8 de out. de 2010

[Textos] Internauta cria site alternativo para “manter” Falha de S.Paulo no ar


Em plena "festa da democracia" estruturas importantes da ditadura, como a censura, ainda se fazem presentes!


Internauta cria site alternativo para “manter” Falha de S.Paulo no ar

Izabela Vasconcelos

O site Falha de S.Paulo, que faz uma paródia do jornal Folha de S.Paulo, saiu do ar, mas isso não impede que seu conteúdo continue disponível na web. Um internauta, que não se identifica na página, criou no dia 01/10 o endereço http://falhadespaulo.tumblr.com, com os prints da tela do originalwww.falhadespaulo.com.br, que desde o dia 03/10 está totalmente fora do ar. O site foi retirado por decisão da 29ª Vara Cível de SP que no dia 30/9 atendeu pedido da Folha. A página estava no ar há apenas 20 dias.

“Criamos este endereço com printscreens do site para impedir que a Folha, com sua liminar absurda, tirasse do ar toda referência a ele; e pra mostrar pra quem não conhecia que a reação da Folha é completamente despropositada. E se deletarem esse, criaremos outro e outro e outro. Não à censura!!”, diz o post do site alternativo.

Lino Bocchini, um dos autores do site original, nega que ele ou o irmão, Mario, tenham envolvimento na criação da página alternativa.

Além da página hospedada no tumblr, plataforma de blog, o Boteco Sujo também traz prints do site original, e provoca com o título “Censura eu, Folha!”. O autor do blog ainda diz que a advogada do jornal “vai ter muito trabalho para conseguir censurar a todos”.

Para retirar o site do ar, a Folha alegou que os autores faziam “uso indevido da marca” do jornal. De acordo com Taís Gasparian, advogada do veículo, a Folha não questiona a sátira, nem o nome do site, mas o “uso da marca”.

Sobre a multa diária de R$ 1.000, caso Lino e Mario Bocchini descumpram a determinação, Taís acredita que o valor é baixo para este caso. “A Folha, como qualquer outra empresa, deve preservar a sua marca (...) Geralmente, nesses casos, o juiz aplica uma multa de R$ 100 mil”, afirmou ao Consultor Jurídico.

Disponível em: http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D57015%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D284698129%26fnt%3Dfntnl


--
Sabrina.