16 de out. de 2009

[CALCS] Carta da reunião realizada na ANEL

Gente,
estou encaminhando a carta q comentei foi tirada da reuniao da anel dos estudantes presentes do curso de ciencias socias..
besos!
Laurita
--------------
Pessoal,
Segue em anexo, a carta que eu, a Paula e a Renata (UNICAMP) ficamos de reformular para passar para o CONECS, referente a reunião que fizemos na primeira assembléia da ANEL.
Seria interessante todos lerem e se possível todas as escolas que participarem assinarem para enviar a lista do CONECS.
Qualquer dúvida estou à disposição.
saudações!

--
Carolina Bonomi
C.A Ciências Sociais - PUC Campinas - SP
Gestão Brava Gente - 2009/2010


---------------------


No dia 13 de setembro de 2009, durante a primeira assembléia da ANEL, os estudantes de Ciências Sociais ali presentes, se reuniram a fim de retomar as discussões referentes ao nosso movimento de área. Como nosso movimento de área se encontra fragmentado e desorganizado, nos reunimos para iniciar e conhecer a realidade do curso em cada universidade. Consideramos que existem várias demandas em comum, as quais só poderemos dar uma resposta em conjunto se retornarmos a organização da nossa executiva. A partir desse primeiro constato, constatamos as seguintes demandas a serem discutidas:


  1. Currículos:
a) relação bacharelado e licenciatura;
b) sociologia no ensino médio e formação de professores;
c) precarização dos currículo, no sentido de adaptá-los à precarização de ensino em conjunto ( falta de professores e funcionários, sucateamento da estrutura, poucas bolsas de pesquisa e permanência estudantil);
d) discussão crítica do conteúdo ideológico dos currículos de Ciências Sociais e como colocar o conhecimento produzido na Universidade a serviço da classe trabalhadora.

  1. Universidades Privadas
a) Campanha em apoio a favor dos inadimplentes,de forma que na rematricula os alunos tenham direito a continuar estudando sem passar pelo constrangimento de não ter seu nome na lista;
b) aumento abusivo das mensalidades: como nos encontramos em plena crise econômica, discutimos que é necessário o congelamento das mensalidades, já que vários estudantes ficaram desempregados, sem ter como pagar a universidade.


  1. Democratização na Universidade
a) democratização do acesso e permanência na universidade;
b) Ensino à Distância;
c) Democratização das instâncias de poder.

Para que possamos acumular os debates desses eixos, propomos que seja organizado reuniões e/ou plenárias estaduais e/ ou regionais, periodicamente até a realização do ERECS e ENECS.
Também, discutimos que seria interessante que, pelo menos um estudante de cada escola seja responsável pela discussão do curso para facilitar o contato entre as escolas para a realização dessas reuniões e/ ou plenárias.
Dessa forma, conseguiremos levar aos encontros debates mais sólidos e propositivos, a fim de reestruturar e fortalecer nosso movimento.

Saudações.