3 de abr. de 2011

O dia que durou 21 anos – Episódio 1

O dia que durou 21 anos – Episódio 1

Três episódios revelam os bastidores da participação dos Estados Unidos no golpe militar de 64.

O dia que durou 21 anos

Os que viveram a ditadura militar brasileira, os que passaram por ela em brancas nuvens e os que nasceram depois que ela acabou. Todos podem conhecer melhor e refletir sobre esse período, a partir da nova série “O Dia que durou 21 anos”, que a TV Brasil exibe nos dias 4, 5 e 6 de abril, às 22h.

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios de 26 minutos cada, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como Top Secret, serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares.

A série mostra como os Estados Unidos agiram para planejar e criar as condições para o golpe da madrugada de 31 de março. E, depois, para sustentar e reconhecer o regime militar do governo do marechal Humberto Castelo Branco. As cartas e o áudio dos diálogos de Gordon com o primeiro escalão do governo americano são expostas. Entre os interlocutores, o presidente Lyndon Johnson, Dean Rusk (secretário de Estado), Robert McNamara (Defesa). Além de conversas telefônicas de Johnson com George Reedy, Dean Rusk; Thomas Mann (Subsecretário de Estado para Assuntos Interamericanos) e George Bundy, assessor de segurança nacional da Casa Branca, entre outros.

O Dia que durou 21 anos é uma coprodução da TV Brasil com a Pequi Filmes, com direção de Camilo Tavares. Roteiro e entrevistas de Flávio e Camilo.

No primeiro episódio, as ações do embaixador dos Estados Unidos, Lincoln Gordon, ainda no governo Kennedy, são expostas. O discurso do presidente João Goulart, pregando reformas sociais, é interpretado como uma ameaça e provocação pelos militares. Nos quartéis temia-se uma movimentação de esquerda e a adoção do comunismo, que poderia se espalhar por outros países latinos. Entrevistas e reportagens da CBS são reproduzidas, bem como diálogos entre Gordon e Kennedy.

O documentário expõe a efervescência da sociedade brasileira naquele período. Para evitar que Goulart chegasse forte às eleições de 1965, foi criado o IBAD (Instituto Brasileiro de Ação Democrática), que teria dado cobertura às ações dos Estudos Unidos para derrubar João Goulart.

--
Cláudio Zani
cacs_ifcs@googlegroups.com.

Boletim ALAS - Março/2011

ALAS

XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. 6 a 11 de setembro de 2011, Recife (PE), Brasil. Boletim de Notícias n. 1 - Março de 2011

As inscrições para os Grupos de Trabalhos do XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia se encerram no dia 30 deste mês. Já as chamadas para mesa redonda seguem até a próxima quinta-feira, 31. Abaixo, seguem as propostas de cada GT. Para maiores informações sobre os GTs, os procedimentos de inscrições e sobre o congresso, basta acessar o site: www.alas2011recife.com

GT01 – Ciência, tecnologia e inovação

O Grupo de Trabalho objetiva apoiar e viabilizar a troca de experiências e informações sobre as formas de produção, gestão e distribuição de conhecimento científico e tecnológico em diferentes contextos da América Latina e sobre os problemas e soluções que vêm se apresentando sobre a temática nos países que integram o subcontinente.

GT02 – Cidades latino-americanas no novo milênio

GT03 – Produção, consumos culturais e meios de comunicação

É proposta uma reflexão sobre as políticas e consumos culturais no marco das transformações geradas pelo auge das novas tecnologias da comunicação e da informação que tem transformado os sistemas de comunicação. Novos e velhos atores sociais lutam para definir a direção das transformações, implementando políticas e práticas de consumo cultural na América Latina.

GT04 - Controle social, legitimidade e seguridade cidadã

Os três conceitos implicados neste GT referem-se às agências e ações destinadas a identificar e intervir frente a condutas desviantes e criminais, ao reconhecimento de tais agências e ações por parte da população e da geração em torno da igualdade, previsibilidade e ajuste minimamente aceitáveis para o desenvolvimento da convivência em ambientes cada vez mais complexos.

GT05 - Desenvolvimento rural, globalização e crises

O mundo rural latino americano tornou-se cenário de efervescência econômica, social, política, étnica e cultural que, longe de reiterar a continuidade de caminhos já traçados, aponta para a emergência de novos processos sociais. Assim, o desenvolvimento rural deve ser visto como parte integrante central dos projetos de crescimento de cada país.

GT06 - Imaginários sociais, memórias e pós-colonialidade

O Grupo de Trabalho se propõe a ser um fórum plural e intenso do debate simultaneamente necessário ao nosso tempo e fascinante, compilando contribuições e reflexões que objetivem pensar uma análise social descolonizada e atenta às modalidades de agir/conhecer/sentir alternativas à “modernidade ocidental”.

GT07 - Desenvolvimento territorial e local: desigualdades e descentralização

Analisam-se as concepções tradicionais e modernas sobre o desenvolvimento local, o ordenamento territorial e sobre a descentralização. A idéia é que se exponham novas experiências teóricas e práticas, lições aprendidas que permitam aos diferentes participantes gerar debate e discussão sobre o papel que têm os diversos atores na promoção do desenvolvimento local dos países da região latino-americana.

GT08 - Desigualdade, vulnerabilidade e exclusão social

O fenômeno da desigualdade e da vulnerabilidade é entendido a partir de um marco teórico e metodológico que tem por objeto de estudo as relações sociais de dominação, nas quais diferentes atores encontram-se em tensão e se confrontam a partir de dois pólos: dominante e dominado. Desta perspectiva, pretende-se abordar e refletir sobre estas questões a partir de diferentes enfoques teóricos, metodológicos e empíricos.

GT09 - Estrutura social, dinâmica demográfica e migrações

As mudanças nas estruturas sociais e demográficas, coincidindo com as transformações econômicas das últimas décadas, têm mudado as diretrizes tradicionais analíticas e temáticas e têm gerado novos e complexos desafios nas ordens da gestão e das políticas sociais.

GT10 - Estudos políticos e Sócio-Jurídicos

São propostas abordagens das relações entre sociedade, política e direito compreendidas em diversas questões políticas e sócio-jurídicas palpitantes na contemporaneidade latino-americana. A partir de uma matriz sociológica com o aporte das ciências políticas, jurídicas e da filosofia, destaca-se o tema da democracia como eixo central para reflexões e debates.

GT 11 – Gênero, desigualdades e cidadania

Realçando as relações de gênero numa pluralidade de pesquisas e ações, o grupo de trabalho procura evidenciar as diversas facetas das desigualdades de gênero e as tentativas de superá-las, promovendo equidade. As áreas de educação, trabalho, combate a violência, e manifestações étnicas e culturais diversas são realçadas, movimentos sociais e políticas públicas. Espera-se mostrar articulação entre temas e agentes.

GT12 - Globalização, integração regional e subregional

Propõe-se um espaço para discussões com o objetivo de entender facetas da integração da América Latina no processo de globalização, atentando para os muros que se erguem inter e entre territórios nacionais e regionais. Priorizam-se trabalhos que explorem essas facetas de maneira comparativa.

GT13 - Reforma do estado, governabilidade e democracia

O Grupo de Trabalho focalizará estudos e pesquisas sobre processos recentes de mudanças nas relações Estado e Sociedade na América Latina, decorrentes de processos internos de democratização das instituições, e re-orientações na economia global.

GT14 - Hegemonia estadunidense, políticas públicas e sociais e alternativas de desenvolvimento na América Latina

A hegemonia estadunidense e o poder associado dos países centrais com oligarquias locais transnacionalizadas são as causas da crise civilizatória que nos invade. Da nossa região, emergem novos imaginários societais; particularmente a proposta do Estado do Bem Viver, estabelecendo uma alternativa ao capitalismo.

GT15 - Meio Ambiente, sociedade e desenvolvimento sustentável

O modelo de desenvolvimento urbano-industrial, ao mesmo tempo em que elevou à escala geométrica a produtividade do trabalho, ampliou significativamente dois problemas principais: a pobreza e a destruição ambiental. É preciso repensar essa relação e implantar novos parâmetros de produção e consumo mais equitativos, assegurando o respeito aos ecossistemas e à rica diversidade cultural da região.

GT16 - Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais

A identidade epistemológica da sociologia é a preocupação deste grupo que, para pensar a construção do conhecimento a partir das transformações ocorridas nas últimas décadas, propõe nove linhas de debate, relacionadas ao conhecimento sociológico, a estratégias e ensino de metodologia e especificidades do tema na América Latina.

GT 17 - Pensamento latinoamericano e teoria social

Este grupo reunirá estudiosos(as) da teorias clássicas e contemporâneas sobre/na América Latina, buscando não só estimular o debate, como também reforçar os elos da discussão coletiva latino-americana. Entre as áreas de interesse, destacam-se os desafios da globalização do capital e da complexificação da divisão internacional do trabalho, bem como as expressões da (in)justiça e do (não)reconhecimento, das identificações, articulações e hibridizações de coletividades, movimentos e redes sociais.

GT 18 - Reestruturação produtiva, trabalho e dominacão social

O GT 18, cujo eixo central é o Trabalho, explorará as novas configurações do trabalho e a centralidade desta categoria, particularmente no contexto latino-americano. Interessam no debate “reestruturação produtiva e as problemáticas do mercado de trabalho, movimentos sócio-políticos-laborais, regulação, categorias profissionais e, ainda, processos sociais de trabalho, poder e subjetividade.

GT19 - Saúde e seguridade social: transformações sociais e impactos na população

Neste GT a sociologia da saúde é trazida para o contexto latino-americano, com o intuito de promover o intercâmbio de ideias e reflexões sobre as transformações sociais associadas às conjunturas político-econômico-culturais contemporâneas, no que tange às relações entre o Estado, instituições e políticas públicas. Com esse objetivo e tendo como eixo a proposta de integralidade das ações de saúde, o GT propõe 11 eixos temáticos que enfatizam as relações entre saúde, cultura e sociedades.

GT20 - Sociedade civil: protestos e movimentos sociais

O foco deste GT é a heterogeneidade de formas das ações coletivas contemporâneas na América Latina e seu impacto nas relações de forças histórico-políticas na região, marcada por desigualdades sociais, diferenças culturais e mecanismos de dominação e exclusão. Interessam tanto trabalhos voltados para questões teóricas e metodológicas acerca do tema quanto estudos de caso relacionados.

GT21 - Sociologia da religião

A proposta deste GT é estimular a reflexão sobre o papel das religiões nas transformações ocorridas na América Latina. Interessam as relações entre religião e percepção de si, construção de memória, cultura e identidade, bem como da religião com discursos científicos, modelos de desenvolvimento, meio ambiente e lutas políticas e sociais.

GT22 - Sociologia da infância e juventude

Este GT, composto por oito eixos temáticos, é um espaço para divulgação e debate da questão das crianças e jovens, levando em conta as diferentes formas de representar e vivenciar os ciclos de vida na diversidade sócio-cultural das sociedades latino-americanas, as relações de gênero e as mudanças que acontecem no bojo dos processos de modernização que afetam a região.

GT23 – Sociologia do esporte, ócio e tempo livre

GT24 - Violência, Democracia e seguridade. Defesa e promoção de direitos

A centralidade assumida pelos temas democracia, segurança e cidadania na agenda política contemporânea é o ponto de partida deste GT, que reúne pesquisadores voltados para as questões da violência, da segurança e dos direitos.

GT25 - Educação e desigualdade social

Reúnem-se neste GT pesquisadores interessados em debater o lugar da Universidade e da educação superior frente às necessidades sociais e às aspirações de autonomia e de liberdade dos povos da América Latina no contexto da crise econômica que eclodiu a partir de 2008. Destaque para os vínculos da Universidade e da educação superior com a economia, cultura e sociedade, políticas educacionais específicas, dentre outros.

GT26 - Sociologia das emoções e do corpo

Este GT busca o intercâmbio de pesquisas, idéias e experiências sobre o lugar das emoções e dos corpos na construção de sensibilidades e sociabilidades no processo de formação da América Latina, tanto ao longo de sua história colonial, como no contexto de dominação atual. Interessam, ainda, temas transversais em relação ao corpo, às emoções e ao sofrimento social, entre outros.

GT27 - Movimentos campesinos e indígenas na América Latina

Os atuais movimentos indígenas têm estabelecido agendas amplas, que articulam demandas populares e mesmo sinalizam para outras modelos de formação estatal. O objetivo deste GT é produzir uma ampla radiografia das estratégias de luta dos movimentos indígenas na América Latina, identificando suas metas e bandeiras, contribuindo para compreender sua diversidade e potencialidade transformadora.

GT28 - Interculturalidade: povos originários, afro e asiáticos na América Latina e Caribe

A proposta deste GT é debater e intercambiar estudos e pesquisas sobre relações interculturais, sociedades pluriétnicas e utopias latinoamericanas; as relações entre políticas públicas numa perspectiva intercultural e o Estado na América Latina e no Caribe; a institucionalização de direitos civis e políticos pluriétnicos, e a problemática das desigualdades sociais; além da análise das tensões subjacentes aos processos de formação de Estados pluriculturais, pluriétnicos e plurinacionais.

GT29 - Outra globalização: novos saberes e práticas científicas, literárias e artísticas

A proposta deste GT é relacionar de forma crítica e criativa as ciências sociais, as artes, as letras e os saberes com o mundo da vida, de forma a produzir um giro epistemológico para dissolver os paradigmas da colonialidade e problematizar que conteúdos analítico-hermenêuticos são apropriados para compreender os símbolos que expressam as formas de nascer, amar, trabalhar, festejar, pensar e morrer na América Latina.

GT30 - América central e Caribe: conflitos, crises e democratização

As problemáticas sociais econômicas, políticas e culturais da América Central e Caribe são o foco deste GT, que será um ponto de encontro para reivindicações de alternativas sérias, comprometidas e democráticas, a partir das quais se proponha a articulação de projetos de desenvolvimento econômico, social e político, com respeito à vontade dos povos.

Comissão de Comunicação do XXVIII Congresso Internacional da ALAS. Lena Carvalho – Doutoranda em Sociologia (UFPE). Gabriela Falcão – Mestranda em Ciências da Comunicação (UNL, Portugal). Raíza Cavalcanti – Mestra em Sociologia (UFPE). Maria Eduarda – Graduanda em Ciências Sociais (UFPE). Vítor Bahia – Graduando em Ciências Sociais (UFPE). Éder Leão – Professor substituto, Deptº Ciência da Informação (UFPE)

www.alas2011recife.com / www.blogdoalas.blogspot.com / alas2011recife@alas2011recife.com