26 de nov. de 2008

[Evento] Nova Paisagem

Nova Paisagem





Desde o começo de novembro "está se dando no CFH", ( Centro de Filosofia e Ciências Humanas ), U.F.S.C., o processo de instalação , Nova Paisagem. O working in process, incorpora o acaso e o inusitado. O artista, Allison Sillva, que também é estudante deste centro, diariamente, implementa uma nova possibilidade de enxergar o espaço, operando com duas noções, a de resignificação do espaço, e a expressividade do gesto.

Com a noção de site specific, a instalação se dá em confluência com o espaço, e as extenções de sentido são dadas no local em contato com os objetos e materiais intervenientes.

O artista que conflue ,e não distingue seu trabalho, do movimento,( dança), atuação,( teatro), recobra a noção de "exercício do ser", ou uma , "antropologia prática". Aqui as atividades da instalação que se dá diariamente, também são acompanhadas pelas pessoas que circulam no local, deixando suas " impresões", segundo relato do artista.

"São resquícios, são incorporações do meu corpo e das pessoas que por aqui circulam".

Situada em diversos locais do edifício, o artista, trabalha com a intenção de criar, " espaços habitáveis", própria do deslocamento que se dá pela apropriação do espaço que tenciona a reconfiguração de uma Nova Paisagem.

A instalação pode ser visitada no horário comercial de funcionamento da universidade, de segunda a sexta, das oito as vinte e duas horas. O prédio do C.F.H, fica aberto durante todo o mês de Dezembro, com recesso para as comemorações do final do ano.


Zelma Brito
( integrante do Nós – Coletivo de Pesquisa em Artes )