5 de nov. de 2010

Palestras: "O Canteiro e o Desenho" e "Arte e Trabalho Livre"

Centro Acadêmico de Arquitetura promove duas palestras com Sérgio Ferro

Para enriquecer a discussão e incentivar a implementação de um “canteiro experimental” no projeto pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, o Centro Acadêmico Livre de Arquitetura da UFSC promove na próxima semana duas palestras com o professor Sérgio Ferro, pintor, desenhista, arquiteto e professor brasileiro radicado na França há mais de 30 anos.

Palestra : O Canteiro e o Desenho
Data: 04/11/2010

Horário: 19:00

Local: auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos



Palestra : Arte e Trabalho Livre
Data: 05/11/2010

Horário: 15:00

Local: auditório Teixeirão, Centro Tecnológico (CTC)


Uma das importantes discussões de Ferro é a respeito do canteiro de obras, na qual explica a situação de superexploração da mão-de-obra envolvida neste setor da economia. Segundo o professor, a organização atual da construção civil transforma o trabalhador do canteiro em mão de uma cabeça alheia. Da mesma forma questiona também a posição do arquiteto e do engenheiro. Mais tarde passou a estudar estas relações também nas artes plásticas.

No âmbito acadêmico, essas reflexões do professor Sério Ferro transformam-se em prática através da adoção do Canteiro Experimental como ferramenta didática dentro dos currículos dos cursos de Arquitetura, objetivando a formação de um profissional crítico e preparado para enfrentar os desafios de uma prática profissional socialmente consciente.

Mais informações no site: www.cala.ufsc.br