantins (na cidade de Palmas)
- Memorial Coluna Prestes Rio Grande do Sul (na cidade de Santo Ângelo)
- Memorial Coluna Prestes Paraná (na cidade de Santa Helena)
- Memorial Coluna Prestes Ceará (na cidade de Crateús)

Denominamos estradas, avenidas e ruas com o nome de Prestes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Dezenas de escolas e creches também levam o seu nome.
 
Neste momento estamos nos preparando para a inauguração da Praça Luiz Carlos Prestes em Montevidéu, Capital do Uruguai. No local, próximo ao Palácio da Presidência da República, será erguido um monumento a Prestes de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer.
 
Sendo assim, aceitamos o honroso convite do Senhor Embaixador para comparecer à Cerimônia oficial de entrega dos documentos de Luiz Carlos Prestes, guardados durante dezenas de anos nos arquivos da Federação Russa.
 
Desejamos que este momento fortaleça a amizade dos nossos povos.

Viva a Rússia e o Brasil!

Cordialmente,

Maria do Carmo Ribeiro Prestes (viúva de Luiz Carlos Prestes)

 
Eduardo Soares de Lara 

[Textos] Genéricos ameaçados


Encaminhando

Abraços
Vinicius Kaue

Caros amigos, 
Alguns países ricos estão tentando passar um acordo secreto que iriaprivar milhões de pessoas pobres de remédios genéricos e cortar direitos fundamentais de propriedade intelectual. Não podemos deixar alguns países decidir o destino de bilhões por trás de portas fechadas –assine a petição:

Sign the petition!


Os governos mais ricos do mundo estão negociando esta semana um acordo secreto que poderá restringir a comercialização de medicamentos genéricos essenciais. Milhões de pessoas pobres dependem destes medicamentos para tratar doenças como a malária e o HIV. Se o acordo for adiante, muitas pessoas não terão mais acesso a remédios de baixo custo, colocando milhões de vidas em risco.

Um dos principais alvos deste tratado é o Brasil, que está sendointencionalmente excluído do processo, junto com a China e a Índia. O tratado deverá definir regras para vários assuntos como transgênicos, a Internet e medicamentos. Os países responsáveis estão se apressando para fechar um acordo antes que haja uma revolta da opinião pública, mas as notícias sobre o tratado vazaram e a oposição está crescendo.

As nossas vozes podem trazer este absurdo à tona. A pressão popular já conseguiu parar negociações comerciais injustas antes. Agora podemos novamente garantir que nenhum acordo injusto seja assinado em reuniões fechadas. Assine a petição agora por um processo aberto e justiça para medicamentos genéricos – a Avaaz e parceiros irão entregar a petição semana que vem nas negociações em Tóquio. Assine e divulgue:

http://www.avaaz.org/po/acta/?vl

O chamado ACTA, Acordo Comercial Anti Falsificações, foi intencionalmente mantido fora dos holofotes públicos. Mas agora ele vazou e defensores da saúde pública e da liberdade na Internet estão soando o alarme. Nas últimas semanas a China, Índia e o Parlamento Europeu começaram a criticar o acordo.

O acordo proposto é bem preocupante, mas a sua parte mais absurda se refere aos genéricos. O ACTA trataria muitos medicamentos “genéricos” e "falsificados" de forma idêntica, sujeitando os genéricos às mesmas táticas de “apreensão e destruição” aplicadas aos medicamentos falsificados.

Gigantes da indústria farmacêutica afirmam que isto é necessário para proteger os consumidores - mas eles mesmos vendem versões genéricas de medicamentos cujas patentes expiraram. Os medicamentos genéricos, que são muitas vezes 90% mais baratos, não são inerentemente mais ou menos seguros do que os medicamentos de marca. O que está em jogo é o lucro das empresas farmacêuticas versus a vida das pessoas pobres.

A mobilização popular em massa já conseguiu interromper ações similares de grandes empresas farmacêuticas e governos ricos. Não vamos deixar alguns países decidir o destino de milhões de vidas em acordos secretos - assine a petição e divulgue:

http://www.avaaz.org/po/acta/?vl

Receber tratamento quando estamos doentes é algo fundamental para todos nós. A nossa mobilização esta semana pode garantir que os mais necessitados continuem tendo acesso a medicamentos essenciais. Juntos nós podemos começar a construir um futuro em que cada um de nós poderá superar doenças e permanecer saudável.

Com a esperança de um mundo melhor,

Ben, Alex, David, Maria Paz, Iain e toda a equipe Avaaz

P.S Atualização Ficha Limpa: Com o impasse do Supremo Tribunal Federal, a Lei Ficha Limpa continua em efeito para as eleições. 

Leia mais sobre o ACTA:

A luta entre ricos e pobres em torno da propriedade intelectual:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16757 

Como o ACTA ameaça nossa liberdade:
http://www.outraspalavras.net/?p=921 

ACTA: o tratado anti-pirataria que a Casa Branca não quer que o público conheça:
http://remixtures.com/2009/10/acta-o-tratado-anti-pirataria-que-a-casa-branca-nao-quer-que-o-publico-conhececa/ 

Países não se entendem sobre lei supranacional de repressão à pirataria:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/02/25/paises-nao-se-entendem-sobre-lei-supranacional-de-repressao-a-pirataria/ 

[CALCS] Apresentação de trabalhos na Semana Acadêmica de CS


Bom Dia galera

Gostaria de informar a todos o cronograma da apresentação de trabalhos acadêmicos, que darão inicio hoje a tarde as 14h.
Caso mais alguém se interesse em apresentar algum trabalho acadêmico, ou relato de experiências fique a vontade, pois sempre ha  possibilidade de encaixar


quarta- feira 29/09

Flavia Soares Ramos  e kelen
“As contribuições do Movimento de Mulheres camponesas para o debate de Gênero no movimento estudantil”

Caroline Bellaguarda de Azevedo 
“ Processos formativos  no MST; a relação trabalho e educação"

Lucas Voigt 
“Uma analise comparativa entre a sociologia de Max Weber e a sociologia de Emile Durkheim”


Fabricio Cardoso
O trabalho infantil: representações sociais de sua instituição e combate na região de Blumenau."
 



quinta-feira 30/09

Gabriela Figueiredo dos Santos
“ Papo serio – discussões sobre gênero em escolas publicas de Florianópolis”

Virgina Nunes
“ Novas universidades, novos olhares; uma perspectiva do Recôncavo Baino”


Janaina S. Dalsotto
“ Marginalização dos artistas de rua de Florianopolis”

Fabricio Cardoso
"Mandragora; olhares do Saber e do fazer em uma perspectiva diferenciada para Educação e arte"