20 de out. de 2009

[CSO] Proposta PREG cursos graduaçao multiplos

repassando.
---------- Forwarded message ----------
From: Coordenadoria de Ciencias Sociais <@cfh.ufsc.br>
Date: 2009/10/20
Subject:

Ao colegiado do curso para análise e discussão na próxima reunião, a ser agendada.
Att
Julian
----- Original Message -----
Sent: Monday, October 19, 2009 4:06 PM
Subject: Fw: Proposta PREG cursos graduaçao multiplos 1009.doc

----- Original Message -----
From: @reitoria.ufsc.br
To:
Sent: Monday, October 19, 2009 11:06 AM
Subject: Proposta PREG cursos graduaçao multiplos 1009.doc


UFSC/PREG/DEN

Senhores Diretores e Coordenadores de
Cursos de Graduação,

Conforme já discutido inicialmente em reunião do dia 22/09/09, solicitamos colocar em discussão no colegiado do curso e retornar com sugestões e manifestações de apoio ou rejeição com os devidos argumentos. Lembramos que essa meta da PREG já foi apresentada e discutida em reunião com os diretores dos Centros em 13/10.

Atenciosamente,

Yara Rauth Muller - PREG

José André Peres Angotti - DEN



Orientações da PREG para a unificação dos atuais cursos “duplos” para um só curso de graduação com mais de um turno. e um só curso de graduação com duas ou mais habilitações. A meta é a totalização segura correta e única dos cursos junto à UFSC, o MEC (sistema emec) e sociedade, de maneira a superarmos as duplicidades ou multiplicidades na graduação da UFSC.


    I - Cursos Presenciais –
    Curto Prazo
  1. Diversos centros são responsáveis por cursos de graduação oferecidos em dois turnos que, por um equívoco histórico, são tratados como dois cursos: o diurno e o noturno. Trata-se, sem chance de dúvida, de um curso com dois turnos e assim será concebido e acompanhado pela atual administração. Internamente, poderemos manter diferentes códigos de matrícula, mas junto ao MEC e à sociedade vamos unificar todos os cursos. Com o tempo esperamos mudanças de concepção e entendimento que superem essa dicotomia entre cursos e turnos da parte dos coordenadores, docentes e estudantes.
  1. todos os Cursos presenciais vinculados aos Centros da UFSC que oferecem cursos de Licenciatura e Bacharelado (ou mais uma habilitação, como o de Química) são regulados e acompanhados por um único colegiado, presidido por um único coordenador, do Curso e das habilitações. Esta condição foi conferida em agosto p.p. pela DEN-PREG com cada secretaria ou coordenação. Alguns projetos pedagógicos– PPC foram agrupados, outros separados e identificados por habilitação , porque cada um busca alinhamento com a história de cada área ou sub-área, habilidades, competências e perfil do futuro egresso, mas prevalece o “modelo único”. Temos, contudo, o hábito de chamar uma habilitação de curso. Mesmo consideradas inclinações favoráveis à distinção entre bacharelado e licenciatura como cursos pelo próprio MEC/SESU, nossa interpretação unitária continua prevalecendo.
    Médio Prazo
  1. Poderemos oferecer vagas dos cursos de dois turnos sem distinção no vestibular e depois classificar os ingressantes por ordem de classificação nos dois turnos. A seleção será mais justa e meritória, até porque as atividades do trabalho não ocorrem mais com muita concentração no período 8h-17h;
    II - Cursos AD
    Curto Prazo
  1. DAE/PREG, PRPG, PRPE e coordenadorias estão construindo e monitorando a execução das tarefas de cada curso e no conjunto, para evitar conflitos, superposições ou sub-aproveitamento; elaboração e atualização de agenda eletrônica acessível a todos os coordenadores de horários para ocupação de espaços (sedes e pólos) e tempos de todos os cursos nas atividades sincrônicas: vídeo-conferências, provas e atividades presenciais. Outras IES que usam os pólos, como IFSC e UDESC também está sendo consultadas.
    Médio Prazo
  1. Transferências internas deverão privilegiar estudantes de diferentes habilitações ou turnos nos respectivos cursos, como já regulamentado; estudantes dos cursos AD deverão igualmente participar, com viabilidade de transferências recíprocas;
  1. Integração institucional com os cursos presenciais – coordenação, colegiado - depois de um período de instalação, ampliação e consolidação (sempre com a UAB) próximo a um qüinqüênio.”
    Florianópolis, 19 de outubro de 2009.

[CALCS] Carta justificativa boicote ENADE e Reunião extraordinária do CA

Olá pessoal!

Ontem o Mineiro nos avisou de uma solicitação feita na Reunião do Colegiado do nosso curso.
Pediram uma carta elaborada pelos estudantes do curso justificando o boicote ao ENADE.
Como devem saber, a nota 1 que nosso curso tirou tá causando polêmica nos departamentos.
Então, pediram que os estudantes se manifestem oficialmente antes da chegada da comissão do ENADE, que deve visitar o nosso curso ainda esse mês.

Convido a todos os estudantes, em especial aqueles que boicotaram o ENADE, para fazermos uma reunião extraordinária para tratar dessa carta.
E quem tiver uma proposta de carta elaborada também pode levá-la.

Reunião extraordinária para carta justificando boicote ao ENADE:
Terça-feira próxima, dia 27 de outubro, às 13h no CALCS, ou em alguma sala próxima.


Abraço,
GabiAugusta
CALCS