22 de mar. de 2009

[CEB] Relatoria CEB 20/03/09

Ata do CEB do dia 20/03/09 (sexta-feira)

Início: 12:50

CA’s presentes: CALE, CALPsi, CALL, CALH, CALIGeo, CALEQA, CAgro, CALCS, , CAME, CALA,CAAD, CAXif, CALESA, Biologia, Biblioteconomia, Arquitetura.

Informes:

Dió: DCE arrombado duas vezes. B.O. feito. Manifestações do Trasporte Público encerradas. Sábado(21/03) às 16h no DCE reunião de Transporte

Festa da Revolta da Catraca, hoje(20/03/09) ,sexta-feira na Casa Amarela.

Daniel (CALE): Ato dia 30/03.

Maicon(CALIGeo): Abaixo assinado para denúncia a UNE e defesa para espaços culturais e meia-entrada.Contra restrição de meia-entrada.

Cássio: Trote integrado do CTC sábado(21/03) a partir das 18h.

Bernardo:27/03/09 no Trapiche da Beira Mar às 14h. Combate a Corrupção.

Kelem: Apelo para discussões acerca do R.U.

Fernandinho: Discussão sobre Segurnça da Universidade, no Direito, quarta e quinta.

Primeiro Ponto de Pauta: Conselho Universitário

Fernandinho: Fala sobre a importância do C.U. Proposta de Eleição indicada pelo CEB e voto proporcional. Cinco titulares, cinco suplentes.

Allan: Acha desnecessária formação de chapas, e propõe outro CEB para Eleição. Candidatos individuais.

Rodrigo: Ressalta importância da ocupação deste espaço de discussão. E lembra das conquistas da última gestão e da importância dos movimentos de base. E apóia proposta de Fernandinho. Sugere divulgação semana que vem.

Dio: Defende a formação de chapas por esta fortalecer a discussão. E sugere reunião com os últimos conselheiros.

Eduardo: Ressalta importância da ocupação deste espaço de discussão. Pede definição de como se dará o processo de Eleição. E apóia a tradição de eleição submetida a CEB.

Fausto: Fala da importância de eleger pessoas que realmente exercerão o papel de agentes do Movimento Estudantil de Base. E de ampliação deste espaço.

Allan: Defende sua proposta de chamada individual. E tanto faz pertencer ou não ao C.A. por todos representarem os estudantes. E o representante levar a voz dos estudantes e não somente ter um bom discurso.

Rodrigo: Lutar pela ampliação de representação no Conselho.

Encaminhamentos:

Três propostas:
Chapa e voto proporcional;

Candidatos individuais;

Outra reunião para aprovação de edital (responsabilidade DCE).

Questão vai a votação e a proposta de Chapa e voto proporcional é eleita, além de outra reunião para a provação de edital de eleição.

(O CALCS através do Marcel e da Gabriela, votou na proposta de Chapa e voto proporcional)

Segundo Ponto de Pauta: Finalização da Discussão sobre Festas

Fernandinho: Divisão entre festas grandes e pequenas, falar com seguranças, vizinhos não há solução, bebida alcoólica: movimento de pressão.

Dio: Comissão para discussão a fundo da minuta e Pressão Política e Formas de Articulação (abaixo assinados, adesivos)

Maicon: A política de festas deve ser de pressão e uma Grande Festa Ilegal com a maioria dos CA’s.

Allan: Se propôs a participar da comissão de Festas. E expõe seu medo quanto a legislação de bebidas alcoólicas. E que a Grande Festa deve ficar em último caso.

Bernardo: É preciso que a comissão avalie a Lei e tente enquadrar a as festas dentro da Lei. E também deixar para último caso a Grande Festa.

Agronomia: Chama mais pessoas para participar da comissão e sugere uma reunião em separado para essa discussão.

Fernandinho: Não existe Lei que proiba Festa em espaço público o que existe é uma Lei estadual que proíbe venda de bebidas alcoólicas próximo a entidades de ensino.

Experanto: Se existir fatalidades ocorrerão em qualquer lugar que venda cerveja e existem vários lugares próximos a Universidade que vendem bebidas.

Encaminhamentos:

Tirar uma comissão que discuta a minuta e forme um projeto com base nas discussões e no que já existe. Comissão: Fernando, Dio , Maicon, Allan, Tati, Karen.

Pintura da Faixa: 13h no Básico terça (23/03)

Assembléia: 12:30, quinta (25/03) . Pautas: Festas; Moradia; R.U.

Tati: sugere que a comissão se estruture primeiro para depois levar a Assembléia.

Allan: concorda com Tati.

Rodrigo: assembléia é para abranger mais pessoas.

Dio: Assembléia para discutir linhas políticas gerais e é deliberativa. Fazer com que o debate possa fluir dentro das Universidades e saia dos CA’s.

Os encaminhamentos se mantêm.

Terceiro Ponto de Pauta: Prestação de Contas de Chapas do DCE

Relator: Forrest

As três chapas tiveram orçamentos semelhantes. Todas dentro do regulamento e não houve irregularidades. Chapa 1 e 3 tiveram débito e a chapa 2 teve crédito.

Não deve se repetir o que aconteceu no último processo eleitoral, uma comissão eleitoral não pode ter apenas dois membros. Forrest quer fazer inclusão do ponto do Congresso Estudantil da UFSC para um CEB próximo.

Diógenes: Encaminhamento de a comissão eleitoral vai deixar uma cópia da prestação de contas no DCE para quem quiser ter acesso.

Quarto Ponto de Pauta: Conselho de Entidades da UCE

Cássio: Congresso é hegemonizado e defasado. É importante ter uma voz destoante da maioria para que o Congresso não seja só festa e que possa servir para discutir política.

Rodrigo: Mandou e-mail para o grupo do CEB informando como se dará o Congresso e quais os trâmites para a participação. UCE não tem representação real das lutas no movimento estudantil. Seria importante resgatar a UCE para a luta dos estudantes como já foi há algum tempo (citou Novembrada, Restaurante Universitário). Levar as discussões para os Centros Acadêmicos. As inscrições de delegados são até 31 de março.

Eduardo: O congresso não terá disputa política da entidade. O tema principal será “a educação nos tempos de crise”. Algumas universidades não permitem a discussão política do Movimento Estudantil, há repressão pura, mais complicado do que é na UFSC. É importante que todos os Centros Acadêmicos levem delegados para a construção diária da reorganização do Movimento Estudantil de Santa Catarina.

Daniel: Por mais que o fórum da UCE não esteja inserido no cotidiano são eles que sentam com o governo para fazer deliberações. Vivemos numa crise econômica, o governo cortou verbas da educação e diversos setores. Temos que enfrentar problemas que dizem respeito às pautas do Movimento Estudantil, como a monopolização das carteirinhas. A questão do rompimento de entidades estudantis também deverá ser debatido.

Encaminhamentos:

Assembléia quinta-feira dia 26/03, 12h30. Próximo CEB sexta-feira 27/03.

Manifestação para mudança e aprovação do texto sobre a Moradia Estudantil até 25/03.

[CSO] Convocação Reunião Colegiado de ANT

Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Antropologia


Florianópolis,20 de março de 2009. Conv.002/ANT/2009


Da: Secretaria do Departamento de Antropologia/CFH/UFSC

Aos: Membros do Colegiado do Departamento


Senhores/as Membros/as:

De ordem do Chefe do Departamento de Antropologia, estamos convocando V.Sa. para uma Reunião Ordinária do Colegiado, a realizar-se em 25 de março de 2009 (quarta-feira), a partir das 14:00h, com a seguinte ordem do dia:

Das 14: 00 as 15:30

1) Informes
2) Criação de novos Cursos: Antropologia e Museologia
3) Espaço Físico
4) Outros

Das 15:30 as 17:00

5)Apresentação Instituto Brasil Plural



Cordialmente,



Maria de Fátima Pires
Depto. de Antropologia/UFSC