28 de ago. de 2009

[CALCS] Carta a CO-ENECS

Povo, demorei mas mando ai aquela proposta de CARTA AO ENECS PARAHYBA.
Redigi ela as pressas então deve estar com alguns errinhos ali pelo meio.

Contendo os pontos que foram levantados 1) falta de participação da COENECS nos espaços nacionais pré-enecs; 2) a escolha da data que inviabilizou a participação massiva nossa. 3) ponderações para a próxima escola.

Lembrando que isto foi encaminhado em alguma reunião do CA do semestre passado. Só não lembro qual e fica difícil de saber, já que as atas e relatorias vivem tomando chá por esta lista!

Leiam, modifiquem, mandem contribuições... A idéia era enviar antes do encontro nacional para que alguém pudesse ler lá.
Acho importante mandar antes de sexta paras as listas nacionais como subsidio para o povo que vai e para o povo que fica.
Quando a UFSC a sugestão era colar nas portas em A3.
Boni
Té.


***



Carta de descontentamento com CO-ENECS PARAHYBA

É com grande pesar que enviamos esta carta ao XXIV Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais!

Gostaríamos profundamente de estarmos presentes enquanto uma grande comitiva construindo este ENECS. Mas infelizmente não nos foi permitido por uma série de questões que pretendemos abordar logo abaixo, e assim com estas reflexões contribuir para que cada estudantes presente em João Pessoa levem em consideração nossa ausência e nossas preocupações na escolha da próxima escola sede e quais os mecanismos necessários para se ter a maior participação, de forma mais crítica e democrática na elaboração do encontro.

Entendemos que um ENECS é um espaço presencial importante e fundamental para a articulação nacional dos cientistas sociais em formação. E como estudantes, da COMISSÃO ORGANIZADORA, ou não, devemos lutar e realizar o máximo esforço para potencializar a participação do maior número possível de estudantes engajados no debate das questões fundamentais que permeiam e perpassam nossa formação profissional crítica. É neste sentido que enviamos esta carta de descontentamento a C.O. deste ENECS para que seja lida durante o encontro nacional.

Um ENECS no nosso entender não é um evento que deva estar deslocado do movimento estudantil nacional. Muito pelo contrário, deve fornecer elementos que potencializem sua organização e sua avaliação de quais são os grandes dilemas nacionais e como estes influem nas problemáticas que necessitamos construir e que afetam direta e indiretamente nossa formação acadêmica e profissional. É neste horizonte de reorganização de pautas mínimas de discussão e de trabalho em  âmbito local, regional e nacional, que temos, enquanto estudantes de Ciências Sociais da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, feito o máximo esforço no debate interno em nossa escola, buscando na participação construtiva na organização, no debate das linhas gerais, e na presença efetiva e crítica nos ENCONTROS REGIONAIS E NACIONAIS desde 2006.

E é uma pena que este evento, XXIV ENECS, não nos permitiu influir diretamente na sua construção, seja pré ou durante o evento. Temos clareza que isto não acontece somente com a UFSC, mas em uma gama enorme de outras universidade que passaram ou foram posta a margem da construção do encontro deste ano.

A não realização de um PRÉ-ENECS prejudicou a participação democrática na construção deste encontro. Que não se realiza somente no encontro em si, posto que é uma processo permanente que vai de um encontro a outro. Entendendo que há especificidades e que devemos levar em conta estes elementos na escolha da escola e na contrução de linhas para o encontro que respeitem tanto as demandas nacionais quanto locais. Um encontro nunca pode ser um "feudo" da escola sede.

A imposição da DATA, é outro fato grave, e no nosso entender está ligado diretamente a toda a concepção adotada pela CO-ENECS. Não levar em conta este fator dentro de um país continental com o nosso, é no mínimo menosprezar a participação de outras escolas e regiões.

Enfim, objetivando concluir lançamos algumas reflexões: Uma escola sede, respeitando sua particulariedade, não pode ignorar as demandas do movimento nacional e das propostas do encontro anterior. A realização de conecs ou pré-encontros são necessárias; o fortalecimento dos regionais é outro fator importante; a pretendida rede de grupos de trabalho precisa avançar etc.
É com pesar, por nossa não participação, e com desejos de façam todos um bom encontro e reflitam seriamente sobre como foi e esta sendo construida este encontro para que isto não se repita nos futuros encontros nacionais.
Estudantes de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina e Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais.
FLORIANÓPOLIS, 27 AGOSTO 2009.