22 de nov. de 2006

[Debates] Assembléia do Estudantes de Ciências Sociais e Debate sobre Ciências Sociais no Ensino Médio

Debate: Ciências Sociais no Ensino Médio
Presença do Prof.Nélson Tomazi (UFPR)
Local: Auditório do CFH
Data: 28/11
Horário: 18:30h

Assembléia do Estudantes de Ciências Sociais
Pauta: Segurança do Centro Acadêmico e escolha dos representantes para
as instancias deliberativas
Local: Sala 331 – CFH
Data: 30/11
Horário: 18:30h

João Vitor Mastelari Gonçalez da Silva
CALCS - Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais

[CALCS] JORNAL DA SOCIAIS - Editorial versão final

Galera, que bom que chegaram novas idéias para o editorial... mas infelizmente não será possível fazer uma reunião para construir ele coletivamente, pois o jornal precisa ser mandado para a editora da UFSC ainda hoje, caso contrário não ficará pronto nesse semestre... como não foi possível colocar todas as idéias propostas (devido ao espaço disponível e também à polêmica que provavelmente algumas provocariam) foram feitas apenas algumas alterações e esse é o texto que vai ficar... no próximo número a galera tem que propor alterações antes(lembrem-se que o editorial era pra ser discutido até a sexta passada) para que a discussão possa ser feita.
Eduardo

EDITORIAL

A primeira edição do jornal das “SOCIAIS?”, organizado pelo CALCS gestão “Pra Fazer Acontecer”, representa um importante passo nessa retomada pela organização estudantil de nosso curso. Entre todos os desafios que nos propomos, a integração e a comunicação estão presentes nesse exemplar, em que a poesia, o desenho ou qualquer outro artigo que represente um fragmento de pensamento presente em nosso curso, nos dão pistas dos caminhos que devemos tomar.
. Após a luta por um CA comprometido, ativo e aglutinador, os estudantes de CSO conquistaram novamente um processo eleitoral em que pudessem escolher princípios e propostas.  A marca do comprometimento que elegeu essa gestão impede a acomodação com a apatia com que insistem em caracterizar o movimento estudantil. E é nesse processo que devemos seguir, fazendo a crítica e a autocrítica de nossas ações e reflexões sobre a realidade que nos cerca.  
    A realidade de nosso curso, de nossa universidade, de nosso país e da conjuntura mundial atual são nossas principais ferramentas para as análises sociais que nos propomos fazer. E a liberdade de expressão (que ainda estamos por vias de conquistar integralmente) nos permite pensar politicamente as ações necessárias para a construção de um curso melhor, onde nosso conhecimento sirva para se formar uma universidade diferente e uma sociedade mais justa.
    E o que falta pra isso?
    Debates, discussões e ações coletivas em prol de melhorias. O nosso papel como cientista social, a realidade da universidade brasileira e o contexto mundial da educação, as condições de permanência e de acesso para os estudantes na UFSC, a ARTE e a POLÍTICA como instrumentos para a construção dessa nova sociedade, etc.
    Concretamente, o que pode ser feito?
    A semana das sociais no ano que vem, como uma forma de fomentar o debate sobre esses diversos temas que estão presentes em nossa sociedade e comunidade acadêmica (incluindo questões práticas relativas ao curso como o currículo e autoritarismo na academia), além de permitir uma maior integração entre os estudantes. A semana da integração com o mesmo propósito, mas num âmbito maior que seria o CFH e o CED. Assembléias, a fim de se decidir coletivamente assuntos polêmicos, como a segurança do CALCS e nossos representantes do curso. A realização de festas, venda de camisetas do curso e o incentivo a feiras de produtos feitos por estudantes das sociais, como forma também de integração, e receita para nossa entidade e estudantes carentes. A participação de todos os fóruns acadêmicos e estudantis, como uma forma de integração entre os estudantes e professores das Ciências Sociais de Santa Catarina e do Brasil. O combate a quaisquer medidas que venham a precarizar e privatizar a educação, entendendo que a massa estudantil tem uma importância estratégica nessas ações.
    Bom, esses são alguns dos passos a serem traçados. Muita coisa irá rolar no ano que vem permitindo a todos os estudantes que queiram se comprometer com a organização estudantil de nosso curso, uma oportunidade de também fazer parte ativa desse coletivo. As atividades são inúmeras e o esforço mínimo de cada um permitirá que possamos dividir as tarefas do movimento estudantil com melhor eficácia.
    Por tudo isso, a participação nesse jornal é fundamental. Para as próximas edições esperamos uma enxurrada de textos, poesias, desenhos e outros tipos de expressões. Queremos opiniões conflitantes, permitindo o diálogo sincero entre os debatedores.
    E para a segunda edição, contamos também com sugestões para um nome de boletim que seja a nossa cara. Que seja marca registrada do CALCS para as próximas gestões, garantindo assim que a memória não se perca nesse curso. Necessitamos também de uma logo, que represente também essa categoria, e nesse quesito à criatividade é algo que não nos falta. Temos as férias de verão agora, um bom tempo pra bolarmos mais textos, o nome do boletim e uma logo.
    Envie sugestões, textos e criticas para o e-mail: calcs.cfh.ufsc@gmail.com, e participe!