Ata da reunião do CALCS dia 19 de maio de 2009
INFORMES:
- 1ª reunião da semana
- Percepções
- Discussão REUNI
PAUTA:
1- Jornal do CALCS – seleção de textos, diagramação, teor da publicação, etc...
2- Discussão sobre a criminalização do movimento estudantil – moção de apoio aos estudantes da UFSC que estão sendo processados.
3- Moção de apoio aos movimentos estudantis da UDESC em prol da criação do RU.
4- ERECS – questões relacionadas ao ônibus e inconvenientes durante a viagem.
Presentes: Gabi Augusta, Gustavo, Carol, Heron, Vinícius, Fernanda, Katana, Rafael
Informes:
1ª reunião da semana - Na primeira reunião da semana discutimos quais deveriam ser nossos primeiros passos tendo em vista as sugestões e as reuniões anteriores. Como em reuniões passadas decidiu-se por promover uma Semana de Ciências Sociais mais direcionada para expressões e reflexões acerca da arte e da arte como instrumento de manifestação e crítica social, cada um passou a sugerir diversas contribuições de grupos e artistas que poderiam participar, além de professores entre outras participações para debates, oficinas e GTs. Cada um ficou responsável por fazer contato com as pessoas que sugeriu. Ficamos também de encaminhar em breve o projeto da semana para cadastrá-lo no calendário da UFSC e facilitar pedido de auxílio com verbas.
Percepções - Algumas pessoas fizeram comentários acerca do último “Percepções”, ressaltando a presença significativa dos estudantes e do debate proveitoso que seguiu.
Discussão REUNI - Gabi: informei que ligaram do gabinete da reitoria solicitando que o evento para a discussão sobre o REUNI fosse adiado devido a um pedido do reitor, de que uma discussão que ocorrerá no CUn não fosse antecipada em nosso evento. Informei que era complicado cancelar porque a divulgação já havia começado e os convidados já haviam confirmado a presença, mas que eu não podia decidir sozinha e levaria a questão para a reunião. Depois de breve discussão, pelos mesmos motivos, decidimos por negar o pedido de adiamento. Eu e Carol iremos pessoalmente ao gabinete esclarecer a questão e informar a decisão do grupo.
- Laura: pediu para registrar uma nova reunião do sobre o ERECS, dia 20 às 17:30h.
- Carol: informou que abriram as inscrições para a copa UFSC de futebol masculino e feminino. É preciso confirmar o período das inscrições para o handebol e outros esportes.
- Carol: sugere fazer o próximo “Percepções” sobre o tema Meio Ambiente e pensou em entrar em contato com o prof. Paulo Freire Vieira.
Gustavo sugere falar com o “Peixe” para pedir contribuição ou indicação de participante.
Katana sugere procurar pela prof. Maria Inês Paulilo
Carol será a responsável pelo próximo “Percepções” e fica de confirmar data, auditório e contatos para a mesa.
Pauta:
2- Discussão sobre a criminalização do movimento estudantil – moção de apoio aos estudantes da UFSC que estão sendo processados:
Discutimos a dificuldade em obter consenso imediato em escrever moções de apoio a estudantes criminalizados durante uma reunião, principalmente quando nem todos estiveram envolvidos com a manifestação em questão e não temos informações sobre os processos ou sobre a causa a se manifestar. Cada um expôs seus posicionamentos, mas entre os “contra” e “a favor” decidimos que nesse caso dos 22 estudantes da UFSC vamos procurar informações do processo, como os nomes dos estudantes, as circunstâncias da manifestação, a atual situação do processo, etc., e daí então mandaremos a moção. O encaminhamento é que debatamos mais o tema da criminalização dos movimentos sociais como um todo, o que vai contribuir com o movimento estudantil e também para estarmos preparados para estas situações de pedido de moções. E também para que não passemos a escrevê-las sem informação sobre os acontecimentos e sem alguma reflexão.
3- Moção de apoio aos movimentos estudantis da UDESC em prol da criação do RU.
A discussão seguiu na seqüência do ponto anterior, mas não se prolongou. A decisão por unanimidade é mandar a moção de apoio pelo RU na UDESC.
4- ERECS – questões relacionadas ao ônibus e inconvenientes durante a viagem.
Gustavo falou que os organizadores do ERECS em Curitiba pediram para usar o ônibus da UFSC nas saídas de campo do encontro, só que seria preciso pagar as diárias do motorista durante um tempo em que ele poderia viajar pra outra cidade. O encaminhamento é pedir que eles pesquisem preço de ônibus em Curitiba mesmo, porque é provável que seja mais barato do que pagar as diárias do motorista.
- Gustavo informou também que a lista do ônibus já esta completa (com 35 nomes).
Mas verificou-se que entre 8 a 10 pessoas não participaram de nenhuma reunião ou atividade relacionada ao encontro nem justificaram a ausência, critério definidos como prioridade para ir ao encontro. Gustavo ficou de cobrar dessas pessoas a presença nas próximas ou justificar a ausência.
- Sobre os eventuais inconvenientes durante a viagem discutimos bastante sobre as possibilidades de imprevistos e perguntando ao Gustavo sobre as atitudes que ele tomaria diante de determinadas circunstâncias, mas ele afirmou que, como responsável pelo ônibus, está consciente e comprometido com tais eventualidades.
O ponto 1 ficou adiado.
Atenciosamente,
Gabriela Augusta da Silva
Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais
Gestão Agregação - 2009