18 de mar. de 2008

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 18/03/08

Caros Colegas,
Segue Relatoria Síntese da Reunião do CALCS desta última terça-feira, 18.03.

Discutimos os Seguintes Pontos de Pauta:
1. RECEPÇÃO DOS CALOUROS: Segunda-feira, 8h30 preparação.
2. HORA FELIZ: Jojo responsável de conversar com Centro Acadêmico Livre de Letras para realizarmos em conjunto. Encaminhar na próxima reunião.
3. AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CALCS: Encaminhamento é uma Reunião de avaliação e Planejamento das ações do CALCS e do Movimento Estudantil de Sociais para dia 29.03, depois do almoço.
4. ENCONTROS ESTUDANTIS DE CIÊNCIAS SOCIAIS: Necessidade de repassar informações e convidar para construir coletivamente as pessoas interessadas em participar destes espaços.
4.1. ERECS será em PORTO ALEGRE - RS. Haverá um Pré-Encontro, Kelem fica responsável de saber quando. O Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais acontecerá no corpus christi, 22 a 24 de Maio.
4.2. ENECS será em SALVADOR - BA. Necessidade de discutir posicionamento político referente a estes espaços para debater nacionalmente. O Encontro Nacional acontecerá na segunda semana de férias da ufsc, 20 a 26 de Julho.
5. JORNAL: Convidar estudantes para mandar textos e pensar a pauta do jornal na próxima reunião.
6. ARTICULAÇÃO COM CA's: Entrar em contato com CAs para encaminhar projetos e atividades em conjunto (festas, semana de integração 2008.2, recepção integrada de calouros 2008.2, avaliação de curso, espaço físico, sala de informática do CFH, etc.)
7. GRUPO DE TRABALHO SOBRE PESQUISA E AVALIAÇÃO DO CURSO: Debater e produzir um instrumento inicial, que será ao longo dos próximos anos aperfeiçoado, para ser aplicado neste semestre objetivando apreender o perfil dos estudantes de sociais, sua compreensão sobre a estrutura universitária, sobre seu próprio curso e sobre o movimento estudantil de sociais. Além de gerar dados concretos que potencializem a compreensão da realidade e reinvidicação e intervenção mais qualificada e fundamentada. Ficamos de elaborar e apresentar proposta nas próximas reuniões.
8. COMUNICAÇÃO: Passagens em sala na Quarta-feira, responsáveis foram tirados na reunião anterior. Informes a serem dados são os itens anteriores discutidos nessa reunião e mais a semana de sociais. convidando-os a se integrarem mais a essas atividades. Passar lista de email.
9. EIV: Iniciar debate sobre este espaço e a possível participação institucional do CA na organização.
10. REPRESENTAÇÃO DISCENTE: Necessidade discutirmos mais organicamente a atuação destes estudantes nestes espaços, quem tem comparecido etc. Nenhum dos dois departamentos (ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA) e nem a coordenação do curso encaminhou a PRAE os nomes tirados na última ASSEMBLÉIA ESTUDANTIL. Os únicos oficializados até então são os representantes no CONSELHO DE UNIDADE do CFH: Rodrigo Fernandes Ribeiro e Valmor Piazza.

Aos que estiveram presentes,
Se houver alguma omissão nesta relatoria, favor complementar.

Vagner Boni
Estudante de Ciências Sociais - UFSC
Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais - CALCS

-----------------------------------------------------------------------------

REUNIÕES Toda QUINTA-FEIRA Para Construção e Organização da 9ª SEMAna acadêmica de Ciências Sociais.
12h30. no CALCS.

TODA Terça-feira há REUNIÕES ORDINÁRIAS no CALCS.
12h30. Reuniões abertas a participação e proposição de todos os estudantes de sociais.
Se organizem e Compareçam!!


--
Vagner Boni
Estudante de Ciências Sociais - UFSC
Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais - CALCS
Construindo o Movimento por uma Universidade Popular - MUP

"Todos nós somos compelidos a misturar a ciência com ideologia e com política, pois não tememos tornar explícito o que é uma realidade. Essa mistura, que comparece mistificada e oculta nas obras de alta-academia, está nos fatos e está na consciência de todos. Deve, pois, aparecer na reflexão mais ou menos teórica do sociólogo, do historiador ou do intelectual empenhado na criação de um pensamento socialista próprio à América Latina. O que possa haver de científico na produção intelectual do sociólogo, do historiador ou do socialista não é nem 'degradado' nem 'contaminado' com isso. Ao contrário! Só quando 'a ciência é poder' em termos da ordem e de sua defesa passiva ou ativa essa vinculação pode ser escondida ou negada. Os que se preocupam com o poder real dos que recorrem à violência como contraviolência e se aliam com eles não convertem ciência em poder sem deixar clara a vinculação desses três pólos da transformação revolucionária do mundo".
Florestan Fernandes. nota explicativa em seu livro "Poder e Contrapoder na América Latina".