5 de abr. de 2010

[UFSC] Estudo d'O Capital com o Prof. Paulo Tumolo

ESTUDO DE "O CAPITAL"

Olá para todas(os)! Bem vindos a persistência dos que não se acomodam e como já dizia a canção infantil: um marxista incomoda muita gente, dois marxistas incomodam , incomodam muito mais, três...bem vocês sabem o resto.
No encontro do dia 27 de março iniciamos o grupo de estudos de "o capital".
Segundo a nossa compreensão, definimos a forma como vai ser realizada a metodologia de estudo e os encontros. Escolhemos o caminho como Benedetti, "lento mas vem, o futuro se aproxima", isto significa que estipulamos um primeiro modulo de estudo que vai do capítulo 1 ao 5 no espaço temporal de um semestre. Entretanto, o objetivo ficou definido pelo aprofundamento e o esforço conjunto para que todos acompanhem (verificamos a existência de acúmulos anteriores de estudo por parte dos presentes e níveis diferenciados destes acúmulos, o que não trará problema algum). Para ser bem claro, pode acontecer de se vencer os cinco capítulos ou de permanecermos apenas no primeiro capítulo neste semestre, a dinâmica de estudo nos encontros vai definir o ritmo. Em seguida o Paulinho contextualizou a trajetória do Marx até a obra "O Capital".  
Definimos algumas datas:
- 10 de abril (segundo encontro)
- 01 de maio
- 15 de maio.
Todos devem ler o primeiro capítulo para o segundo encontro.
Estamos orientando para que façam um resumo e destaquem as dúvidas e questões para ser desenvolvidas no grupo. O objetivo é aprender então é para cada um trazer a dúvida mesmo. Quem já sabe... já sabe e fica sabendo um pouco mais.
Continua sendo na sala 335 do CFH, até que digam o contrário e começa às 14h com intervalinho para esticar as pernas e quem sabe um café (estamos propondo pequena cotização para os custos, levem suas moedas).
Ah! Faltou dizer que vai haver um sorteio em cada encontro para ver que começa o estudo e apresenta as questões, por isso leiam.
E faltou dizer parte dois: para este grupo de estudo, esta é a última chamada (depois só para novo grupo) e pedimos que confirmem presença (os que não vieram da primeira vez) para organização prévia do café.
Outras atividades virão e contamos com a sua teimosia e indignação.
Saudações estudiosas!!!


Prof. Dalton

[Poesia] Fragmento de Bertolt Brecth

"Diz-se violento
ao rio que tudo arrasta
Mas não se dizem violentas
as margnes que o oprime"

B. Brecht

[UFSC] 2ª. Reunião Inter-Universitária do Plano Diretor Participativo de Florianópolis

Convite para 2ª. Reunião Inter-Universitária do Plano Diretor Participativo de Florianópolis

Um esforço de assessoria acadêmica e técnica às comunidades e distritos


A todos os universitários e universitárias da UFSC, UDESC e demais universidades da Grande Florianópolis,
  
 
Na primeira reunião inter-universitária ou dos universitários, realizada no dia 24/03, deliberou-se, entre várias ações, por um manifesto de crítica na forma e conteúdo do projeto de revisão do plano diretor encaminhado pelo prefeito Dário Berger à Câmara Municipal, a ser distribuído no ato público ocorrido na frente da Catedral no dia 30/03.  Neste evento, transferiu-se a reunião dos universitários, inicialmente marcada para o dia 31/03, para o próximo dia 06/04/10, tendo em vista a necessidade de maior divulgação deste encontro.

Considerando o exposto, chamamos todos os universitários da UFSC, UDESC,  UNISUL e de outras instituições de ensino superior para  uma reunião a realizar-se no dia 06/04/10, próxima terça-feira, às 19:00 horas, sala ARQ 02, da Arquitetura, com a seguinte pauta:
  • Avaliação da mobilização realizada para o ato contra o projeto da PMF/CEPA sobre a revisão do PD e ações de continuidade desta luta esta iniciativa da PMF;
  •  
  • Formas de mobilização para a reunião itinerante da Câmara de Vereadores, marcada para o dia 07/04, às 19:00 horas, no Centro Comunitário do Rio Tavares
  •  
  • Preparação do Seminário Inter-Universitário para debater o anteprojeto de lei de revisão do plano diretor e formulação de pareceres acadêmicos e técnicos;
  •  
  • Participação nas reuniões dos distritos e bairros para explicar o porque somos contra o projeto de lei. (fazer um documento muito bem elaborado - o nosso pode servir de base);
  •  
  • Discussão e apreciação de criação de um Comitê Inter-Universitário de assessoramento do PDP.


Pela não entrega à Câmara Municipal do anteprojeto de lei da Prefeitura de Florianópolis com a abertura de um amplo processo participativo de elaboração do Plano Diretor de Florianópolis!

Pela repactuação do processo participativo do plano diretor e pela recuperação da centralidade da coordenação do PDP por parte do Núcleo Gestor do PDP!


Pelo respeito ao que estabelecem a Lei 10.257 – Estatuto da Cidade e Resolução 25 do ConCidades, no sentido de que se garanta a participação da população em todas as etapas do plano diretor! 

 
Atenciosamente,


Prof. Lino Fernando Bragança Peres
Coordenação do NPDP-UFSC e representante da UFSC no NGMPDP Auto-Convocado