10 de mar. de 2009

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 10/03/2009

Relato da Reunião do Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais no dia 10/03/2009.


Pontos de Pauta:

- Informes;
- Comissões de trabalho;
- Limpeza do CA;
- Churrasco IBGE;
- Caneca e Adesivo;
- PET.



Informes:

1. Frente Única Contra o Aumento da Tarifa:

Formou-se no dia 09 de fevereiro a Frente Única Contra o Aumento da Tarifa queexige a imediata redução da passagem dos ônibus coletivos de Florianópolis e a municipalização da COTISA.

A Frente tirou como calendário a realização atos nos dias 04, 05 , 10, 11 e 12 de março.

No dia 04 de março ocorreu a prisão de estudante de História da UFSC, no final da manifestação. O mesmo já foi liberada, mas precisou assinar um Termo Circunstanciado. A acusação que escolheram pra ele foi DESACATO, agora ele vai responder um processo no juizado especial.

No dia 12 de março está previsto um grande ato que irá unificar-se com o Ato de Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais.

2. APRASC:

Os praças e bombeiros de Santa Catarina estão em luta por seus direitosexigindo o cumprimento da Lei 254, a abertura das negociações e condições dignas de trabalho.

O governador reagiu as mobilizações com tentativas de expulsação e prisão das lideranças da corporação; o fechamento do sitio na internet da entidade representativa da categoria (APRASC); o pedido na justiça de extinção dessa entidade, bem como, a qualificação do movimento como terrorista e guerrilheiro tem requintes de um trágico período repressor da nossa recente história que se iniciou em 1964.

No dia 12 ocorrerá o ATO NACIONAL CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E EM SOLIDARIEDADE AOS PRAÇAS E BOMBEIROS DE SANTA CATARINA.

3. Apresentação dos núcleos e Laboratórios:

Na sexta-feira, dia 13 de março, iremos conversar com a Marisol para decidir qual o melhor dia para a realização do evento e horário.

4. Trote Integrado e Festa Integrada:

A Hora Feliz integrada irá realizar-se no dia 18/03/2009, a partir das 22 horas, no OASIS.

Haverá uma reunião de organização na quarta-feira às 12:30 no CALPS.

Maiores informações serão encaminhadas para a lista através do representante de Psicologia.


Encaminhamentos:

1. Festa de Geografia: emprestaremos R$ 200,00 para o CA de Geografia, com exigência de um recibo e documento assinado.

2. Comissões:

Festas e Eventos: Eron e Dani;
Comunicação: Ana, Elis, Gabriela Figueiredo (mural), Laurita, Marcel (mural) e Otavio ;
Finanças: Leo;
Secretariado: Gabi Augusta;
Esporte: Carol (e Coxa);
Arte: Gabriela Figueiredo, Dani (apoio) e Ana Paula (segunda fase).

3. Reunião para Organização do Mural: Sexta-feira, dia 13 de março, às 15 horas.

4. Semana de Ciências Sociais:

- Colocaremos uma urna no corredor para consulta os alunos sobre os assuntos que podem ser abordados na Semana.
- Realizaremos as reuniões semanais para a organização do evento separadas das reuniões do CA.
- Primeira Reunião: dia 19 de março.
- Data da Semana: 18 às 22 de maio.

5. Limpeza do CA: Sexta-feira, dia 13, 15 horas.

6. Vender canecas e adesivos: Vitor.

7. Edital do PET: já abriu o edital para o PET dos cursos, a Gabriela e o Otavio envou o edital para a lista. Gabi F encaminhou e-mail para a Marisol mas ela não respondeu, Gabi A encaminhou e-mail para a Miriam Hartung e falaremos com a Julia no dia com o projeto que já existe.

8. Passagem em salas: Hora Feliz de quarta-feira dia 18 de março, Festa Integrada que irá se realizar em abril, Ato Contra o Aumento da Tarifa e contra a Criminalização dos Movimentos Sociais, Urna para Semana de Ciências Sociais e reunião para a semana de Ciências Sociais (dia 19/03/2009 às 13 horas), Limpeza do CA na sexta-feira e canecas.



--
Elis Rodrigues

[Transporte] Calendário de Atividades da Semana


Estou encaminhando para a lista do CA  o calendário de atividades da Frente Única Contra o Aumento da Tarifa, para que os interessados .



Foi tirada na reunião do 09/03, várias atividades para semana e precisamos que se disponibilizem para algumas delas:

- Terça, quarta e quinta pela manhã serão realizadas a formação de comitês de luta pelo transporte nas escolas em que já foram feitas panfletagens e passagem em sala; e a tarde a passagem em sala nas escolas que ainda não foram passadas.

- Sexta-feira vai ter uma reunião extraordinária da Frente para discutir a Audiência Pública com o secretário de Transportes, João Batista, que será realizada às 18h (local e presença a confirmar).
 - No sábado vamos realizar uma reunião de avaliação geral (no DCE da UFSC às 14h) para planejar as táticas das próximas semanas.

obs: a ata da Reunião será enviada amanhã!

Terça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábado
Comitê Escola Jovem – Ao lado do terminal de canasvieiras (TICAN) / 10h
Comitê Instituto Estadual de Educação – 12h (ponto de encontra na entrada pela Mauro Ramos)Comitê CEFET – 11h30


___________



___________
Passagem em sala – Escola Professor Henrique Stodiek – 14hPassagem em sala – Escola Lauro Muller – 14hPassagem em sala – Escola Celso Ramos – 14hReunião Extraordinária da Frente – 16h
(local a confirmar)
Reunião de Avaliação da Frente – 14h – DCE da UFSC
Panfletagem e concentração com som para o ato às 17h no TICEN!Panfletagem e concentração com som para o ato às 17h no TICEN!Panfletagem e concentração com som para o ato às 17h no TICEN!Audiência Pública com o vice-prefeito e secretário dos transportes, João Batista, 18h (local a confirmar) -- 
Elis Rodrigues

[Transporte] Agenda de exigências da Frente para Audiência Pública


Segue para conhecimento das pessoas interessadas nas manifestações e atividades da Frente Única Contra o Aumento da Tarifa.

Pessoal, foi tirada uma agenda de reivindicações que será apresentada ao secretário de transportes e vice-prefeito, João Batista, na Audiência Pública que está programada para sexta-feira. Segue abaixo a agenda que foi aprovada pela Frente:

Agenda da Frente de Luta pelo Transporte
  
1. Revogação do último decreto que aumentou o preço das tarifas de transporte coletivo na data de 18 /01/2009.

2. Municipalização da COTISA.

3. Prorrogação do prazo de lançamento do edital de licitação dos transportes pelo período de seis meses, para que novas propostas de organização do transporte posam ser debatidas e sugeridas pela sociedade.  

4. Auditoria para a formulação de uma planilha de custo pública do transporte coletivo, que possa servir de base para o debate aberto da sociedade. (Abertura da “caixa-preta”).

5. Mudança do regime de contrato para prestação do serviço de transporte: Fim das concessões/privatização.

6. Realização de um Plebiscito Oficial do Município de Florianópolis sobre o regime de concessões privadas ou regime de controle público do transporte, para que a população seja convidada a se manifestar sobre o assunto. Dia de transporte gratuito na data do Plebiscito.  

7. Aumento do subsídio aos usuários/as do transporte coletivo dos atuais (0,12 centavos de real) para a meta de 50% em um ano, e de 100% em 04 anos.

8. Criação de um Fundo Municipal de Transportes, que utilize a perspectiva do imposto progressivo, cobrando dos setores mais ricos da sociedade participação adequada no subsídio ao transporte coletivo.

9. Criação de faixas exclusivas para ônibus na cidade

10. Criação imediata de um bilhete único diário que garanta a integração plena do transporte, sem limite de tempo entre as conexões.

11. Incentivo e discussão de modalidades alternativas para o transporte (por exemplo, transporte marítimo, ciclovias, etc.)

A idéia principal é agendar uma audiência da Frente com o Secretário dos Transportes, ocasião em que a agenda será apresentada e cobrado o compromisso do secretario com essas demandas."
Elis Rodrigues - Movimento Passe Livre