12 de mai. de 2010

[CALCS] Revista Mosaico Social

Bom dia colegas do Curso!
 
O professor Julian está chamando os alunos da Ciências Sociais que queiram participar da comissão de edição da REVISTA MOSAICO SOCIAL. Ele pedio para que o CALCS indicasse seis nomes. Bom como é de interesse geral, divulgo aqui na lista a chamada de voluntários. Quem tiver interesse mande o nome para a lista ou nos procure hoje na reunião do CALCS às 16h.
 
Um abraço a todos lembrando que AMANHÃ às 17h no TICEN haverá um ato contra o aumento da tarifa!

[MPL] Agenda Abaido a tarida do transporte público!

Envio em anexo a Agenda de Mobilizações desta semana contra o aumento nas tarifas do transporte coletivo. A tendência da luta é de que se amplie e estamos jogando peso no próximo ato: QUINTA-FEIRA, COM CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 17H NA FRENTE DO TICEN.

Vamos comparecer e divulgar este ato para todos os nossos contatos!

As próximas reuniões da Frente de Luta pelo Transporte Público serão amanhã (quarta) às 18h no DCE da UFSC e no sábado às 13h30, também no DCE.

A vitória nesta luta depende de todos nós!


--
Matheus Acosta

[CALCS] Aula Apoio - Debate Veteranos-Calouros sobre textos de Introdução à Antropologia

Pessoal, depois de alguma conversas que tive com os alunos da primeira fase, percebi que todos, pelo menos com quem conversei, estão com dificuldades na disciplina de Antropologia.
Eles terão uma prova Segunda, por isso resolvi mobilizar o maior numero de pessoas para fazer um momento para tirar as dúvidas que forem possíveis com os alunos mais avançados no curso. Será quinta (AMANHÃ 13/05) à tarde, 2h em alguma sala do segundo andar onde ficam as salas de CSO.
Ninguém precisa vir dar uma aula, só vir com o conhecimento que já foi adquirido ao longo do curso, mesmo que estejam na segunda fase.
Quanto mais gente poder vir é melhor...

Abraços a Todos...
Participem ,se possível. Um dia todos estiveram na primeira fase...
Yuri Neves

Oi pessoal! Seguem a baixo os textos que nós, calourinhos, trabalhamos até agora na disciplina de Introdução à Antropologia:

"Raça e História" - Claude LEVI-STRAUSS
"Digressão: a fábula das três raças ou o problema do racismo à brasileira" - Roberto DA MATTA
"Valores Universais e Direitos Culturais" - Débora DINIZ
"Introdução: o campo e a abordagem antropológicos" e "Marcos para uma história do pensamento antropológico" - François LAPLANTINE
"Pesquisa de Campo: uma criança no mundo" - Anthony SEEGER
"O antropólogo e os pobres: introdução metodológica afetiva" - Alba ZALUAR
"Os (Des)caminhos de uma Antropóloga - a relação em campo" - Mª Regina LISBÔA
"A transição para a Humanidade" - Clifford GEERTZ

Obrigada :)
Iohanna Campos Roeder

[Vídeo] DocBrasil – Ciclo de documentários “Ser Negro no Brasil”

Prezados amigos,


Relembro-os da exibição dos outros 3 filmes da sessão DocBrasil na Fundação Cultural Badesc neste mês de maio, com o tema "Ser Negro no Brasil".

Abaixo, transcrevo a programação desta quinta e sexta. Em anexo segue a programação completa.


Abraços,
José Rafael Mamigonian

http://fcbadesc.blogspot.com



=========================================================================

Ser Negro no Brasil

A Fundação Cultural Badesc apresenta uma programação de filmes que abordam a história, a cultura e os desafios que o povo de origem afro-brasileira encontra em nosso país. Um introdutório – mas representativo – recorte da produção documental brasileira, em filmes de diferentes estéticas, abordagens e vertentes de pensamento, mas cujo tema comum principal é a “questão racial” no Brasil.

Agradecimentos: Eduardo Coutinho, Arthur Autran, Júnia Torres, Carlos Nader e José Geraldo Couto.

DocBrasil – Ciclo de documentários “Ser Negro no Brasil”
Dias: dias 6 e 7, 13 e 14 de maio de 2010 (quintas e sextas-feiras)
Horário: sempre às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc, à Rua Visconde de Ouro Preto,
no 216, Centro – Florianópolis, fone (48) 3224-8846
Quanto: Entrada franca

Programação

Dia 13 de maio, quinta feira às 19h

Carolina
direção: Jeferson De, SP, 2003, 15 minutos

Brasil. Final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, torna-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, a “exótica” mulher negra e ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de pessoas.


Aqui Favela – O Rap Representa
direção: Júnia Torres e Rodrigo Siqueira, MG, 2003, 82 minutos

Uma viagem pelos caminhos por onde se constrói o movimento hip-hop em São Paulo e Belo Horizonte. O filme apresenta jovens desconhecidos que integram o movimento e algumas de suas principais expressões como Thaíde e Mano Brown, além de África Bannbaataa, Nelson Triunfo, Lady Rap, Shyrlane e outros. Eles têm em comum o esforço para fortalecer suas identidades, a revalorização de aspectos culturais africanos, a recuperação da auto-estima e a compreensão da complexidade social através das manifestações culturais criadas nas favelas e periferias.

Dia 14 de maio, sexta feira às 19h
Preto e Branco
direção: Carlos Nader, SP, 2004, 73 minutos

Documentário sobre relações raciais entre cidadãos comuns da cidade de São Paulo. De estrutura episódica, o filme contém quatro curtas sobre uma história de 500 anos. E apresenta uma questão pouco discutida nas telas. Por um lado, o modelo racial brasileiro tem sido historicamente considerado uma solução original para eterna intolerância étnica no planeta. Por outro lado, é também considerado uma farsa que visa esconder o abismo social entre brancos e não-brancos. Afinal, a idéia de que o Brasil é um país onde as raças co-existem e se fundem em harmonia é um mito hipócrita ou é uma grande esperança para o futuro da convivência humana?

DocBrasil – Ciclo de documentários “Ser Negro no Brasil”
Dias: dias 6 e 7, 13 e 14 de maio de 2010 (quintas e sextas-feiras)
Horário: sempre às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc, à Rua Visconde de Ouro Preto,
no 216, Centro – Florianópolis, fone (48) 3224-8846
Quanto: Entrada franca

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 12/05/2010

Questões avaliadas:

1. Ônibus ERECS - Fabricio se encarregou de preparar e levar o ofício para Roselaine até sexta 14/05;

2. Artigo revista veja sobre antropologia - Matheus se encarregou de reunir material sobre o artigo para discutirmos;

3. Problema da secretaria do curso - Segundo relato do Julian, ele e a Roselaine estão esperando posicionamento da reitoria referente a contratação de uma pessoa substituta.

4. Ata da posse - Falta assinatura de algumas pessoas do CALCS, quem ainda não assinou? Quem estiver com a ata, favor levar na próxima reunião;

5. Representação discente - Foi alterado a representação com a inclusão da nova suplente de antropologia? Quem ficou responsável pra fazer esse corre? Outra questão é com relação a representação, na reunião foi proposto uma possível conversa com todos os representantes para fins de acompanhamento do CALCS das atividades que estão ocorrendo no colegiado do curso.

6. Horários da reuniões do CALCS - Em reunião foi discutido a questão do problemas que vem acontecendo em relação aos horários estabelecidos das nossas reuniões (13:30h alterando-se semanalmente com 16h),onde a galera vem propondo outros horários. Matheus se encarregou de elaborar um quadro com alguns horários para que possamos votar na próxima reunião.

7. Colaboradores da revista mosaico e do ppcc - Foi enviado email para o curso e algumas pessoas já se propuseram a colaborar com a revista, o ppcc tem uma pessoa, no caso eu, faltam mais duas. Pauta pra próxima reunião.

8. Sarau da sociais - A Joana propôs passar o documentário da alunos da ufsc referente a manifestação do passe livre ocorrida em 2007 - Amanhã vai ser maior - Proposta para realização do evento no dia 26/05 quarta-feira, com Fernando e Fabrício responsáveis na organização dos comes e bebes, Matheus com as funções de providenciar o ofício e o projetor, músicos com Fabricio e Lucas e os cartazes com o Boni..faltanto a parte da decoração, quem se propõe?

9. Estatuto do CALCS - Ler o modelo da história para discutirmos na próxima reunião.

É isso ai grupo, lembrando...
Próxima reunião agendada para a próxima quarta 19/05 as 13:30h

Abraços.
Fernando