17 de jul. de 2009

[MACS] Carta de Brasília ao Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais 2009

Carta ao Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais

O movimento de área tem como missão aglutinar e organizar os estudantes para dar respostas aos problemas específicos de seu curso. Tem ainda a importante tarefa de ser um espaço no qual podemos pensar em políticas para nosso curso e para a educação como um todo. É, portanto, local em que nós, estudantes, devemos reivindicar e construir.
Os estudantes de ciências sociais tem enfrentado uma serie de problemas em relação à organização enquanto movimento. A incapacidade recorrente de lançar bandeiras próprias, de garantir a comunicação entre as escolas, a falta de ampliação do número de universidade que participam do movimento de área, e o fato de o atual movimento de área se limitar aos espaços do próprio encontro, entre outros motivos, tem minado nossos esforços em direção a uma práxis cotidiana de luta.
Portanto, consideramos importante a construção de uma entidade nacional que se referencie nas pautas dos estudantes do curso e auxilie a organização destes. Porém avaliamos que há pouco acúmulo em relação a este assunto nas ciências sociais, e que é preciso uma maior discussão sobre as diretrizes de tal entidade. Esta situação acentuasse ainda pelo fato de que o ENECS “Parahyba” não contará com uma participação ampla das escolas devido ao fato do evento ocorrer no período letivo de boa parte das universidades, agravado pela dificuldade do deslocamento, o que certamente acarretará num esvaziamento do espaço. Neste sentido se torna inviável encaminhamento em relação a esta pauta neste ENECS.
Por isso, propomos que se encaminhe neste ENECS um Conselho Nacional de Entidade de Base, nos moldes aprovados no encontro de Salvador, o qual se reúna nas férias, dezembro ou janeiro, para a construção de uma carta norteadora das políticas necessárias a luta dos estudantes. Concomitantemente deve ser amadurecida a discussão prévia nas escolas acerca do tema e na posteriormente ao CONECS, as mesmas, devem voltar a debater as propostas de encaminhamento. Assim, no próximo ENECS, esperamos ter respaldo político que nos possibilite a construção de um espaço não só do movimento de área, mas também da entidade nacional. Para tanto é necessário que este e qualquer encontro conte com a presença de muitos estudantes de diversas partes do país, proporcionando um espaço legítimo para este encaminhamento.

Texto encaminhado no CONECS,
Brasília, 17 de julho de 2009.

Assinam este texto estudantes das seguintes universidades: UFRGS, UFPR, UFC, UECE, UFMT, USP, UFSC, UFG, UFMG,