20 de nov. de 2008

CNPq distribuindo recursos para pesquisas em empresas

Oi oi...
pois é galera, mais uma amostra da distribuição de recursos públicos para desenvolver as empresas.
E as universidades públicas, enquanto isso, vão ficando a cada dia com menos recursos para desenvolver suas pesquisas.

Dêem uma olhada na matéria do CNPq. Segue abaixo.

Abraços!

Kelem

http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2008/1118.htm

CNPq e SETEC lançam edital RHAE para apoiar ida de pesquisadores para empresas

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançam edital RHAE Pesquisador na Empresa. Ao todo serão R$ 26 milhões, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e Fundos Setoriais, para apoiar os projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação desenvolvidos dentro das empresas.
“Nosso objetivo é apoiar a ida de pesquisadores mestres e doutores para as empresas atendendo os objetivos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento nacional (PAC CTI 2007-2010), e as prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP)”, explica o gestor do edital, Cimei Borges Teixeira.
Seguindo a linha dos Programas Estruturantes para Sistemas Produtivos, do PDP, e as áreas de interesse dos Fundos Setoriais financiadores do edital, serão apoiadas propostas que busquem abordas os setores industrias dentro dos temas: Programas Mobilizadores em áreas estratégicas como Tecnologias de Informação e Comunicação, Nanotecnologia, Biotecnologia, Complexo Industrual da Defesa, da Saúde e da Energia Nuclear; Programas para Fortalecer a Competitividade como Complexo Automotivo, Indústrias de Bens de Capital, Naval e de Cabotagem, Têxtil e de Confecções, complexo de Couro, Calçados e Artefatos, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, entre outros; e os Programas para Consolidar e Expandir Liderança, como Complexo produtivo do Bioetanol, da industria do Petróleo, Gás e Petroquímica, complexo Aeronáutico e Complexos produtivos de Mineração, Siderurgia, Celulose e Carnes.
“Buscamos propostas de desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos que visem o aumento da competitividade das empresas por meio de inovação, adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas, além do incremento e compatibilidade com o setor de atuação, dos gastos empresariais com as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com a relevância regional e a cooperação com instituições científicas e tecnológicas”, completa o gestor.
As propostas, com valor máximo de R$ 300 mil, serão recebidas em três rodadas. A primeira rodada receberá projetos até o dia 31 de dezembro e divulgará os resultados a partir de 09 de março de 2009. A segunda rodada receberá projetos até 30 de abril de 2009 e divulgará os resultados a partir de 06 de julho. A última rodada receberá as propostas até 31 de agosto e divulgará o resultado a partir de 05 de outubro de 2009.
Na busca da descentralização regional, o CNPq, havendo demanda qualificada, destinará uma parcela mínima de 30% dos valores totais do edital para projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional.
Assessoria de Comunicação Social do CNPq

[Eleições CALCS] Eleições CALCS (Dias 26 e 27). CHAPAS INSCRITAS!

Pessoal!!!

Foram inscritas duas chapas para as eleições para o CALCS gestão 2008/2009:

1 - Fazer acontecer, sem retroceder.

2 - Agregação.

Serão realizados debates nos dois turnos, no dia 25/11 (terça feira):

9:30h, (sem sala definida)
19h, na sala 333.

As eleições serão realizadas nos dias 26 e 27 de novembro (quarta e quinta feira), das 8:20 às 22 horas, tendo uma urna no corredor das salas das CSO.

Participem deste momento importante de exposição de idéias!!!

RODRIGO - COMISSÃO ELEITORAL