15 de mai. de 2010

[Vídeo] "Democracia Militar" e "Amanhã vai ser maior"

VÍDEOS:

Democracia Militar


Amanhã  vai ser maior

[Texto] Nota de Repúdio ao Decreto que define mudanças no PNDH3

NOTA DE REPÚDIO AO DECRETO QUE DEFINE MUDANÇAS NO PNDH3

14/05/2010


Por esta nota, expressamos, mais uma vez, nosso repúdio a qualquer alteração no PNDH3 construído em base às Conferências de Políticas Públicas e suas deliberações.

Para nós o PNDH3 somente poderia ser revisado em sua próxima edição, ou seja, após uma futura nova Conferência de DH,  como é desejável do ponto de vista da consolidação da democracia no Brasil.

Não reconhecemos por isto, qualquer base de legitimidade para o Decreto 7.177 assinado pelo presidente Lula e o ministro Paulo Vanucchi e publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira 13 de maio de 2010.

Com este gesto, o Governo Lula comete um profundo equívoco político, pretendendo atender à pressões do latifúndio, da grande mídia comercial e outros forças como o alto clero católico,  joga por terra as deliberações das Conferências e enfraquece a política de participação que um dia pretendeu fortalecer.

Reafirmamos, entretanto, o valor e legitimidade do PNDH3, que estando aquém de nossos anseios, trouxe algumas vitórias e toca em questões fundamentais para a justiça social e a democracia brasileira, dentre as quais a democratização da propriedade e dos meios de comunicação, a revisão de leis do período da ditadura militar que embasaram violações de direitos humanos, a efetivação do princípio da laicidade do Estado, a união civil entre pessoas do mesmo sexo e a questão do aborto.
Em meio à pressões dos setores conservadores e fundamentalistas, que bloqueiam o reconhecimento pelo Estado da autonomia das mulheres, nos unimos a outros movimentos sociais na defesa do texto original do PNDH3.
Cobramos a responsabilidade do Estado pela efetivação e garantia dos direitos humanos no Brasil, demandamos a revogação do Decreto 7.177 e imediata implementação das diretrizes do PNDH3.
Seguiremos na luta por direitos em aliança com todos os movimentos sociais democráticos e populares.


Articulação de Mulheres Brasileiras
14 de maio de 2010

***********
Nenhuma mulher deve ser presa, punida,  humilhada ou maltratada por ter feito um aborto.
Some-se à Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto.
www.frentepelodireitoaoaborto.blogspot.com