ESTUDO DE "O CAPITAL"
Olá para todas(os)! Bem vindos a persistência dos que não se acomodam e como já dizia a canção infantil: um marxista incomoda muita gente, dois marxistas incomodam , incomodam muito mais, três...bem vocês sabem o resto.
No encontro do
dia 27 de março iniciamos o grupo de estudos de "o capital".
Segundo a nossa compreensão, definimos a forma como vai ser realizada a metodologia de estudo e os encontros. Escolhemos o caminho como Benedetti, "lento mas vem, o futuro se aproxima", isto significa que estipulamos um primeiro modulo de estudo que vai do capítulo 1 ao 5 no espaço temporal de um semestre. Entretanto, o objetivo ficou definido pelo
aprofundamento e o esforço conjunto para que todos acompanhem (verificamos a existência de acúmulos anteriores de estudo por parte dos presentes e níveis diferenciados destes acúmulos, o que não trará problema algum). Para ser bem claro, pode acontecer de se vencer os cinco capítulos ou de permanecermos apenas no primeiro capítulo neste semestre, a dinâmica de estudo nos encontros vai definir o ritmo. Em seguida o Paulinho contextualizou a trajetória do Marx até a obra "O Capital".
Definimos algumas datas:
- 10 de abril (segundo encontro)
- 01 de maio
- 15 de maio.
Todos devem ler o primeiro capítulo para o segundo encontro.
Estamos orientando para que façam um resumo e destaquem as dúvidas e questões para ser desenvolvidas no grupo. O objetivo é aprender então é para cada um trazer a dúvida mesmo. Quem já sabe... já sabe e fica sabendo um pouco mais.
Continua sendo na
sala 335 do CFH, até que digam o contrário e começa às
14h com intervalinho para esticar as pernas e quem sabe um café (estamos propondo pequena cotização para os custos, levem suas moedas).
Ah! Faltou dizer que vai haver um sorteio em cada encontro para ver que começa o estudo e apresenta as questões, por isso leiam.
E faltou dizer parte dois: para este grupo de estudo, esta é a última chamada (depois só para novo grupo) e pedimos que confirmem presença (os que não vieram da primeira vez) para organização prévia do café.
Outras atividades virão e contamos com a sua teimosia e indignação.
Saudações estudiosas!!!
Prof. Dalton