5 de mar. de 2010

[REUNI] Protesto suspende reunião sobre parque tecnológico da Ufrgs

Estudantes são contra implementação de um parque tecnológico na instituição de ensino


Manifestantes se reúnem com representantes da Ufrgs<br /><b>Crédito: </b> Mateus Bruxel
Manifestantes se reúnem com representantes da Ufrgs. Clique aqui e confira mais fotos
Crédito: Mateus Bruxel
Em função do protesto envolvendo cerca de 150 pessoas na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que impediu a entrada no prédio na manhã desta sexta-feira, a reunião do Conselho Universitário que iria decidir o andamento do projeto de implementação do parque tecnológico foi suspensa. Para controlar a situação, quatro representantes do conselho se reuniram com 12 integrantes da manifestação para ouvir as reivindicações do grupo.

Ao término do encontro, o reitor Carlos Alexandre Netto reuniu-se com o Conselho Universitário. “É lamentável o que aconteceu. A discussão sobre o parque vem sendo discutida com os estudantes desde agosto do ano passado. Provavelmente, este grupo que esteve aqui na universidade não participou das discussões anteriores e agora quer que retrocedemos em passos que já avançados”, disse ele.

O reitor também informou que a universidade foi surpreendida pelo protesto. “Fomos pegos totalmente de surpresa por esse movimento de estudantes, uma vez que nós os tínhamos recebido na quarta-feira”, disse. “Entendemos todas as manifestações e respondemos tudo o que deveria ser respondido”, completou.

Segundo o manifestante Glauco Araújo, estudante de Ciências Sociais, a tramitação do processo passou desapercebida pelos estudantes e por grande parte do corpo docente. “Nossa manifestação teve resultado, pois o objetivo era impedir a realização da reunião. Queremos a retirada do projeto da pauta da universidade até que o mesmo seja apreciado também pelos estudantes”, explicou.

Conforme o reitor, nos próximos dez dias uma discussão pública aberta à sociedade deverá ocorrer. “Portanto, ainda não sabemos quando uma nova reunião acontecerá para decidir sobre o andamento do Parque Tecnológico”, salientou, afirmando que a criação tem apoio da maioria da comunidade.

Chegou a ocorrer conflito entre os estudantes e a segurança da universidade pela manhã e Polícia Federal esteve no campus para realizar o levantamento dos prejuízos causados durante o tumulto. Tudo passou a ser documentado e os agentes devem continuar o trabalho durante a tarde.

Os manifestantes acreditam que o objetivo do projeto do parque tecnológico seria a transferência direta de conhecimentos públicos à iniciativa privada, com a utilização da mão-de-obra barata dos universitários. Os estudantes dormiram na noite passada em barracas e colchões dentro do campus central. Conforme representantes dos estudantes, não houve tumulto ou problemas durante a madrugada.

     Ouça o áudio: Reitor fala sobre protesto
Fonte: Marina Fauth/ Rádio Guaíba e Marcele Saffi/CP

[ENADE] Recado da Coordenação do Curso e Cronograma visita dos Avaliadores do MEC

Subject: Fw: Avaliação de renovação de reconhecimento de curso
Date: Fri, 5 Mar 2010 10:07:45 -0300

Prezadas Laura e Camila
Recebemos o nome dos avaliadores e agenda de avaliação. Solicito, a ajuda no sentido da divulgação da reunião a ser realizada com os alunos do curso, conforme agenda em anexo.
REUNIÃO COM ALUNOS: DIA 12/03 - DAS 9:00 ÀS 12:00 HS.   Até o final do dia, envio o local da reunião.
Trata-se de um momento muito importante para o curso e é importante a mobilização de tod@s. Conto com a ajuda de vocês.
NOME DOS AVALIADORES:
Prof. Zuleica Dantas 
Prof. Celso Vaz

IES – Universidade Federal de Santa Catarina
CURSO – Ciências Sociais
PERÍODO 10-13/03/2010
AGENDA DA VISITA IN LOCO

DIA 10
10/03
Chegada à Florianópolis
DIA 11
08:00h – 09:30h
Reunião com os Gestores Institucionais e com Coordenador do Curso

Dimensão 3: Instalações Físicas






09:30h – 12:00h
Dimensão 2:
Corpo Docente, corpo Discente e Corpo Técnico Administrativo
Visitas às Instalações físicas : salas dos Docentes e Dirigentes; salas de aula; sala de acesso aos Sistemas de Informática e de suporte Administrativo; sala de Serviços de apoio Acadêmico; Auditórios; Laboratórios; Biblioteca; Áreas de desenvolvimento de Atividades Esportivas, Recreação e Culturais; Área de Convivência; Locais de Alimentação e de Serviços; Condições de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Verificação dos equipamentos de informática, audiovisuais e de multimídia e os que são utilizados pelos Docentes e Alunos;
Exame do ambiente acadêmico, articulações e relacionamentos internos com outros cursos em funcionamento;
Observação das condições existentes de funcionamento do curso, relativas à infra-estrutura administrativa e acadêmica;
Reunião com o Coordenador do Curso, membros Núcleo Docente Estruturante (NDE) e com e pessoal Técnico-Administrativo do curso;
De acordo com as especificidades do curso, poderão ocorrer visitas às unidades ou serviços externos que são utilizados pelos Docentes e Acadêmicos em atividades práticas e/ou estágio.
12:00h – 14:00h
Almoço
14:00h – 18:00h
Dimensão 1: Organização Didático Pedagógica
Análise da documentação pertinente à Avaliação PDI,PPC, Regimento do Curso, Grade Curricular, Programas das Disciplinas, Atas das Reuniões do Colegiado do Curso, etc.

DIA 12
08:00h – 09:30h
Dimensão 2
Reunião com os Docentes do Curso

09:00h – 12:00h
Dimensão 2

Reunião com os Discentes do Curso
12:00h – 14:00h
Almoço
14:00h – 18:00h

Continuidade do Relatório e Reunião com os Gestores Institucionais e com o Coordenador do Curso, no encerramento da visita
DIA 13
08:00h – 09:30h
Viagem de Retorno


Obs. Os horários das Reuniões poderão ser flexibilizados se for mais conveniente em função de deslocamento dos participantes ou outros motivos, desde que não haja comprometimento do Cronograma Geral.