7 de jul. de 2009

[Textos] Relatoria Reunião Frente de Luta pelo Transporte 07/07/09

Ata da Reunião da Frente de Luta pelo Transporte – 07/07/09

Avaliação e conjuntura: o caos que a cidade está se transformando está cada vez mais evidente. Enquanto for mantida a lógica que prioriza o indivíduo ao invés do coletivo, dos carros, ao invés do transporte coletivo, a tendência é piorar com a construção da quarta ponte, viadutos, e rodovias que mantém a mesma lógica, é mais do mesmo. Por isso, precisamos aprofundar a discussão para além do debate da tarifa.

Nós somos contra o aumento da tarifa por entender que o povo não pode pagar pelo uso do transporte, ele deve ser um direito. E somos contra a licitação/concessão/privatização do transporte coletivo, por compreender que é um serviço público fundamental para o funcionamento da cidade e para garantir o acesso de todos à ela e não pode ficar à merce da lógica capitalista. Além disso, temos que aprofundar e ampliar a discussão com todos os setores da cidade: escolas, universidades, câmara, mídia (alternativa e burguesa), comunidades e a população em geral. Nesse contexto, é fundamental que todos que queiram mudar essa situação, ajudem a construir uma ampla frente de luta pelo transporte público.

Projeto: o projeto deve estar bem claro para ampla camada dos movimentos sociais e comunidade, por isso ele será debatido e construído ao longo da luta. Ele irá se basear no acumulo de debates que o Movimento Passe Livre tem sobre os transportes, e na Agenda da Frente de Luta pelo Transporte, que trás algumas exigências para a
situação dos transportes. Ele passa fundamentalmente por três níveis de intervenção: a mobilização, a articulação política e institucional e a disputa pelo projeto. A mobilização deve garantir a resistência e a conscientização da população. Deve ser feito um calendário de intervenções em frente ao terminal, produção de material (jornais, panfletos, etc.), e a preparação para uma manifestação. A articulação
política deve mobilizar as forças institucionais (partidos, sindicatos, parlamentares, mídia) para uma disputa pelo projeto, que é o debate ideológico, o convencimento da população e dos setores estratégicos de que é necessário uma mudança radical na mobilidade urbana.

Encaminhamentos: Foram formadas comissões (que já existiam, mas que estavam desarticuladas) e tirado um calendário imediato de atividades:
Comissão de mobilização: Rudnei, Carol, Renan, Antonio, Gustavo, Ícaro, Luiz, Bruno.
Comissão de Comunicação e materiais: Khaled, Maicon, Guilherme, Dani, Farofa, Yuri, Luci, Flora, William.
Comissão de Articulação Política: Marcelo, Simara, Bruno, Luiz, Cássio, Farofa.
Calendário: Quinta-feira: Panfletagem 18h TICEN (jornal da Frente, panfleto contra
o aumento e intervenções com som). Sexta-feira: Manifestação 12h no TICEN.
Sábado: Debate sobre transporte no Fórum da Cidade, às 9h30, na FECESC (Federação dos Trabalhadores do Comércio de Santa Catarina) que fica na Avenida Mauro Ramos, em frente ao banco redondo. Segunda-feira: Reunião de avaliação da Frente, às 18h30 no SEEB (precisa ser confirmada).

[CSO] Votação para Coordenação do Curso 2

peço aos demais colegas conselheiros e demais estudantes que compareçam a reunião do CA hoje para que possamos coletivamente tirar um posicionamento.
de ante mão voto eu uma abstenção crítica ao processo, pelo total desinteresse destes professores, enquanto chapa, na procura da participação estudantil.
vou tentar elaborar alguma proposta de texto.
até logo mais!

Vagner Boni
Estudante de Ciências Sociais - UFSC
Representante Discente no Colegiado do Curso de Ciências Sociais

[CSO] Votação para Coordenação do Curso 1

De: Coordenadoria de Ciencias Sociais
Data: 7 de julho de 2009 09:41
Assunto: URGENTE - VOTAÇÃO COORDENAÇÃO DE CURSO
Para: Camila Philippi, Janice Tirelli, Miriam Hartung, Alberto Groisman, Antonella Tassinari, Carlos Eduardo Sell, Maria Soledad Etcheverry , Nise Jinkings, Theophilos Rifiotis, Julian Borba, Márcia Grisotti, Vagner Boni, Rodrigo Ardissom de Souza, Márcio Anderson Kontopp, Márnio Teixeira Pinto, Alícia Gonzáles Castells, Carmen Silvia Rial, Esther Jean Matteson Langdon, Ilka Boaventura Leite, Maria Regina Lisboa, Oscar Calávia Sáez, Rafael José de Menezes BAstos, Sônia Maluf, Vania Cardoso, Cecile Hélene J.R. Mattedi, Hector Ricardo Leis, Ilse Sherer Warrer, Itamar Aguiar, Julia Guivant Guivant, Ligia Helena Luchmann, Elizabeth Farias da Silva, Ary Cesar Minella, Ricardo Gaspar Müller, Fernando Ponte Sousa, Remy José Fontana, Ricardo Virgilino da Silva, Erni José Seibel, Paulo Henrique Vieira, Yan Carreirão Carreirão

CAROS COLEGAS

NÃO DEIXEM DE VOTAR PARA A COORDENAÇÃO DE CURSO.

O HORÁRIO DA VOTAÇÃO É HOJE (TERÇA FEIRA) DAS 14H ÀS 18H.

TEM SOMENTE UMA CHAPA, FORMADA PELOS PROFESORES JULIAN BORBA (PARA COORDENADOR), CARLOS EDUARDO SELL (PARA SUB-COORDENADOR).

A COORDENAÇÃO AGRADECE
ABRAÇOS

MARISOL

[ERECS] Encontro Regional Sul 2010 - Comunidade no orkut!

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91094857