24 de mar. de 2010

[Eleições CALCS] Chapa 1 - "Não iremos embora"

Boa noite...
Gostaria de me desculpar pela demora em enviar para lista do CALCS os dados da chapa inscrita.
Somente uma chapa se inscreveu, apesar disto os debates de segunda feira serão mantidos.

Chapa 1 - "Não iremos embora"
 
Inscritos:
1- Ernesto de Oliveira Otth
2- Caroline Bellaguarda de Azevedo
3- Bruna Avilla da Silva
4- Gabriela Acerbi Pereira
5- Carlos Francisco W. Moreira
6- João Matheus Acosta Dallmann
7- Joana das Neves Calado
8- Fabricio Gustavo Gesser Cardoso
9- Vagner Boni
10- Fernando V. Calheiros
11- Cristiano O. Simões
12- Lucas Voigt
13- Reinaldo Eusébio Paixão
14- Gustavo Costa
 
Precisamos de voluntários, não inscritos na chapa, para atuarem como mesários. Dia 30 Manhã, Tarde e Noite. Quem se habilita?
 
Comissão Eleitoral
Laura Gómez
Rodrigo de Souza

[Textos] Grades resolvem o problema da violencia na UFPA

Grades resolvem o problema da violencia na UFPA

Na última segunda-feira 22 de março, realizou-se o Conselho de Entidades de Base , pra quem nao sabe é um Conselho de Centros Academicos, segunda instancia maior de deliberação do movimento estudantil da UFPA, atrás apenas do Congresso Estudantil.
Aprovou-se uma campanha pela base de imediata abertura do Restaurante Universitario, mas o que mais chamou atenção foi o debate da regulamentação das atividades culturais no espaço conhecido como Vadiao.
A violencia é um imperativo na cidade universitaria. Todas as noites os estudantes sao obrigados a sair em grupo, com medo de serem assaltados. Esta tragedia anunciada quase virou fato no ano passado, quando a professora Lilian Brito, da ADUFPA, sofreu uma tentativa de estupro nos altos do Vadiao.
A solução pra este problema todos sabemos: contratação de mais seguranças, iluminação, circular rodando. Mas na contramão disso, e de forma comica, pra nao dizer trágica, a Reitoria da UFPA, à frente o Prof. Maneschy, apresentou proposta para resolver a segurança que falta nesses espaços: colocar grades no Vadiao durante as festas.
O que mais nos falta é o efetivo de segurança. O prof Maneschy saiu vitorioso na eleição com o slogan "é pra fazer melhor", mas até agora nao se viu aumentar segurança, o Circular é pouco, o campus está em muitos lugares um breu e a reitoria propoe que se coloque grade nas festas. E o caminho entre o Vadiao e os terminais de onibus? terao grades também? E nos dias que nao tem festa? O que se fazer?
Também me surpreendeu que seis Centros Academicos tenham votado na proposta da reitoria. Quando a farinha é pouca parece que o primeiro pirao é o meu.


Pedrinho Mara
Ciencias Sociais UFPA
Texto disponivel no blog www.jacareparadovirabolsa.blogspot.com

[UFSC] Frente de Luta por uma Expansão de Qualidade

Galera,
 
Amanha haverá reunião da Frente de Luta por uma Expansão de Qualidade.
Será às 12:30 em frente ao Básico. É importante a participação de todos para unificarmos nossas forças e planejarmos nossas ações na luta por uma expansão de qualidade, bandeira histórica do movimento universitário, mas que está sendo apropriada pela reitoria e pelo governo na forma de precarização impulsionada pelo Reuni.
 
Unamos força na luta por outro projeto de universidade!
 
 
Abraços de luta!

[Evento] Reunião Inter-Universitária do Plano Diretor Participativo de Florianópolis

Convite para Reunião Inter-Universitária do Plano Diretor Participativo de Florianópolis


Um esforço de assessoria acadêmica e técnica às comunidades e distritos


A todos os universitários e universitárias da UFSC, UDESC e demais universidades da grande Florianópolis, 

  
Dia 17/03, quarta-feira passada, no TAC,  às 18:30 horas, foi marcada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis uma Audiência Pública, de caráter consultivo e não deliberativo, que, por pressão das associações comunitárias, representantes dos distritos de Florianópolis, movimentos sociais, entidades profissionais e acadêmicas, foi suspensa, sendo ocupado o local por uma ampla assembléia popular, na qual, depois de muitas falas de protesto e análise do processo não participativo do plano diretor, elaborou-se um abaixo-assinado a ser encaminhado à Prefeitura, Câmara dos Vereadores,  Ministérios Públicos e à população em geral, com amplo apoio das entidades sócio-comunitárias presentes, entidades profissionais e representantes de movimentos sociais e acadêmicos. Neste documento, exige-se a imediata sustação e não entrega do anteprojeto de lei do PD e abertura de um amplo processo participativo do PD.

Aproveitando aquele momento em que havia significativa participação de universitários, chamou-se todos os universitários presentes  a uma ampla participação da comunidade universitária, para que, em um processo de  discussão acadêmica e técnica do Plano Diretor Participativo, possamos dar a nossa contribuição à população de Florianópolis, movimentos sociais e setores profissionais, particularmente o IAB-SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil), OAB-SC, conselhos profissionais ligados aos assistentes sociais, geógrafos, sociólogos, assistentes sociais e outros, que hoje lutam contra a farsa do plano diretor da prefeitura.

Neste sentido, ficou definida uma reunião com as comunidades universitárias da UFSC, UDESC e demais universidades da grande Florianópolis, a realizar-se amanhã, quinta-feira, às 19:00 horas, no Auditório da Arquitetura, com a seguinte pauta:

·      Formas de assessoramento técnico e acadêmico para elaboração do plano diretor junto às comunidades de Florianópolis;

·      Discussão e apreciação de criação de um Comitê Inter-Universitário de assessoramento do PDP.


Chamamos, portanto, a todos os universitários para esta mobilização de efetivo apoio, estudo e proposição para a cidade, cumprindo nossa função pública.


Pela imediata sustação e não entrega à Câmara Municipal do anteprojeto de lei da Prefeitura de Florianópolis com a abertura de um amplo processo participativo de elaboração do Plano Diretor de Florianópolis!


Pelo respeito ao que estabelecem a Lei 10.257 – Estatuto da Cidade e Resolução 25 do ConCidades, no sentido de que se garanta a participação da população em todas as etapas do plano diretor! 

 
Atenciosamente,


Prof. Lino Fernando Bragança Peres
Coordenação do NPDP-UFSC e representante da UFSC no NGMPDP Auto-Convocado

[Evento] Cine Paredão nesta sexta: "Latcho Drom"

Convidamos a todos a participar do projeto Cine Paredão que reinicia suas atividades nesta semana. Para quem não conhece o projeto, criado por alguns estudades do curso de ciências sociais, existe desde de 2008 e exibe filmes à céu aberto atrás do prédio do CFH, nas Colinas do Bosque. As sessões este ano ocorrerão quinzenalmente, às sextas-feiras sempre às 20h.
nesta sexta,dia 26/03, o filme a ser exibido é Latcho Drom. No dia 9/04 o filme a ser exibido é Zavet.


26/03

Latcho Drom

Direção:Tony Gatlif, 1993, França

Sinopse
Uma viagem no rasto da cultura cigana pela Índia, Egito, Romênia, Hungria, França e Espanha, mostrando a condição de vida de um povo nômade. Latcho Drom, significa "estrada segura" no dialeto cigano. 

por  Milena Abreu Chiaranda

[Evento] Colômbia: a história, as guerrilhas e as bases dos Estados Unidos na Amazônia

Conferência de Hernando Calvo Ospina, jornalista do Le Monde Diplomatique:
Colômbia: a história, as guerrilhas e as bases dos Estados Unidos na Amazônia, com lançamento do livro “O terrorismo de Estado na Colômbia”.
Dia 25 de março (quinta-feira) 9 horas, no Auditório do CFH
O livro, publicado pela Editora Insular, será vendido, no dia do lançamento, com um desconto de 50%. (26 RS)
Promotores do evento: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Programa de Pós-Graduação em História (PPGHST), Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e Núcleo de Estudos de História da América Latina (NEHAL).