1 de out. de 2010

[CURSO] na Sepex - Introdução ao estudo da obra Para a Ontologia do Ser Social de Georg Lukács.

Introdução ao estudo da obra Para a Ontologia do Ser Social de Georg Lukács.
O mini-curso possibilita o contato e aproximação aos principais temas e problemas contidos em texto clássico da filosofia do século XX. Ressalte-se que o acesso à obra e o estudo do seu conteúdo tem-se realizado apenas em círculos restritos da produção teórica de ponta do país, o que deve-se, dentre outras razões, à inexistência de uma edição brasileira da Ontologia. No mini-curso será tomada por referência a publicação italiana da editora Riuniti. G. Lukács é reconhecido por estudiosos e comentadores, partidários ou não de suas idéias, como um dos principais pensadores do século XX. Morto em 1971 aos 86 anos de idade, viveu e participou dos grandes acontecimentos do século, sempre empenhado em compreender e influenciar seu sentido e rumos históricos. Estudou a fundo e conheceu como poucos a filosofia da antigüidade clássica à modernidade, produzindo e legando uma obra vasta e densa. Para a Ontologia do Ser Social é a derradeira obra do autor, escrita na maturidade, constituindo fonte fecunda para o estudo e análise de temas e problemas importantes da filosofia. Organizada em duas partes, na primeira Lukács faz a crítica ao modo pelo qual a ciência e a filosofia no século XX deturparam ou destituíram os problemas e categorias da ontologia, empenhando-se em seguida em resgatar impulsos e propensões às formulações ontológicas em filósofos como N. Hartmann e G. F. Hegel, empenho que culmina com a análise da obra de K. Marx. No capítulo dedicado a Marx, Lukács defende a tese inédita e polêmica de que “o elemento resolutivo” na obra do pensador alemão consistiu no esboço dos “lineamentos de uma ontologia histórico-materialista”. Na segunda parte da obra, Lukács busca lançar as bases do “edifício conceitual” de uma “ontologia do ser social” a partir de Marx, esboçando e desenvolvendo os complexos categoriais do trabalho, da reprodução, da ideologia e dos estranhamentos.


 Propiciar uma introdução geral aos estudos da obra Para a Ontologia do Ser Social, do filósofo húngaro G. Lukács.

 Estudantes de diversos cursos da grande área das ciências humanas e da área das ciências sociais aplicadas.
 Parte I: O estado atual do problema. 1. Neopositivismo e existencialismo: problemas da manipulação e da destituição ontológica. 2. Impulsos e propensão de N. Hartmann às formulações ontológicas. 3. Acerca da falsa e da verdadeira ontologia de Hegel. 4. Princípios ontológicos fundamentais de Marx. Parte II: Os complexos problemáticos mais importantes 1. O Trabalho 2. A reprodução 3. O ideal e a ideologia 4. Os estranhamentos

Inscrições por aqui: http://inscricoes1.sepex.ufsc.br

[Revista] Novo número da revista EM DEBATE [LASTRO/UFSC]

Amigas (os),

É com muita satisfação que comunico-lhes que a  EM DEBATE, revista do LASTRO, está de volta. O novo número pode ser acessado em:

http://periodicos.incubadora.ufsc.br/index.php/emdebate

Por favor divulguem em suas listas e redes de contatos.
Dentro em breve enviaremos a chamada de trabalhos para o próximo número com as instruções aos autores que pretendem submeter trabalhos.
Lembramos que, a partir de agora, o fluxo de submissão de trabalhos  é ininterrupto e a publicação dos numeros se dá nos meses de ABRIL e SETEMBRO.
Agradecemos a colaboração de todas(os) que tornaram possível esta trabalhosa retomada e estamos permanentemente abertos às sugestões de aperfeiçoamento de mais este veículo de comunicação científica.
Boa leitura a todas(os).

José Carlos Mendonça
Editor-Assistente