29 de nov. de 2006

[Debates] cartaz: autoritarismo em sala de aula

IMPORTANTE!!!!

CALCS chama reunião para pedir esclarecimentos sobre a atitude de alguns professores em sala de aula.
Solicita a presença dos professores:

Harrisson
Sônia Maluf
Elisabeth
Coordenação do curso

Convida também a todos os envolvidos e interessados para participarem.
Dia 06/12 às 09:30h, na sala 331.

Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais – gestão “Pra fazer acontecer”.

[UFSC] Plano diretor de Florianópolis

Pessoal, é um assunto urgente que poderemos retormar no ano que vem.
 
 
O plano diretor tá rolando: vai ficar parado?

Um novo plano diretor para Florianópolis já está em curso, a legislação que rege a cidade pode ser profundamente modificada, em relação às formas de gestão e objetivos de desenvolvimento. O plano diretor é por lei participativo, mas sem a pressão da população organizada isto pode ficar só no papel, aprofundando cada vez mais a marginalização de grande parcela da população. Assim, o que está colocado como central neste processo é uma disputa de interesses, de um lado os empresários, especuladores, e as oligarquias, buscando aprofundar seu poder e aumentar seus lucros a qualquer custo e, do outro, os interesses da população de Floripa, que almeja uma cidade mais justa e sem tantas desigualdades, com a preservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural.

Então fica a questão: Qual o papel da universidade neste contexto em que estão em disputa interesses tão distintos para o desenvolvimento da cidade?

Esta é uma oportunidade única para que o conhecimento produzido na universidade (nas mais diversas áreas, incluindo nosso curso) faça relação direta com os problemas e necessidades mais sentidos da população, servindo de suporte técnico e, sobretudo, apoiando a organização do povo para que este plano diretor seja construído a partir da base da sociedade, sendo realmente participativo. Neste caminho está colocada a possibilidade de modificarmos nosso curso, estudando e buscando soluções para os problemas reais, fazendo com que o ensino, a pesquisa e a extensão estejam a serviço da transformação urbana e social.

Existe um fórum da UFSC participando deste processo, composto por diversos setores da universidade. Podemos enquanto estudantes também participar de forma ativa e contribuir para que nossa universidade esteja junto com a população de Florianópolis nesta luta por uma cidade digna e democrática.

Participe do processo:

Assembléia da UFSC para definir formas de participação e representantes. Dia 29 de novembro, as 17h no auditório dos conselhos da Reitoria.

Debate na Arquitetura com professor Lino e outros participantes do Fórum da UFSC. Dia 04 de dezembro, as 17:30h no pavilhinho.

rodrigo fernandes ribeiro