14 de out. de 2010

Manifesto no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades NIGS


Continuando o debate, segue um manifesto. Peço que quem compartilhar de sua proposta, repasse-o.

Abraços
Vinicius Kauê Ferreira
____________________________


M   A   N   I   F   E   S   T   O
(Fragmento - Português)
“Nós, do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades / NIGS, queremos manifestar a nossa inconformidade frente à forma como diferentes questões tem sido colocadas na opinião pública, neste segundo turno.
Como pesquisadoras feministas, defendemos os direitos para o exercício pleno da liberdade de culto, de expressão e de reprodução para cidadãs sem distinção de raça, cor, sexo, religião ou opinião pública como assim o exige a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sendo assim, demandamos um mandato presidencial contra a precariedade social, econômica, sexual e cultural, que contemple soluções que atendam às demandas dos setores sociais menos privilegiados da população brasileira e estrangeira, como mulheres, negras, indígenas, lésbicas, gays, transexuais, travestis e transgêneros.
Como cidadãs feministas, defendemos as conquistas dos movimentos sociais para que ninguém seja “submetido à tortura, nem ao tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”, como o estabelece a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Portanto, consideramos de fundamental importância que sejam previstas as garantias para a Legalização do Aborto, evitando o sacrifício de mulheres, lésbicas, bissexuais ou transgêneros violentadas durante práticas de interrupção de gravidez clandestinas.
Como estudantes e trabalhadoras, recusamos soluções neoliberais que nos levem a condições de precariedade mais injustas, priorizando programas de produção econômica, em detrimento de programas de saúde, educação e informatização em equilibro e compatibilidade com políticas sustentáveis que assegurem contrapartidas socioambientais.
Acreditamos que é tempo de contribuir acadêmica e politicamente a inclusão dos direitos feministas na pauta do debate presidencial. Convidamos a todas as cidadãs brasileiras e estrangeiras em nossa luta por uma sociedade mais justa e em forte oposição a qualquer tipo de intransigência neoliberal”.

M   A   N   I   F   I   E   S   T   O
(Fragmento - Español)
 “Nosotr@s, del Núcleo de Identidades de Género y Subjetividades / NIGS, Brasil, manifestamos nuestra inconformidad frente a la forma como han sido colocadas diferentes cuestiones en la opinión pública, en la campaña electoral del segundo turno, 2010.
Como académicas feministas, defendemos los derechos para el ejercicio pleno de la libertad de culto, de expresión y de reproducción para ciudadanas sin distinción de raza, color, sexo, religión u opinión pública como así lo exige la Declaración Universal de los Derechos Humanos. Por eso, demandamos un mandato presidencial contra la precariedad social, económica, sexual y cultural, que contemple soluciones que atiendan a las demandas de los sectores sociales menos privilegiados de la populación brasileña y extranjera, como mujeres, indígenas, lesbianas, gays, transexuales, travestis y transgéneros.
Como ciudadanas feministas, defendemos las conquistas de los movimientos sociales para que nadie sea “sometido a tortura, ni al tratamiento o castigo cruel, deshumano o degradante”, como lo establece la Declaración Universal de los Derechos Humanos. Por lo tanto, exigimos que sean previstas las garantías para la Legalización del Aborto, evitando el sacrificio de mujeres, lesbianas, bisexuales o transgéneros violentadas durante prácticas de interrupción de embarazos clandestinas.
Como estudiantes y trabajadoras, rechazamos soluciones neoliberales que nos lleven a condiciones de precariedad más injustas, priorizando programas de producción económica, en detrimento de programas de salud, educación e informatización en equilibrio y compatibilidad con políticas sustentables que aseguren contrapartidas socio-ambientales.
Creemos que es tiempo de contribuir académica y políticamente para la inclusión de derechos feministas en la pauta del debate presidencial. Estaremos participando durante la campaña del segundo turno y durante la gestión del próximo gobierno. Invitamos a todas las ciudadanas brasileñas y extranjeras en nuestra lucha por una sociedad más justa en fuerte oposición a cualquier tipo de intransigencia neoliberal”.

Ver más en:

[Evento] Convite à VI Semana de Integração do CFH


Senhores Professores, Técnicos Administrativos e Estudantes,
 
A pedido da direção do CFH, encaminho o convite anexo para participar da VI Semana de Integração do CFH, que ocorrerá de 25 a 28/10/2010nos seguintes turnos e horários: a) matutino, de 10h às 12h; b) vespertino, de 16h às 18h; c) noturno, de 20h às 22h, no Auditório do CFH.
 
Atenciosamente,
 
Patricia Fernandes
Secretária Executiva e Coordenadora de Apoio Administrativo
Direção CFH

Manifesto dos professores universitários de Santa Catarina


Caros/as,
num momento histórico em que, aparentemente, há projetos semelhantes de poder em nosso país, envio abaixo o manifesto dos professores e das professoras universitários/as de Santa Catarina em apoio à Dilma. Durante todo o primeiro turno recebi em meu correio eletrônico textos anônimos de pessoas raivosas, reacionárias e proto-fascistas apoiando a candidatura de Serra. Creio que, - se levarmos em conta que hoje cada indivíduo é uma 'imprensa' - podemos equilibrar as argumentações, mas de forma propositiva, demonstrando o que está em jogo na arquitetura do poder.
Todavia, ingenuidades à parte, entendo que o governo Lula não passou de um proposição reformista de poder, mas que não pode ser grosseiramente equiparado à gestão FHC. 
Att,
Prof. Jéferson Dantas (PPGE/CED/UFSC). 



MANIFESTO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE SANTA CATARINA
DEPOIS DE LULA ... AGORA É DILMA!
Por um Brasil mais justo e igualitário com a manutenção e aprofundamento das ações implementadas pelo Governo LULA, pela negação ao conservadorismo ou retorno dos ideais dos Governos neoliberais do Governo do Fernando Henrique Cardoso do PSDB; pela defesa dos movimentos sociais; por uma sociedade realmente democrática com um projeto de país que supere os desafios de um desenvolvimento sustentável, com o fim da miséria e a redução da desigualdade social; por um Estado Republicano e responsável pelas questões sociais, com a continuidade das políticas públicas de grande alcance social, pensadas de forma libertadora, por uma política externa para um Brasil que assuma sua responsabilidade de liderança no cenário internacional, de forma a respeitar a diversidade e as culturas de outros povos; por um Brasil que tenha uma política econômica não subserviente ao mercado; pela preferência da distribuição de recursos públicos aos mais pobres, ao invés do privilégio ao grande capital; pela preservação de nossa diversidade cultural brasileira e latino-americana que nos fortalece enquanto identidade e nos une de forma solidária, pelo fim da corrupção; por uma reforma política que atenda o interesse público e não os interesse egoísticos dos grupos oligárquicos que se encastelam no poder; pelo ensino público e não mercantilizado; pela Universidade Pública que gera conhecimento e cultura, imprescindíveis para o avanço tecnológico deste país,  nós, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS do Estado de Santa Catarina abaixo assinados, declaramos apoio à candidatura de DILMA 13 para Presidente, neste 2º turno das eleições de 2010.

Marcos Wachowicz – Professor de Direito Comercial – CCJ/UFSC
Horácio Wanderlei Rodrigues – Professor de TGP – CCJ/UFSC
Jeanine Nicolazzi Philippi – Professora de Teoria do Direito - CCJ/UFSC
Matheus Felipe de Castro - Professor de direito penal e processual penal – CCJ/ UFSC
Danielle Annoni – Professora de Direito Internacional – CCJ/UFSC
Jaime Cesar Coelho - coordenador do curso de Relações Internacionais – CSE/UFSC
Helton Ricardo Ouriques – chefe de Departamento de Economia da – CSE/UFSC
Ilse Scherer-Warren - professora de sociologia - CFH/UFSC
Wilson Schmidt - Prof. Teorias da Educação – CFH/UFSC
Karine de Souza Silva -  Professora de Relações Internacionais - CSE/UFSC
Jânio César Fink – Professor de Direito Público – ESM
Isabela Medeiros - Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica - CESUSC/Florianópolis
André Viana Custodio – Professor de Direito Unesc - Faculdade Avantis - Unisc
Nise Jinkings - Profa. dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e de Pós-Graduação em Educação - MEN/CED
Pedro Martins – Professor de Sociologia - UDESC
Cláudio Brandão – Professor de Fotografias - Instituição Ceart/Udesc e IF-SC
Edelcio Mostaço – Professor - Ceart - Udesc
Manoel Dourado Bastos, Filosofia e Sociologia da Arte, Departamento de Artes Visuais, CEART-UDESC.
Vera Regina Pereira de Andrade – Professora de Criminologia – CCJ/UFSC
Carlos Magno Spricigo Venerio - Professor da UNESC/Criciúma
Alexandre Morais da Rosa - Processo Penal – CCJ/UFSC
Alline Pedra - Professora substituta de direito penal e criminologia – CCJ/UFSC
Silvana Barbosa Macedo - Professora do Departamento de Artes Visuais – UDESC
Samuel da Silva Mattos - Professor de Teoria Constitucional e de Processo Constitucional – CCJ/UFSC
José Renato Gaziero Cella – Filosofia Jurídica – PUCPR
Vânia Muller - Departamento de Música – Centro de Artes –UDESC
Katie Silene Cáceres Arguello - Professora de Direito Penal, Criminologia e Teoria do Estado - Cursos de Graduação e Pós-graduação em Direito da UFPR
Francisco Quintanilha Véras Neto – Professor de Direito da Furg
Armando Borges de Castilhos Junior – Professor de Tratamento RSU – UFSC
Jesiel de Marco Gomes – Professor do depto. de Economia/UFSC
Fernando Steinbruch Milman – Professor Departamento de Física - CFM – UFSC
Renato Miguel Basso - Professor de Linguística, CCE - UFSC
Tânia Regina Oliveira Ramos – Professora de Literatura Brasileira Letras Português UFSC
Marcelo Henrique Romano Tragtenberg -  Professor do Departamento de Física da UFSC
Roberta Pires de Oliveira - Pós-Graduação em Linguística, UFSC, pesquisadora CNPq
Frederico Firmo de Souza Cruz - Depto. de Fìsica da UFSC
Susan A. de Oliveira - Professora de Literatura portuguesa da UFSC
Ivo Marcos Theis – Professor do Departamento de Economia – FURB
Suzani Cassiani -  Professora do Departamento MEN-CED-UFSC
Nilton da Silva Branco – Professor do Departamento de Física – UFSC
Lauro Mattei – Professor de  Economia da UFSC
Marcia Pompeo Nogueira - Departamento de Artes Cênicas CEART UDESC
Pedro de Souza - Professor de Lingüística - CCE – UFSC
Marco Aurelio Peres - Departamento de Saúde Pública da UFSC
Paulo Belli Filho - Professor da área de Saneamento Ambiental - ENS/CTC/UFSC
Maria Lucia de Barros Camargo - Professora de Teoria da Literatura, CCE – UFSC
Ana Luiza Andrade – Professora de Literatura brasileira - DLLV/CCE – UFSC
Zilma Gesser Nunes - Depto de Língua e Literatura Vernáculas - CCE – UFSC
Eros Marion Mussoi – Professor da Área de Desenvolvimento Rural – UFSC
Valter Martins – Professor de Serviço Social e Acumulação Capitalista no Brasil – DSS/UFSC
Edson Jacinski - professor da UTFPR - Ciências Humanas
Jair Fonseca - Professor de Literatura e Cinema da UFSC
Rozangela Curi Pedrosa  - Professora de Laboratorio de Bioquimica Experimental Departamento de Bioquímica - Centro de Ciências Biológicas – UFSC
Francisco José Castilhos Karam - Professor do Departamento de Jornalismo - CCE/UFSC
Leda Scheibe  - Professora dos programas de Pós-graduação em Educação  - UFSC e UNOESC
Arisa Araujo da Luz - Professora de Pedagogia da UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Luiz Otávio Pimentel - Professor do Curso de Direito - CCJ/UFSC
Emerson Pessoa Ferreira - professor de Design do Instituto Federal de Santa Catarina.
Ademir Antonio Cazella - Professor Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da UFSC
Edson Carlos Rodrigues - Professor de Políticas e Normas da Educação Brasileira na UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense de Criciúma
Elison Antonio Paim – Professor de Prática de ensino de História na UnoChapecó
Luciana Esmeralda Ostetto - Professora do Curso de Pedagogia/CED/UFSC.


--
Jéferson Dantas, Historiador e Mestre em Educação (UFSC). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Articulador e pesquisador dos Estudos do Currículo na Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz, Florianópolis/SC
(http://clioinsone.blogspot.com)
Fone: (48)  9104-2262



--
Diane Southier