6 de abr. de 2009

[CSO] Relatoria Reunião Depto de Antropologia 06/04/09


Reunião do Depto de Antropologia!
06/04/2009

 - Foram debatidas sobre as novas obras do CFH, as quais têm por objetivo tentar unificar em determinados andares ou prédios os laboratórios, núcleos, bem como o respectivo departamento que responde por eles, evitando assim que os núcleos dos diversos departamentos fiquem espalhados pelo espaço físico do CFH.

            - Em virtude das obras em andamentos, foi debatido sobre uma readequação das salas que compõem o espaço físico do departamento, no intuito de criar uma demanda sobre a ocupação desses novos espaços, que a principio seria a do anexo do Bloco D. Previsões essas que agregariam uma área de 216 m2 do novo prédio ao departamento. Nesse tocante também foi discutido a possibilidade de incorporar o LABICS (Laboratório de Imagem das Ciências Sociais) ao controle do departamento, ficando o laboratório a responder em termos administrativos ao próprio departamento, a demanda segue para futuras decisões em outras instâncias. Sobre o espaço físico, muito se discutiu, não havendo depois disso um consenso sobre o assunto, não havendo um encaminhamento oficial do departamento sobre o assunto.

            - Na quarta-feira da semana passada, dia 01 de abril, foi aprovado Ad referendum pela câmara de graduação da UFSC, a criação dos cursos de Antropologia e Museologia. Cursos esses que por decisão da administração central, devem entrar em funcionamento já em 2009/2, contrariando, porém, uma demanda do próprio colegiado do departamento que seria de começar o curso somente em 2010/1. Diante de tal decisão, a administração central da UFSC, autorizou que o departamento inicia-se os tramites legais para abertura de concurso imediato para contratação de novos professores efetivos. Há possibilidade de que através do concurso se efetive um ou dois professores, mesmo que o projeto do departamento para criação do curso prevê quatro vagas. Vagas estas faltantes, que podem ou não serem contempladas posteriormente.

            - Para o concurso de novos professores efetivos foi criada uma banca, formada pelo Prof. Rafael Bastos (presidente), Prof. Márnio e Prof. Márcio Goldman. A área de conhecimento do concurso será Antropologia Cultural. Além disso, foi escolhida uma coordenação para esse novo curso de Antropologia, que estará sob a tutela do Prof. Márnio, que se comprometeu ficar a frente do cargo somente no primeiro semestre do curso (2009/2), não havendo a possibilidade para semestres posteriores em virtude de outras atividades.

            - Por sugestão da Prof.ª  Ilka e, tendo em vista, a criação desse novo curso, foi proposto que o mais rápido possível seja feito uma nova reunião para elaboração do plano de atividades do departamento  para 2009/2.



 Marcel - 5 ª fase
Representante Discente no Depto. de Antropologia

[Evento] PeRcEpÇõEs - 1ª edição


Olá Colegas!

   Certamente não são raras às vezes, em que nós, sentimos falta de refletir sobre determinado tema, autor, texto, abordado em algumas disciplinas lecionadas. Essa sensação se dá, muitas vezes, não por desejo próprio, mas por outros motivos, como falta de tempo, falta de oportunidade teórica, haja vista a disciplina lecionada, enfim, razões não faltam.
            Diante de tal situação e, de certa forma, angustia, é que nós da Gestão Agregação, do Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais, por iniciativa de seu comissão de eventos, estamos organizando um ciclo de debates, que denominamos de PeRcEpCõEs. A proposta deste ciclo é valorizar algumas temáticas, que por inúmeras razões, passam à margem dos nossos currículos ou são pouco tratadas.
Sentindo essa necessidade e no intento de valorizar as pesquisas que professores e alunos da pós-graduação, dos Departamentos que constituem o nosso curso (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) e de nossa universidade desenvolvem é que propomos esse ciclo de debates.
            PeRcEpÇõEs irá acontecer uma vez ao mês, em dias e turnos diferentes a cada edição, a fim de não prejudicar o programa das disciplinas e ampliar o leque dos participantes.
            Diante de tal iniciativa, gostaríamos de contar com o apoio de todos vocês na construção deste projeto que temos certeza contribuirá para a consolidação do nosso curso, do nosso Centro e de nossa Universidade.
 
Diante disso convidamos a todos para primeira edição de projeto:
 
 
ORKUT - 5 anos:
Pessoase e relações sociais no mundo da cibercultura
 
 
Debatedores:

Profª Dra. Tamara Benackouche (UFSC)
Prof. Dr. Theophilos Rifiotis (UFSC)
Prof. Msc. Jean Segata (UNIDAVI)
(Mestre em Antropologia Social - autor do livro:
Lontras e a Construção de Laços no Orkut: uma antropologia no ciberespaço)
  

27/04/2009 (segunda-feira)
19:00 h
Auditório do CFH


Abraços

Marcel S. Gutiá

[Cidade] Urgente - Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais


Olá!

Durante as manifestações contra o aumento das passagens de ônibus em Florianópolis ocorridas nas três primeiras semanas de março deste ano houve a prisão arbitrária de um estudante do curso de história da UFSC logo no segundo dia de protestos (04/03). A prisão ocorreu quando os manifestantes, no final do protesto, já estavam na calçada em frente ao terminal integrado de ônibus do centro da cidade depois da polícia tê-los intimidado durante o percurso. Agora, no dia 07/04, às 15h no juizado especial (Rua Gustavo Richards 323), acontecerá uma audiência pública que decidirá os rumos deste caso: se prosseguirá se transformando num processo ou não.

É fundamental a solidariedade de todos e todas, seja comparecendo na audiência, enviando moção de solidariedade ou divulgando o caso. Este é mais um ataque a todos os movimentos sociais da juventude e da classe trabalhadora que precisamos combater, ainda mais dentro de uma conjuntura de crise econômica e retirada de direitos históricos de nossa classe. Abaixo está uma moção do Centro Acadêmico Livre de História da UFSC que repudia a repressão da polícia contra o companheiro.



Apoio a Manifestação e Repúdio a Criminalização
O Centro Acadêmico Livre de História – Gestão Argamassa e CALH manifesta total apoio às reivindicações do movimento pela redução da tarifa e entende que a mobilização nas ruas mostrou-se ser o melhor caminho nos anos anteriores como o de 2007 e vitoriosa nos anos de 2004 e 2005. O transporte público administrado e organizado por e para empresas privadas é ineficiente e oferece um serviço precário para a população. Enquanto o transporte público for pensado e organizado para render lucros às empresas privadas, ônibus lotados devido ao seu núemro reduzido em circulação, linhas absurdas, ônibus velhos e mal conservados serão a realidade. Para o transporte público superar essas mazelas e se organizar em função dos trabalhadores e estudantes buscando solucionar problemas e proporcionar um transporte público dígno e de qualidade, se faz necessária a municipalização do transporte coletivo de Florianópolis.
O CALH se indigna e repudia todo e qualquer tipo de violência usada para reprimir movimentos sociais como o ocorrido no dia 04/03/09 onde a polícia, a mando do poder público, usou de extrema violência para proteger os lucros e interesses dos donos das empresas de ônibus e reprimindo uma legítima e democrática manifestação popular. Neste dia a polícia bateu nos manifestantes com cacetete e com máquinas de choque e um estudante do curso de história da UFSC foi preso.
Pedimos solidariedade e apoio para que não haja processo nesse caso e para que essa política repressiva não continue.

Centro Acadêmico Livre de História – Argamassa e CALH 2008/2009

























-- 
Elis Rodrigues