22 de abr. de 2011

XII SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS


Caros estudantes de Ciências Sociais da UFSC:
     Durante o período de 04 a 06 de maio de 2011 realizar-se-á a XII Semana Acadêmica de Ciências
Sociais da UFSC. O tema desta semana será "Ciências Sociais: de costas, de frente ou na realidade
social do Brasil?"
   A Mesa de abertura ocorrerá no dia 04 de maio às 18:30, no auditório do CED, e será precedida
do coquetel para o lançamento da nova edição da Revista Mosaico Social.
    Contamos com a colaboração e a participação de todos! A programação final será mandada para
esta lista assim que a mesma estiver fechada.
     Abs,
    Cristiano - Calcs
    Gestão "Andaime"

Comunidade, sindicatos e movimentos protestam pela reabertura do Hospital Florianópolis 100%


No próximo dia 30 de abril (sábado) associações de bairros, movimentos sociais e sindicatos realizam um ato de protesto no Estreito, com concentração na Praça Nossa Senhora de Fátima, a partir das 9 horas. O Ato pedirá a reabertura do Hospital Florianópolis 100 SUS%, além de comemorar o dia dos trabalhadores (1º de maio). O Hospital Florianópolis está funcionando de forma precária desde que iniciaram as reformas no prédio.

 Todos os prazos estabelecidos pela Secretaria Estadual da Saúde, desde que iniciaram as obras, não estão sendo cumpridos. No início, eram só reformas na cozinha, no piso inferior, depois passou para o segundo piso, a emergência, e então, no início desse ano, o HF praticamente fechou. Hoje o Hospital está funcionando precariamente, com o atendimento reduzido e uma emergência improvisada. 

Antes o Hospital Florianópolis atendia com 80 leitos. Hoje atende com 6 leitos. Segundo as declarações do próprio governador do Estado na imprensa, o HF será entregue para uma Organização Social (OS). O que significa a privatização do Hospital, que não mais atenderá 100% SUS e passará a atender através de convênios privados, reduzindo ainda mais as vagas e o atendimento para a população já tão carente de saúde. 

Antes da reforma, os serviços de laboratório, nutrição e lavanderia já haviam sido terceirizados, reduzindo a qualidade no atendimento à população. As entidades que estão organizando o Ato conclamam a todos a participarem da manifestação para garantir a reabertura do Hospital 100% SUS. A vitória desta luta é fundamental para fortalecer a luta contra a privatização da saúde no estado.

O que: Ato pela reabertura do Hospital Florianópolis 100% SUS
Quando: 30 de abril/2011 (sábado)
Horário: a partir das 9 horas
Local: Praça Nossa Senhora de Fátima (Estreito)





"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence."

Bertold Brecht

MST ocupa dois latifúndios em Santa Catarina


MST ocupa dois latifúndios em Santa Catarina

15 de abril de 2011

Por Fábio Reis
Da Página do MST


O MST de Santa Catarina realizou duas ocupações na manhã desta quinta-feira, na fazenda Xaxim I, localizada no município de Curitibanos, com 150 famílias, e da Fazenda Batatais, com 100 famílias, em Mafra.

No clarear do dia homens e mulheres participaram juntos da confecção de suas casas, na construção de barracos cobertos de lona preta, enquanto crianças brincavam correndo por terras improdutivas.

O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) classificou a fazenda Xaxim I como improdutiva, em vistoria realizada em 2009.

No momento em que os acampamentos começavam a ser montado, uma comissão formada pela direção estadual do MST estava em reunião em Florianópolis com representantes do  Incra, para reivindicar o direito das famílias a ter acesso a terra.

Não somente o direito a terra, mas aos meios para nela viver e produzir. Na reunião, também foi discutido o caso das oito áreas que estão em processo de vistorias no estado.

No ar

No dia 11 de abril, a comunidade do assentamento Pátria Livre fez a tão esperada e sonhada ocupação do ar, com a rádio Voz da Terra FM, no município de Correia Pinto.

Foi erguida uma antena no assentamento Pátria Livre, no qual jovens constroem juntamente com suas famílias e apoiadores do campo e da cidade a rádio comunitária.

A rádio atualmente está operando em caráter experimental na frequência 105.1, com a outorga do Ministério das Comunicações.

Cláudio Damasceno, um dos integrantes da rádio, contou que se orgulha de ser agricultor, pois considera uma das mais valiosas atividades, mas que a rádio tem um papel importante de fazer a relação daqueles que produzem alimentos de qualidade com a população das cidades.


http://www.mst.org.br/node/11573