23 de mar. de 2010

[MACS] GD Ensino de Sociologia UFF (2ª Reunião)

GD/GT Ensino de Sociologia
Currículo e material didático
24 de março de 2010
2º reunião
 
Participaram desta última reunião:
Daniel Hoffman da Silva, bacharelando e licenciando do curso de Ciências Sociais da UFF.
Mariana Vieira , bacharelando e licenciada em Ciências Sociais pela UFF, trabalha como professora do DRM, colégio e curso em Ciências Sociais.
Juliana Rodrigues de Oliveira Souza, bacharelanda e licencianda em Ciências Sociais pela UFF.
Ana carolina Freire Accorsi Miranda, licencianda e bacharel em Ciências Sociais pela UFF.
Rogério, Filosofia UERJ.
Lívia Benkendorf de Oliveira.
Maria Clara A. C. Fernandes.
Jefferson Almeida Silva.
 
Está claro a necessária urgência em tomarmos posição com relação à produção do currículo de Sociologia e as políticas públicas que vêm sendo implementadas para tal. Vivemos agora um momento histórico de institucionalização do ensino de Sociologia, por enquanto no Ensino Médio, aqui no Rio de Janeiro. A falta de coesão e a indecisão daquilo que está sendo passado em sala de aula faz com que a disciplina perca o seu papel social e o seu caráter científico. O grupo vem solidificando uma concepção de currículo que se bem aplicada nos dará base para aí sim darmos forma ao currículo, pois não poderemos ensinar tudo, precisamos refletir e decidir aquilo que é mais relevante segundo a realidade objetiva que vivemos.
O ENEM, e a Uerj vem sendo pioneira nesse sentido, vem construindo suas questões a partir das Ciências Humanas, identificada como Ciências Humanas e suas Tecnologias no currículo oficial. Isto se reflete na demanda por profissionais dessa área nas escolas particulares e públicas, por exemplo. Os elementos transversos do currículo em geral, têm sido os elementos históricos e sociais, por isso a necessidade de nos valorizarmos enquanto autores do currículo em nossas escolas que ainda não digeriram este processo histórico.
 
CONVIDAMOS A TODOS INTERESSADOS A PARTICIPAR DESTE TRABALHO PARA QUE POSSAMOS SOLIDIFICAR AINDA MAIS A INTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA.
 
31 DE MARÇO DE 2010 UFF BLOCO N D.A. 18:00