15 de mar. de 2010

[MACS] Estudantes da UFU Ocupam Conselho Diretor Reivindicando Democracia na Universidade

Estudantes da UFU Ocupam Conselho Diretor Reivindicando Democracia na Universidade

Ontem, dia 12 de Março de 2010, os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia ocuparam o CONDIR – Conselho Diretor, reivindicando uma postura democrática da reitoria que vem desenvolvendo uma gestão truculenta. Prova disso, é o simbólico quadro do ditador Costa e Silva colocado na entrada do prédio da reitoria.


Desde novembro os estudantes vem enfrentando repressão por parte da reitoria – executada pelos funcionários terceirizados da vigilância – nas manifestações culturais e nos seus espaços de socialização. Nesse contexto, vem-se proibindo a venda de bebidas acoolicas na UFU, que é por onde o movimento estudantil se financia, com um discurso moralista de que proibindo estaria-se educando. Essa decisão arbitraria da reitoria foi tomada sem passar pelos foruns democráticos da Universidade, evitando assim dialogar sobre o assunto com toda a comunidade acadêmica.

Nessa ocasião, o Movimento Estudantil se organizou para apresentar na primeira reunião do CONDIR uma série de reivindicações tiradas na Assembléia Estudantil – que ocorreu no dia 08 de março – entre elas a questão das atividades culturais e da venda de bebidas alcoolicas no campus. Porém, foi negada a entrada da comissão de comunicação dos manifestantes no conselho, o que resultou na sua ocupação como um meio de fazer a comunidade acadêmica ouvir os estudantes.

Para além da pauta da venda de bebidas, os estudantes exigiram uma Assembléia com o reitor Alfredo Júlio Neto, apresentando outras problemáticas enfrentadas no cotidiano da Universidade. Entre elas: expansão sem planejamento; terceirização do Restaurante Universitário nas férias; fim dos cursinhos populares; transporte inter-campi; espaços de socialização dentro da universdiade; acústica do centro de convivência para desenvolvimento de atividades culturais; retirada do quadro em homenagem ao Costa e Silva da reitoria.

Toda essa mobilização teve como pano de fundo a reivindicação pela democratização da Universidade, exigindo maior participação dos estudantes nos conselhos superiores, que ainda funcionam com os princípios da época da ditadura, não garantido as representações (estudantes, técnicos e profesores) com igualdade de direitos.

Nessa atuação do Movimento Estudantil o prédio da reitoria foi desocupado depois de uma longa reunião, que teve como encaminhamento a realização de uma Assembléia Geral paritária, com a pauta elaborada pelos estudantes. Além disso, os estudantes conseguiram a permissão das festas e venda de bebidas nos campi da UFU até que a discussão seja feita.

Das Ruas, Das Praças, Quem disse que sumiu?! Aqui está presente o Movimento Estudantil!!!



http://www.youtube.com/watch?v=ihL3b_bcFI4
http://www.youtube.com/watch?v=1c9DRVpSWFA




Mais notícias:

Correio de Uberlândia
Alunos invadem prédio da reitoria da UFU
http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2010/03/13/43950/alunos_invadem_predio_da_reitoria_d.html

GLOBO: deturpando a manifestação, se posicionando a favor da reitoria da UFU Costa e Silva

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1228326-7823-ALUNOS+INVADEM+REITORIA+DE+UNIVERSIDADE+EM+MINAS+GERAIS,00.html

Terra: acusando e criminalizando o Movimento Estudantil

http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4317661-EI8266,00.html

O Globo
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/03/13/estudantes-invadem-predio-da-reitoria-da-universidade-federal-de-uberlandia-916061157.asp


--

"Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo,
com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo,
e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo" (Florestan Fernandes)

----------------------------------------------------------------------------
Priscila Souza de Carvalho
Coletivo VIRAMUNDO "Amar e mudar as coisas me interessa mais!"
CACIS - Florestan Fernades gestão 2009.

[Eleições CALCS] Novo Calendário Eleitoral

CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE CIÊNCIAS SOCIAIS (CALCS) DA UFSC EM PROCESSO ELEITORAL
NOVO CALENDARIO DE DATA PRO PROCESSO ELEITORAL 2010 DO CALCS
Datas definitivas!!
18.03.2010 AS 12HS A 13HS no CALCS: INSCRIÇÃO DE CHAPA
19.03.2010 A 26.03.2010: CAMPANHA ELEITORAL
29.03.2010: DEBATE 9HS E 19HS, local a definir
30.03.2010: ÚNICO DIA PARA AS ELEIÇÕES
31.03.2010: HOMOLOGAÇÃO DE CHAPA
Laura Gómez
Rodrigo de Souza
Comissão Eleitoral 2010