10 de mar. de 2009

[Transporte] Agenda de exigências da Frente para Audiência Pública


Segue para conhecimento das pessoas interessadas nas manifestações e atividades da Frente Única Contra o Aumento da Tarifa.

Pessoal, foi tirada uma agenda de reivindicações que será apresentada ao secretário de transportes e vice-prefeito, João Batista, na Audiência Pública que está programada para sexta-feira. Segue abaixo a agenda que foi aprovada pela Frente:

Agenda da Frente de Luta pelo Transporte
  
1. Revogação do último decreto que aumentou o preço das tarifas de transporte coletivo na data de 18 /01/2009.

2. Municipalização da COTISA.

3. Prorrogação do prazo de lançamento do edital de licitação dos transportes pelo período de seis meses, para que novas propostas de organização do transporte posam ser debatidas e sugeridas pela sociedade.  

4. Auditoria para a formulação de uma planilha de custo pública do transporte coletivo, que possa servir de base para o debate aberto da sociedade. (Abertura da “caixa-preta”).

5. Mudança do regime de contrato para prestação do serviço de transporte: Fim das concessões/privatização.

6. Realização de um Plebiscito Oficial do Município de Florianópolis sobre o regime de concessões privadas ou regime de controle público do transporte, para que a população seja convidada a se manifestar sobre o assunto. Dia de transporte gratuito na data do Plebiscito.  

7. Aumento do subsídio aos usuários/as do transporte coletivo dos atuais (0,12 centavos de real) para a meta de 50% em um ano, e de 100% em 04 anos.

8. Criação de um Fundo Municipal de Transportes, que utilize a perspectiva do imposto progressivo, cobrando dos setores mais ricos da sociedade participação adequada no subsídio ao transporte coletivo.

9. Criação de faixas exclusivas para ônibus na cidade

10. Criação imediata de um bilhete único diário que garanta a integração plena do transporte, sem limite de tempo entre as conexões.

11. Incentivo e discussão de modalidades alternativas para o transporte (por exemplo, transporte marítimo, ciclovias, etc.)

A idéia principal é agendar uma audiência da Frente com o Secretário dos Transportes, ocasião em que a agenda será apresentada e cobrado o compromisso do secretario com essas demandas."
Elis Rodrigues - Movimento Passe Livre

Nenhum comentário: